TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidores redes

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.915 Palavras (20 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

SERVIDORES DE REDE

CESAR ALEXANDRE KRACHINSKI

CRISTIANO GOMES ALBINO

GUSTAVO HAGGI DE SOUZA

LUCAS TIAGO SEDREZ VENSKE

VALDOMIRO APARECIDO RODRIGUES DOS SANTOS

PROFESSOR PAULO MARCONDES BOUSFIELD

Redes de Computadores

Joinville – SC

2015[pic 1]


        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        SERVIDOR        

2.        CLIENTE / SERVIDOR        

3.        TIPOS DE SERVIDORES        

3.1.        Servidor DNS        

3.2.        Servidor Proxy        

3.3.        Servidor de Arquivos        

3.4.        Servidor de E-mail        

3.5.        Servidor de Aplicação        

3.6.        Servidor DHCP        

3.7.        Servidor de Licenças        

3.8.        Servidor de Impressão        

3.9.        Servidores Web        

3.10.        Servidores de Comunicação        

3.11.        Servidores Firewall        

4.        Fornecedores        

5.        Tipos de Montagem        

5.1.        Torre        

5.2.        Rack        

5.3.        Lâmina ou Blade        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

         Os servidores foram criados com o intuito de transportar informações e disponibilizar software aos demais computadores que estiverem ligados na mesma rede que ele. Estas máquinas foram produzidas com o objetivo de atender a cargas de trabalho mais volumosas, usufruindo de um hardware exclusivo para estender a produtividade e diminuir o tempo ocioso.        
        Segundo Torres (2001) o servidor é um equipamento preparado para um único tipo de tarefa, não sendo este utilizado para outro fim como acontece em redes ponto-a-ponto, em que o mesmo micro que está enviando arquivos para outros computadores interligados a rede está também sendo usado pelo usuário.                 
        Ou seja, possuindo um servidor dedicado a determinado tipo de tarefa, o desempenho da mesma ocorrerá de uma forma muito mais eficiente.                 
        Neste trabalho procura-se demonstrar alguns tipos de servidores de rede existentes e o seu funcionamento, bem como conceituar o tipo de rede / cliente servidor e o que é um servidor de fato.

        


  1. SERVIDOR

De acordo com COULOURIS (2013, p.15) o termo servidor "se refere a um programa em execução (um processo) em um computador interligado a rede, que aceita pedidos de programas em execução de outros computadores para efetuar um serviço e responder apropriadamente".        
        Temos diversos tipos de servidores entre eles:

  • Servidores de web: Armazenam páginas de determinado site.
  • Servidor de impressão: Envio de solicitação de uma tarefa para a impressora.
  • Servidor de arquivos: Disponibiliza documentos na rede para serem acessados.
  • Servidor de e-mail: Gerencia e armazena os e-mails enviados e recebidos.
  • Servidor de proxy: Servidor que atende a determinadas solicitações e repassa a outro servidor, agindo como intermediário entre computador e usuário.
  1. CLIENTE / SERVIDOR

Uma rede de computadores possui máquinas servidores e máquinas clientes sendo uma características deste modelo, ambas possuem suas funcionalidades. Uma máquina servidor é um processo em execução que está interligado a rede no qual responde a um serviço solicitado de outra máquina. O cliente que são geralmente micro-computadores ligados a rede, solicitam os recursos para os servidores.                 
         De acordo com Santiago (2009) este é um modelo mais utilizado para aplicações distribuídas, pois o processo servidor está sempre a espera da comunicação, enquanto o processo cliente é querem irá requisitar algum serviço.

  1. TIPOS DE SERVIDORES

  1. Servidor DNS

        Trabalha com duas formas de acesso: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores, para que não seja necessário digitar a sequência de números no browser sempre que quiser acessar um site, nesse caso o DNS faz o trabalho de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.        
        Segundo o autor Costa (2006) neste tipo de servidor se trabalha com nomes de domínio em vez de endereço IP. Exemplos de nomes de domínio são: ufrn.br. yahoo.com, domínio.com.br etc. Como as comunicações na internet utilizam endereços IP, os nomes de domínio serão traduzidos em endereço IP, através do DNS, sempre que necessário.        
        A arquitetura DNS nada mais é do que um banco de dados hierárquico distribuído e associado a um conjunto de protocolos que definem seu mecanismo para consultar e atualizar o banco de dados.        
        Segundo Costa (2006), os servidores DNS são configurados para possuir autoridade sobre uma ou mais zonas. Em termos práticos isso significa que as consultas ao domínio de uma determinada zona podem ser respondidas corretamente pelos servidores com autoridade sobre uma única zona.        
        Conforme visto anteriormente o DNS traduz os nomes do IP para uma forma mais fácil de compreensão, mas o IP continua sendo utilizado para acesso por traz do DNS.        
        Costa (2006) explica que um destes recursos é o sistema DNS, que é utilizado para traduzir os nomes em endereços IP. Sendo possível acessar o servidor pelo nome nomeservidor.com ao invés do número 192.168.0.99. Mas irá continuar sendo acessados pelo seu endereço IP que é obtido do nome conhecido traduzido pelo DNS. A arquitetura DNS possui dois tipos de computadores: Servidor DNS e cliente DNS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (309.5 Kb)   docx (128.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com