TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança da Informação

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TECNOLOGIA IBTA

        

ALAN CONDE

MARCOS VINICIUS

RAFAEL PENHALVER

A Segurança da Informação na era do Cloud Computing

SÃO PAULO

2015

ALAN CONDE

MARCOS VINICIUS

RAFAEL PENHALVER

A Segurança da Informação na era do Cloud Computing

Trabalho de Estudo Dirigido apresentado para Aula de Segurança da Informação.

Prof. Orientador: Guilherme L. Matsushita.

SÃO PAULO

2015



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM?        

3 A SEGURANÇA DA NUVEM        6

3.1 CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE E DISPONIBILIDADE?        6

3.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS?        7

4 MUDANÇA PARA A NUVEM        8

4.1 SERVIDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM        9

CONCLUSÕES        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        12


1 INTRODUÇÃO

Na informática temos alguns ramos tecnológicos que vem se desenvolvendo em uma velocidade incrível. De uma década para cá teve um avanço com uma magnitude inimagináveis. Por exemplo, ver um notebook hoje, não conseguimos imaginar que os primeiros computadores tomavam espaço de uma sala inteira, as configurações deles se tornam ultrapassadas em muito pouco tempo.

Não só os hardwares, mas também os softwares vem se inovando continuamente. Um conceito novo falando de rede mundial de computadores, a internet vem de maneira promissora, com aparência antes apenas imaginados em filmes de ficção científica. Conceito conhecido como “Nuvem computacional” ou “Computação em Nuvem”. Modelo de sistema de informação que promete coligar toda a rede de computadores e aparelhos domésticos em um todo, tendo em vista a expansão para o aperfeiçoamento em áreas por exemplo, a saúde. Pois pode ser assustadora a ideia se ter tudo interligado em uma rede com acesso mundial, esse sistema terá grandes vantagens e será uma revolução na tecnologia mundial.


2 O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM?

Computação em nuvem é uma tendência que veio para ficar, ao menos essa é realidade que está se mostrando atualmente, cada vez mais temos serviços exclusivamente web, baseados em nuvem e o número de usuários aumenta exponencialmente a cada dia. A partir do momento que todos estão habituados com essa forma de interação com a internet, tem-se um quadro, onde tudo será baseado na internet.

Empresas que dedicam uma parcela do seu marketing ao Brasil são poucas, porem o mercado é relativamente vasto se levarmos em consideração os outros países. Pode-se citar como exemplos de empresa que disponibilizam esse tipo de inovação: HostLocation, TeclaCloud, RedeHost, entre outros, todos eles tem opções de sistemas operacionais, frequências de processamento, acesso ao disco e clock do processador, com variedades de preço, o diferencial de cada uma são as vantagens oferecidas e a tão debatida questão de segurança.

Ao final, é impossível afirmar com certeza quais os rumos que a computação em nuvem vai realmente tomar, isso vai depender muito da adesão dos usuários, e dos problemas que podem surgir. A realidade é que atualmente, todos dependem da nuvem, independente do tipo de aplicação usada, basta estar navegando na internet para estar em meio a “Nuvem”.


3 A SEGURANÇA DA NUVEM...

A segurança de informação independente do meio de armazenamento das informações (servidor físico ou nuvem), conforme os padrões internacionais, está baseada na triade de três atributos chave da segurança da informação que são:

        Confidencialidade - Garantia de acesso apenas as pessoas autorizadas.

        

Integridade - Garantia que os arquivos mesmos quando manipulados mantinham suas características originais.

        Disponibilidade - Informação sempre disponível para acesso autorizado.

Existem muitas vantagens e desvantagens de utilizar um serviço de nuvens e todos esses pontos devem ser verificados para identificar se uma organização está pronta para utilizar tal serviço.

Vantagens:

        Atende tantos usuários comuns, quanto grandes corporações;

        Diminuição do Lixo ecológico, ou seja, as corporações não precisam ter sua própria infraestrutura para serviço web, evitando também sua troca com o passar do tempo;

        A disponibilidade de serviço, necessitando apenas conexão com a internet para utilizar os serviços necessários;

        Diminuição de responsabilidade sobre os dados (questão de backup).

        Aumento/escabilidade de recursos imediato (armazenamento, processamento).

Desvantagens:

        Falta de conhecimento de onde estão os dados (fisicamente) e sobre a segurança dos mesmos;

        Se não tiver conexão com internet a disponibilidade fica comprometida;

Mudança para nuvem

Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas através da internet, ou seja, não é necessário gravar os dados no disco rígido do computador, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede de terceiros que realizam o serviço da nuvem. Por ser uma tecnologia relativamente nova, o cloud computing ainda enfrenta muita resistência por parte das empresas, pois ainda há muita dúvida em relação à segurança dos dados que serão armazenados na nuvem. Porém, os questionamentos de como lidar com a segurança das informações armazenadas na nuvem, nos leva à busca de soluções que visam padronizar a adoção dos serviços da nuvem. A solução mais adequada está vinculada à definição de padrões de governança de TI, que permitam as organizações identificar e catalogar as informações que serão armazenadas na nuvem. A adequação das políticas de segurança da informação auxiliará a definição de diretrizes para que o consumo dos serviços da nuvem possua um nível de segurança aceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com