TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma proposta de desenvolvimento de software para ensino a deficientes motores

Por:   •  12/1/2017  •  Monografia  •  4.971 Palavras (20 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

NÚCLEO INIVERSITÁRIO BARREIRO

Graduação em Sistemas de Informação

Uma proposta de desenvolvimento de software para ensino a deficientes motores

Ícaro Gabriel Marques Afonso

Belo Horizonte

2010

Ícaro Gabriel Marques Afonso

Uma proposta de desenvolvimento de software para ensino a deficientes motores

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: Marcelo Werneck

Belo Horizonte

2010


Ícaro Gabriel Marques Afonso

Uma proposta de desenvolvimento de software para ensino a deficientes motores

Trabalho apresentado ao Curso de       Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de    Informação.

PROF. MARCELO WERNECK

Orientador -  PucMinas

PROF. EXAMINADOR

Banca (Avaliador 1) – PUC Minas

PROF. EXAMINADOR

Banca (Avaliador 2) – PUC Minas

Belo Horizonte

2010

Aos meus maiores incentivadores

meus pais, João e Eliana e meus irmãos: Glauber e Rayane.

AGRADECIMENTOS

Chegando a conclusão deste trabalho, pude parar e refletir, e descobrir que felizmente tenho muito, o que agradecer.

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, que com sua sabedoria me guiou e foi meu porto seguro em todos os momentos, aquele que me carregou nas horas mais difíceis e complicadas, e soube me amparar para que seguisse meu caminho com sabedoria.

Agradeço também aos meus pais João e Eliana, e aos meus irmãos Glauber e Rayane, que ao longo destes anos souberam compreender, e me ajudar nesta batalha que está sendo a graduação, estando ao meu lado sempre que precisei, e sendo peças importantes para mim: fontes de inspiração, apoio, companheirismo e acima de tudo, exemplo.

Agradeço aos meus amigos que me apoiaram para a conclusão deste trabalho, que tiveram paciência em me ouvir, em me ajudar, e em ceder seu tempo e disponibilidade para que este estivesse pronto.

Agradeço ao meu orientador Marcelo Werneck, que com apoio e incentivo, acreditou em todo momento neste trabalho, com seus conselhos disciplinares.

Enfim, agradeço a todos aqueles que me incentivaram, e me deram forças para continuar esta batalha, e também aqueles que duvidaram que eu fosse vencê-la: esta vitória pertence um pouco a cada um de vocês.

Epígrafe

“Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”

Maria Teresa Mantoan

RESUMO

Sabe-se que por decorrência de vários fatores os seres humanos podem possuir sua capacidade motora comprometida, o que acarreta em problemas em diversas atividades de suas vidas, desde a prática de esportes, até seu aprendizado acadêmico. Sabe-se também que existem ferramentas que possibilitam que estas pessoas sejam reintegradas a estas atividades, ou até mesmo possam iniciá-las, através destas. A interface homem-máquina é feita hoje basicamente através de periféricos que não privilegiam estes deficientes, uma vez que se utiliza necessariamente dos movimentos dos braços e mãos para enviar comandos a máquina (mouse e teclado). Este trabalho propõe a construção de um software, através da implementação de seu protótipo na forma de um jogo, que incentive e estimule crianças e adolescentes portadores de tais deficiências (partindo da premissa de que esta não afete sua cognição) a serem incluídos digitalmente, ao mesmo tempo em que estimulam suas mentes através de um software educativo.

Palavras-chave: Deficiência motora; Inclusão digital; interface homem-máquina; software educativo;

ABSTRACT

It is known that due to several factors in humans may have impaired his motor skills, which leads to problems in various areas of their lives, from sports, to their academic learning. We also know that there are tools that allow these people to be reintegrated with these activities, or even to start them. The man-machine interface is basically made today by peripherals that do not favor those with disabilities, since they necessarily use the movements of the arms and hands to send commands to the machine (mouse and keyboard). This paper proposes the construction of software through the implementation of its prototype in the form of a game that will encourage and stimulate children and adolescents suffering from such deficiencies (assuming that this does not affect their cognition) to be digitally included, the while stimulating their minds through educational software.


Keywords: Deficient motor; Digital inclusion; man-machine interface; educational software;

Sumário

1.1.Definição do Problema        12

1.2.Objetivo        12

1.2.1. Objetivos específicos        13

1.3.Motivação        13

1.4.Contribuições        13

1.5.Organização da Monografia        14

2.1. As deficiências motoras        15

2.1.1. Lesões Traumáticas: tetraplegia        17

2.1.2. Doenças congênitas        18

2.2. A fala humana        18

2.2.1.  A fala como interface homem-máquina        19

2.3. Desenvolvimento de software        24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (562.3 Kb)   docx (474 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com