TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentiment Analysis Crystal Tech

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.828 Palavras (24 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 24


pim 8

  • Enviado por josyel-antonio

 

  • 23/04/2015

 

  • 6124 Palavras

 

  • Mais informações 

PÁGINA 

1

 DE 25

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado multidisciplinar
Curso superior de Tecnologia












Sentiment Analysis 
Crystal Tech










UNIP-ACRELANDIA 2014

UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA



Sentiment Analysis 
Crystal Tech








Josiel Antonio Dantas Marins
Clenilton Magno de Souza
FRANCIMAR OLIVEIRA DA SILVA
R.A: 1307988
R.A: 1310141
R.A: 1329010
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Semestre: 4° Semestre




UNIP-ACRELANDIA 2014

Resumo

As empresas do ramo de mídias sociais devem fica sempre atenta com essas imensas tecnologias novas que estão atuando no mundo. Inclusive esta que quer ganha mercado usando as mídias sócias como foco principal, através destas disciplinas (qualidade de software, gerenciamento de projetos de TI e empreendedorismo). Demonstramos como será este cenário que a empresa Crystal Tech vai encontrar no decorrer de suas divulgações.






















Palavras chaves: desenvolvimento, implantação, planejamento, qualidade de software, gerenciamento de projetos de TI e empreendedorismo.



Abstract

These companies need social media is always attentive to these immense new technologies that are acting in theworld. Including whatever wins this market using the media partners as the primary focus, through these disciplines (software quality assurance, project management, IT and entrepreneurship). We demonstrate how this scenario will be that the company will find Crystal Tech during their disclosures.






















Key words: development, implementation, planning, software quality assurance, project management, IT and entrepreneurship.

Sumario



1- INTRODUÇÃO Error: Reference source not found
2- INTERNET: FATOR PRINCIPAL 6
3- MIDIAS SOCIAIS 7
4- VENDAS COM A MIDIA SOCIAL 9
5- IMPORTANCIA DAS MIDIAS SOCIAIS 11
6- A IMPORTANCIA DA SATISFAÇAO DOS CLIENTES PARA A MIDIA SOCIAL (EMPRESAS) 12
7-GUIA PMBOK 14
7.1- TEMPORARIO 15
7.2- PRODUTOS, SERVISOS OU RESULTADOS EXCLUSIVOS .15
7.3- ELABORAÇAO PROGRESSIVA 16
7.4- PROJETOS E PLANEJAMENTO ESTRATEGICO 16
7.5- GERENCIAMENTOS DE PROJETOS 17
7.6- CONHECIMENTOS, NORMAS E REGULAMENTOS DA AREA DE APLICAÇAO 18
7.7- INFLUENCIAS ORGANIZACIONAIS 19
7.8- SISTEMAS ORGANIZACIONAIS 20
7.9-GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO 21
8- CONCLUSAO 24
9- BIBLIOGRAFIA 25












1-Introdução

Sabemos que o mundo se transforma a cada dia, e isso faz com que os desafios se modifiquem também. Ter uma empresa, um negócio próprio pode ser seu “mina de ouro” ou a sua “grande queda”, As empresas, hoje, não tem mais opção de não estarem no mundo online, seja em site, blog ou nas redes sociais, a questão é fazer isto bem feito. As novas mídias digitais facilitaram a busca e a pesquisa sobre determinados locais ou determinados serviços, tornando este trabalho cada vez maisfácil. E isso só ser tornou possível graças ao avanço tecnológico e principalmente da internet. Que sem ela hoje, somo refém de uma tecnologia detalhada e bem projetada.

2-Internet: fator principal

A Internet deu se origem da Arpanet, a primeira rede nacional de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA para garantir a segurança em caso de acidente nas comunicações. Esta rede privada era destinada a interligar os computadores dos centros de pesquisa, universidades e instituições militares americanas, permitindo o compartilhamento de recursos entre os pesquisadores que trabalhavam com projetos estratégico-militares. Mas somente em 1983, com a separação entre as aplicações para as áreas civil e militar, surgiu definitivamente o nome Internet. Essa rede, por sua vez, é conectada a outras redes comerciais e públicas que configuram a rede Internet, hoje o principal alicerce das comunicações entre os computadores mundiais.
E com o crescimento da Internet e sua expansão devido a utilização do TCP/IP, outras redes perderam suas forças. O Brasil tinha ate então 50.000 pioneiros plugados à Internet. O interesse pela Internet no país ultrapassou os limites acadêmicos e chegou a todos os usuários de micros. A demanda era tanta que a Embratel decidiu oferecer, a partir de dezembro de 94, acesso comercial à maior rede de informações do mundo. E em 1995, a Internet era também um gigantesco shopping Center. Funcionava para mostrar produtos e fechar negócios através do         computador, uma novidade que vem atraindo 2.000 empresas por mês para a rede. A Internet é uma experiência humana rara, éa concretização da profecia da aldeia global. Em cada época, surge um grupo de inovações que toma conta da indústria e marca o ritmo de toda a sociedade.
A Internet é considerada por muitos como um dos mais importantes e revolucionários desenvolvimentos da história da humanidade. Pela primeira vez no mundo um cidadão comum ou uma pequena empresa pode (facilmente e a um custo muito baixo) não só ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do globo como também se torna a coisa revolucionária, criar, gerenciar e distribuir informações em larga escala, no âmbito mundial, algo que somente uma grande organização poderia fazer usando os meios de comunicação convencionais. Isso com certeza afetavam substancialmente toda a estrutura de disseminação de informações existente no mundo, a qual é controlada primariamente por grandes empresas. Com a Internet uma pessoa qualquer pode de sua própria casa, oferecer um serviço de informação baseado na Internet, a partir de um microcomputador, sem precisar da estrutura que no passado só uma empresa de grande porte poderia manter. Essa perspectiva abre um enorme mercado para profissionais e empresas interessadas em oferecer serviços de informação específicos. Como no caso das mídias sociais, que estão se expandindo através da internet.

3-Mídias sociais

No mundo atual, em que as pessoas estão sempre conectadas, seja pelo celular, em casa ou no trabalho, as redes sociais assumiram um importante papel em nossas vidas. Tudo pode ser feito pela rede, seja combinar um happy hour com os colegas, dar os parabéns para amigos que fazem aniversáriose até mesmo fechar negócios.
De acordo com estudos realizados os brasileiros são os que mais passam tempo lendo e publicando coisas no Facebook. Se somados todas aquelas rápidas checadas na rede que cada pessoa faz durante o dia, o resultado é que o os brasileiros passam metade do dia no Facebook. Este tempo dobrou em um ano, cons. Sendo assim, não pode deixar de utilizar as redes sociais para promover os produtos e aumentar suas vendas. 
Com tanta informação disponível online é preciso diferenciar seu conteúdo para chamar a atenção de internautas. Por isso, produza conteúdo que seja relevante para o consumidor e associe o produto de venda a ele. Se vocês são produtores, devem investi em marketing de conteúdo para destacar os diferenciais de seu material.
O importante aqui é oferecer informações exclusivas. Não deixa de caprichar no visual que acompanhará seu texto. Utiliza imagens de impacto que remetam ao assunto tratado. Publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas. Com um conteúdo rico em informações relevantes e visual de primeira linha, agora é o momento para pensar em uma estratégia de divulgação. É importante que tenha um perfil nas principais redes sociais para divulgar os links de venda do infoproduto que trabalha. Enquanto produtor de conteúdo, ter uma Fan Page para divulgar o material, é fundamental.
Além disso, deve-se investir em uma ferramenta de gestão das mídias sociais. Estes instrumentos permitem acompanhar em tempo real todos os canais em que vocês atuam. Além da vantagem de ter em um só lugar todas as redes sociais, é possível também agendar aspublicações em cada um dos sites. O Hootsuite é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer a gestão das mídias sociais, mas o importante aqui é acompanhar e analisar os impactos de sua estratégia de divulgação de forma facilitada e integrada.
Os grupos e comunidades nas redes sociais reúnem pessoas com interesses em comum. Desta forma, estes canais são excelentes para divulgar os produtos digitais para uma audiência segmentada. Sempre procurando os grupos e comunidades que têm como tema o assunto abordado no produto digital, onde possam comercializa aumentando, assim, as possibilidades de venda.
O social commerce é um conceito que surge com o uso das redes sociais para o comércio eletrônico. Basicamente trata-se da integração do e-commerce com as mídias sociais. Isto pode ocorrer de diversas formas. Uma delas, por exemplo, é ter uma loja dentro do Facebook (f-commerce) ou do Twitter (t-commerce). Desta forma é possível vender diretamente a partir desses sites. Mas além desta opção você deve também incorporar o social commerce em sua página de vendas. Isto significa incluir alguns plug-ins em site como, por exemplo, botões de link, de recomendação e de avaliações.

4-Vendas com a mídia social

Com a popularização da internet nos tempos de hoje, parece que a última fronteira para qualquer empresa seria a criação de uma loja on-line e o início de uma estratégia de e-commerce. Só que outro fenômeno surgiu e conquistou a atenção dos usuários: as mídias sociais. Ficou provado que, mais que um instrumento, a internet é uma comunidade. E que, para conquistá-la, é preciso usar as ferramentascertas. “O conceito de mídias sociais precede a própria internet”, diz Ludovino Lopes, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e. net). “Mas a web amplificou o seu significado, trazendo a possibilidade de interação e colaboração”.
Não basta apenas vender, é preciso vender socialmente, praticando o que ficou conhecido como social commerce. “Esse comércio é feito de usuário para usuário”, diz Thiago Nascimento, fundador do Bloompa, plataforma social de compras. “A venda é resultado dessa interação: a empresa entra apenas como estímulo.” Mídias como o Facebook e o Twitter funcionam não só para aumentar as vendas, mas também para cativar e fidelizar clientes. Segundo Lopes, o bom das redes levou muitos negócios a usarem esses canais de forma pragmática e fria, visando somente o incremento da receita. “É preciso ultrapassar essa primeira fase, agregar valor, passar um conteúdo de relevância. Essa é a mágica da mídia social. O discurso só de venda provoca uma resposta morna”. 
Seja qual for o uso das redes, a verdade é que a relação mais humanizada com os usuários pode, sim, converter-se em retorno financeiro. Na opinião de Danilo Alvarenga, diretor técnico da empresa americana de soluções em e-commerce 3dcart, o uso sistemático do Twitter e do Facebook pode levar a um crescimento de até 34% no tráfego do site de vendas da empresa. 
Mas não se engane com os números animadores, antes de colocar seu empreendimento nas mídias sociais, é preciso ter um planejamento e à organização do conteúdo. Pois Quando se publica qualquer coisa nas redes sociais, a primeira impressão é aque fica. Então tenha certeza de que a casa está arrumada antes de abrir as portas. Ou seja, realizando pesquisas para vermos quais mídias funcionam melhor para os negócios em questão, boas ações de social commerce que podem ser postas em prática para aumentar as vendas. Outra prática para aumentar as vendas é investir no visual.
Youtube - ter um perfil na rede de compartilhamento de vídeos pode ser útil se a empresa tiver capital para investir nesse tipo de produção. “ os vídeos tem grande impacto sobre os usuários e podem se tornar virais facilmente” , afirma Ludovino Lopes, vice-presidente da câmara-e.net. faz parte da estratégia deixar na descrição do vídeo um link que direcione o usuário ao produto anunciado, para estimular a finalização da compra. Os posts no Youtube também servem como apresentação para o consumidor conhecer o dia a dia da empresa, humanizando mais a relação entre os dois.
Flicker – essa rede de compartilhamento de fotos pode ser útil para provocar o interesse dos consumidores: o método mais utilizado e postar imagens de novos produtos. Propaganda pelo Twitter, a estratégia de tese pode alimentar a vontade de comprar ate que o lançamento seja feito. Como o Youtube, também pode ser utilizado para mostrar a rotina da empresa, aproximando o consumidor.

5-Importância das mídias

Esta proximidade com o consumidor está trazendo muitos benefícios para ambos os lados. Uma pesquisa realizada na comScore.com mostrou que 41%dos brasileiros pesquisam nas redes sociais antes de comprar, e que, 2 de cada 3 pessoas retornam um feedback para a marca através das redes sociais, eeste é um número que só tende a crescer, principalmente com o maior acesso das pessoas à tecnologia. A palavra chave é Branding (garantindo o sucesso das marcas) onde precisa saber trabalhar com as marcas da maneira correta. Para a empresa diferenciar-se no mercado, ela deve ter estratégias que fortaleçam essas marcas.
Mas se tratando da visibilidade, hoje, a maioria das empresas está nas mídias sociais, e grande parte delas, acredita que o fortalecimento da marca e do relacionamento com seus clientes é o maior benefício trazido pelas mídias sociais. Mas antes de tudo deve conhecer o seu cliente, saber quem ele é e conhecer suas características, assim a empresa em questão vai poder trabalhar cada público de uma determinada forma.  Por exemplo, se os seus consumidores são executivos, pessoas mais experientes, uma boa estratégia é trabalhar com o Linkedin, e com um site interessante, que traga um conteúdo útil e relevante.
Por outro lado, se o público é jovem, devem procura estar na maioria das redes sociais, pois, assim, seus clientes vão estar lá e futuramente sendo seus clientes. Existem algumas estratégias que podem ser  trabalhadas na tentativa de se conseguir essa visibilidade, uma dela é o humor, onde você conversa com o público de uma maneira mais descontraída e consegue um bom engajamento. O engajamento é uma das partes mais delicadas para quem trabalha com a internet. Interagir com o seu público pode trazer confiança e credibilidade, além de aproximar e fidelizar os usuários.
O engajamento deve acontecer de forma espontânea, administrar bem suas mídias sociais, dar atenção, estarsempre atento aos comentários e responder às perguntas, está entre as funções principais. A internet possibilita que haja troca de informações entre quem produz e quem consome o conteúdo, então devemos usa isso para o favorecimento da empresa.
Ao contrário do que muitos pensam engajamento não é apenas o número de fãs no Facebook ou o total de curtidas em um link, é um fator que vai além de apenas quantidade. Quando as pessoas estão engajadas em sua marca, elas falam, citam, fazem comentários, indicam para outras pessoas, mostram algum sentimento com a marca. Expressando suas gratificações, elogios e ate mesmo criticas a respeito da marca.
É fato que as pessoas utilizam a internet para duas coisas: se informar e comprar. Sabendo disto devemos aproveitar esta vantagem para oferecer seus produtos e conseguir clientes fiéis. Como foi dito a Internet chegou para mudar a forma de como as empresas se comportam com seus clientes, hoje eles estão mais exigentes e participam de forma mais próxima com as marcas.
Acho que já escutaram milhares de vezes as pessoas dizendo que o conteúdo é a mágica da internet, mas sim, essa é a mais pura verdade. A partir do momento em que a empresa começa a oferecer um excelente conteúdo que traga utilidade às pessoas, os site/blog ou página começa a ganhar tráfego, e o Google começa a te ranquear e sua visibilidade da empresa só cresce.
E aqui em que se encontra a oportunidade que a empresa não pode perder. Depois que oferecerem os conteúdos gratuitos como um e-book, ou um vídeo, ou até mesmo um artigo, arma uma estratégia de otimismo e ai começa o trabalho maisarticulado de envio de e-mails com conteúdo. A partir deste momento, seus visitantes estarão se tornando clientes.

6-A importância da satisfação dos clientes para a mídia social (Empresa)

A satisfação dos clientes de qualquer setor deve ser assegurada por uma série de fatores. É comum pensarmos em satisfação do cliente com objetivo principal em aquisição de novos clientes e aumento nas vendas. Por outro lado,  já pensou que impacto negativo que um grupo de clientes insatisfeitos podem nos ocasionar.
Antigamente, caso um cliente tenha ficado insatisfeito com o atendimento que recebeu em um restaurante, ou com os defeitos do celular que comprou, o máximo que poderia fazer era deixar de ser cliente daquela marca ou estabelecimento e fazer uma propaganda negativa para seus amigos e familiares. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco.
Na era digital a importância da satisfação do cliente é potencializada, com a popularização das inúmeras redes sociais, a difusão das informações passou a ser muito mais fácil, e com um impacto bem mais expressivo. A opinião do cliente quanto à qualidade do produto ou serviço logo irá parar nas redes sociais e se multiplicará em boas ou más indicações da sua marca.
Há pouco tempo, as estratégias para a mensuração da satisfação do cliente das empresas eram muito mais simples e com poucas variações, geralmente resumia-se a um setor de reclamações em que os atendentes registravam as queixas de seus clientes. Porém na maioria das vezes essa medida não era muito eficaz, pelo fato de ser pouco gerenciável, e pela demora na tomada de ações corretivas.
Hoje, com a popularizaçãodas redes sociais, as empresas devem reorganizar suas estratégias quanto à satisfação do consumidor, visto que milhares de internautas podem ouvir o que pensam seus clientes sobre a sua marca. Alias quando um cliente resolve publicar sua opinião sobre uma empresa, haverá sempre duas opções: ou a empresa ganhara mais uma prova social da qualidade oferecida, ou perdera massivamente potenciais clientes que tiveram acesso à mensagem. É sempre possível tomar algumas medidas quanto à reorganização estratégica como os consumidores devem estar em lugar de destaque dentro das prioridades da empresa, as respostas às reclamações e sugestões do cliente tem que ser imediatas.
O velho modo de responder aos clientes dias após as suas solicitações não funciona mais, e isso só piorara as coisas ainda mais, o marketing precisa ser implementado em tempo real, já que cada pessoa que acessa um comentário negativo sobre a empresa pode ser um cliente a menos. Veja alguns passos simples para garantir a imagem da sua marca na web:
Monitore constantemente as mídias sociais que citarem sua marca ou produto
Tome ações corretivas e faça retrata mentos o mais breve possível, quando necessário;
Não poupe esforços para agradar um cliente insatisfeito;
Caso a reclamação seja procedente, receba-a de forma aberta e transparente, deixando claro que solucionará o problema.
Para que um estudo mais aprofundado do caso seja feito e para obter resultados mais precisos, uma pesquisa de satisfação dos clientes é muito recomendada, visando entender quais os pontos fortes e fracos da empresa, bem como quais ações farão reverter oumelhorar o quadro de satisfação dos clientes.

7- Guia PMBOK

O principal objetivo do Guia PMBOK é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. “Identificar” significa fornecer uma visão geral, e não uma descrição completa. “Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relação ao seu valor e sua utilidade. “Boa prática” significa que existe acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla série de projetos diferentes. O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão é um elemento essencial de uma profissão. O Project Management Institute utiliza este documento como base, mas não como a única referência de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.


7.1-Temporário


Temporário significa que todos os projetos possuem um início e um final definido. O final é alcançado quando os objetivos do projeto tiverem sido atingidos, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado. Temporário não significa necessariamente de curta duração; muitos projetos duram váriosanos. Em todos os casos, no entanto, a duração de um projeto é finita. A natureza temporária dos projetos pode também ser aplicada a outros aspectos do esforço: A oportunidade ou janela do mercado geralmente é temporária, alguns projetos têm um prazo limitado durante o qual seu produto ou serviço deve ser gerado.
A equipe do projeto, como uma unidade de trabalho, raramente sobrevive ao projeto, uma equipe criada com o único objetivo de realizar o projeto realizará esse projeto e, em seguida, será desfeita e seus membros serão realocados quando o projeto for concluído.

7.2- Produtos, serviços ou resultados exclusivos.

Um projeto cria entregas exclusivas, que são produtos, serviços ou resultados. Os projetos podem criar: Um produto ou objeto produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente. Uma capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição. Um resultado, como resultados finais ou documentos. Por exemplo, um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência está presente ou não ou se um novo processo irá beneficiar a sociedade.
A singularidade é uma característica importante das entregas do projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único, tem proprietário diferente, projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. A presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto.

7.3-Elaboração progressiva

A elaboração progressiva é umacaracterística de projetos que integra os conceitos de temporário e exclusivo. Elaboração progressiva significa desenvolver em etapas e continuar por incrementos. Por exemplo, o escopo do projeto será descrito de maneira geral no início do projeto e se tornará mais explícito e detalhado conforme a equipe do projeto desenvolve um entendimento mais completo dos objetivos e das entregas. A elaboração progressiva não deve ser confundida com aumento do escopo. A elaboração progressiva das especificações de um projeto deve ser cuidadosamente coordenada com a definição adequada do escopo do projeto, particularmente se o projeto for realizado sob contrato. Quando adequadamente definido, o escopo do projeto o trabalho a ser feito deve ser controlado conforme as especificações do projeto e do produto são progressivamente elaboradas. A relação entre o escopo do produto e o escopo do projeto. 
Os seguintes exemplos ilustram a elaboração progressiva em duas áreas de aplicação diferentes: O desenvolvimento de uma fábrica para processamento de produtos químicos começa com a engenharia de processos que define as características do processo. Essas características são usadas para projetar as principais unidades de processamento. Essas informações tornam-se a base do projeto de engenharia, que define tanto o layout detalhado da fábrica quanto as características mecânicas das unidades do processo e das instalações auxiliares. Tudo isso resulta em desenhos de projeto elaborados para produzir desenhos de fabricação e construção. Durante a construção, são feitas interpretações e adaptações conforme necessário, queestão sujeitas à devida aprovação. Essa elaboração adicional das entregas é capturada na forma de desenhos “as built” (conforme construído) e são feitos ajustes operacionais finais durante os testes e a entrega.

7.4-Projetos e planejamento estratégico
Os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são, portanto, frequentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado. Os projetos são normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais das seguintes considerações estratégicas:
Uma demanda de mercado (por exemplo, uma companhia de petróleo autoriza um projeto para construir uma nova refinaria em resposta a um problema crônico de falta de gasolina)
Uma necessidade organizacional (por exemplo, uma empresa de treinamento autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita).
Uma solicitação de um cliente (por exemplo, uma companhia de energia elétrica autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo parque industrial)
Um avanço tecnológico (por exemplo, uma empresa de software autoriza um novo projeto para desenvolver uma nova geração de vídeo games após o lançamento de um novo equipamento para jogos por empresas de produtos eletrônicos).
Um requisito legal (por exemplo, um fabricante de tintas autoriza um projeto para estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material tóxico).

7.5-Gerenciamento deprojetos

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto.
Os gerentes de projetos frequentemente falam de uma “restrição tripla”. Escopo, tempo e custo do projeto—no gerenciamento de necessidades conflitantes do projeto. A qualidade do projeto é afetada pelo balanceamento desses três fatores.
Projetos de alta qualidade entregam o produto, serviço ou resultado solicitado dentro do escopo, no prazo e dentro do orçamento. A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum dos três fatores mudar, pelo menos outro fator provavelmente será afetado. Os gerentes de projetos também gerenciam projetos em resposta a incertezas. Um risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo em pelo menos um objetivo do projeto.
Parte inferior do formulário

7.6-Conhecimento normas e regulamentos da área de aplicação.


Áreas de aplicação são categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos nesses projetos, mas que não são necessárias ou estão presentes em todos os projetos. As áreas de aplicação são geralmente definidas em termos de:
Departamentos funcionais e disciplinas de apoio, como departamento jurídico, gerenciamento de produção eestoque, marketing, logística e pessoal. 
Elementos técnicos, como desenvolvimento ou engenharia de software e, ocasionalmente, um tipo específico de engenharia, como engenharia de recursos hídricos, engenharia de saneamento ou engenharia civil. 
Especializações em gerenciamento, como contratações governamentais, desenvolvimento comunitário e desenvolvimento de novos produtos. 
Setores, como automotivo, químico, agricultura e serviços financeiros. Cada área de aplicação em geral possui um conjunto de normas e práticas aceitas, frequentemente codificadas em regulamentos.

        Existe uma sobreposição nos conceitos de normas e regulamentos que causa confusão. Por exemplo:
As normas frequentemente começam como diretrizes que descrevem umaabordagem preferida e posteriormente, com a adoção geral, tornam-se amplamente aceitas como se fossem regulamentos. 
Os diferentes níveis organizacionais podem exigir conformidade, como quando uma agência governamental, a gerência da organização executora ou a equipe de gerenciamento de projetos estabelece políticas e procedimentos específicos.

7.7-Influências organizacionais

Os projetos normalmente fazem parte de uma organização que é maior que o projeto. Exemplos de organizações incluem empresas, agências governamentais, instituições de saúde, organismos internacionais, associações profissionais, entre outros. Mesmo quando o projeto é externo (joint ventures, parcerias), ele ainda será influenciado pela organização ou organizações que o iniciaram. A maturidade da organização e relação ao seu sistema de gerenciamento de projetos, sua cultura, seu estilo, sua estrutura organizacional e seu escritório de projetos também pode influenciar o projeto. As seções a seguir descrevem os principais aspectos dessas estruturas organizacionais mais amplas que podem influenciar o projeto.

7.8-Sistemas organizacionais


Organizações baseadas em projetos são aquelas cujas operações consistem basicamente de projetos. Essas organizações estão incluídas em duas categorias:
Organizações cuja receita é obtida principalmente da realização de projetos para terceiros sob contrato, empresas de arquitetura, firmas de engenharia, consultores, empreiteira e contratada do governo.
Organizações que adotaram o gerenciamento por projetos. Essas organizações normalmente possuem sistemas de gerenciamento instalados parafacilitar o gerenciamento de projetos. Por exemplo, seus sistemas financeiros em geral são especificamente projetados para contabilizar, acompanhar e emitir relatórios de diversos projetos simultâneos.
As organizações não baseadas em projetos com frequência podem não ter sistemas de gerenciamento projetados para dar suporte às necessidades dos projetos de modo eficiente e eficaz. A ausência de sistemas orientados a projetos normalmente dificulta o gerenciamento de projetos. Em alguns casos, as organizações não baseadas em projetos terão departamentos ou outras subunidades que operam como organizações baseadas em projetos com sistemas para dar suporte a eles. A equipe de gerenciamento de projetos deve estar ciente de como a estrutura e os sistemas da sua organização afetam o projeto.
O gerenciamento de projetos é um empreendimento integrador. A integração do gerenciamento de projetos exige que cada processo do projeto e do produto seja adequadamente associado e conectado a outros processos para facilitar a sua coordenação. Essas interações entre processos muitas vezes exigem que se façam compensações entre requisitos e objetivos do projeto. Um projeto grande e complexo pode ter alguns processos que precisarão ser iterados diversas vezes para definir e atender às necessidades das partes interessadas e para chegar a um acordo sobre o resultado dos processos. Em geral, deixar de tomar ações durante um processo afetará esse processo e outros processos relacionados. Por exemplo, uma mudança do escopo quase sempre afetará o custo do projeto, mas poderá ou não afetar o moral da equipe ou a qualidadedo produto. As compensações específicas de desempenho irão variar de projeto para projeto e de organização para organização. O gerenciamento de projetos bem-sucedido inclui o gerenciamento ativo dessas interações para atender satisfatoriamente às necessidades do patrocinador, do cliente e de outras partes interessadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com