TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Sistema de Gerenciamento

Por:   •  27/10/2015  •  Seminário  •  4.319 Palavras (18 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

  1. Contextualização

Com o vasto número de informação crescendo cada vez mais, fica praticamente impossível de se gerenciar algo usando métodos convencionais, em empresas grandes já é impossível de se gerenciar sem um software para auxilia-las.

 Com isso, quem antes era capaz de gerenciar algo apenas “no papel”, hoje em dia já se vê na necessidade de obter um software para auxilia-lo nessa tarefa. Com o auxilio de um SGBD(Sistema Gerenciador de Banco de Dados), uma linguagem de programação e um computador, esse problema pode ser resolvido, pois é muito mais confiável guardar seus dados virtualmente do que guarda-los em papéis.

Além do mais a localização de algum dado requisitado também fica muito mais fácil e rápida quando se está utilizando um software para isso, tornando assim consultas muito mais rápidas e eficientes.

O Delphi é um pacote completo que inclui: Uma linguagem de programação estruturada, baseada em OP(Object Pascal), um conjunto vasto de ferramentas de programação e uma interface com o API(ApplicationsProgram Interface) do Windows. Por isso o delphi irá ser a ferramenta escolhida para se realizar o desenvolvimento do software, ela possui uma interface amigável ao usuário e de fácil aprendizado.

  1. Motivação

O desenvolvimento de um software gerenciador de cozinha é interessante por vários motivos, como por exemplo: checar a validade dos produtos(Arroz, Feijão, etc), saber o que está sendo comprado, o que está sendo de fato usado, e o que está sendo desperdiçado. Com o auxilio de um software é possível diminuir gastos efetivamente apenas verificando os relatórios que o sistema proporciona.

Com isso o usuário do sistema consegue fazer um controle de seu estoque mais precisamente com a ajuda do software sem necessitar de vários papeis para isso e gerar uma dor de cabeça desnecessária.

Também leva-se em consideração o fato de o Lar São Francisco realizar o controle de todas as suas atividades no papel, ou seja, eles não possuem uma informatização para realizar esse controle e se veem na necessidade de um software que os auxiliem com isso.

  1. Objetivos

O Objetivo Principal desse projeto é a criação de um software para gerenciar e otimizar as atividades diárias da cozinha do Lar São Francisco utilizando um SGBD, tendo como objetivo armazenar e processar as informações de forma rápida, segura e integra.

O projeto será elaborado com a utilização da linguagem de programação Object Pascal, utilizando o delphi como ferramenta visual juntamente com seus vários componentes disponíveis e para a base de dados será usado o Microsoft SQL Server 2005.

  1. Organização do Trabalho

Neste capítulo foi mostrado o contexto do trabalho, além da motivação para a realização e os objetivos que deverão ser atingidos.

  1. Metodologia

O trabalho se baseará em uma visita ao asilo para definir quais os requisitos, essa é uma etapa essencial para o sucesso do Sistema, pois se deve entender qual o problema proposto e o que deve ser feito para resolvê-lo.

        Realizar o desenvolvimento do software juntamente com o estudo de sua plataforma para que o software atenda atodas expectativas quando finalizado, realizar o estudo sobre servidores e seu funcionamento para assim definir os melhores aspectos, características e funcionalidades do mesmo para servir a aplicação, realizar estudo sobre qual seria o melhor banco de dados a ser implementado para se comunicar com a aplicação, criar o banco de dados para atender a aplicação, a elaboração de arquitetura, diagramas e modelagem dos dados da aplicação.

2. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS[pic 1]

  1. Considerações Iniciais

Neste capítulo será elaborado um documento de requisitos do software que contem tudo que é relevante ao sistema.

  1. Documento de Requisitos

O documento de requisitos é feito pelo analista de sistema levando em consideração as informações obtidas durante a(s) entrevistas com o usuário. O documento de requisitos é usado como uma forma de comunicação entre o analista e o usuário para definir o que o software deve fazer. É importante destacar que, um documento de requisitos bem feito evita futuras dores de cabeça com o usuário em relação ao software, como por exemplo, alguma funcionalidade que esteja faltando no software.

Para que um sistema seja considerado um sistema de qualidade ele deve atender aos requisitos do usuário, por isso o papel do analista de sistemas é importante, pois é nas entrevistas com o usuário que ele deve retirar todas as informações necessárias ao desenvolvimento do software.

  1. Documento de Requisitos do software gerenciador de cozinha

O software tem por objetivo efetuar o controle de pacientes(idosos residentes no asilo), Produtos(entrada e saída), Fornecedores. Possui um sistema de controle de nível de acesso para os usuários para definir quem tem acesso as telas, além de ter uma vasta opção de consulta e emissão de relatórios.

  1. Requisitos Funcionais
  1. Cadastros e Funcionalidades Gerais

O sistema deve permitir:

  • Inserção, atualização, consulta e exclusão de produtos(comidas), com os seguintes campos: código, descriçãoe quantidade mínima.
  • Inserção, atualização, consulta e exclusão de pacientes(idosos residentes no asilo), com os campos: código, nome do paciente, sexo, data de nascimento, RG, CPF, responsável (Como se tratam de pessoas idosas esses campos elas podem não ter ou não se lembrar, portanto não serão campos obrigatórios.).
  • Inserção, atualização, consulta e exclusão de profissionais(cozinheiras), com os campos: código, nome, data de nascimento.
  • Inserção, atualização, consulta e exclusão de usuários, com os campos: código, nome, código do profissional referente ao usuário.
  • Tela com nível de acesso dos usuários para saber em qual tela cada usuário tem acesso.
  • Entrada no estoque de produtos informando: código do produto, lote, validade e quantidade.
  • Dispensação dos produtos, tela de saída do estoque.

2.4.2 Consultas e Emissão de Relatórios

O Sistema deve permitir a emissão dos seguintes relatórios:

  • Relatório de produtos(saída por período, validade a vencer, vencidos, etc).
  • Relatório de pacientes e também sua consulta.
  • Relatório de profissionais(saída por período, mais saídas, menos saídas, etc).
  • Relatório de usuários e também sua consulta.

  1. Requisitos de Qualidade
  1. Confiabilidade

O sistema deve ter a capacidade de lidar com falhas, caso elas ocorram em meio a uma inserção, edição ou exclusão de algum registro do banco de dados.

  1. Eficiência

O tempo de resposta ao se realizar qualquer operação dentro do sistema deve ser o menor possível, de preferencia, não perceptível ao usuário.

  1. Considerações Finais

Nesse capítulo foi mostrado a importância do documento de requisitos e qual é sua função no desenvolvimento do software. Também foi mostrado alguns aspectos importantes sobre quais as funcionalidades que o software deve possuir.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (753.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com