TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Sistemas

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Uma fila ocorre sempre que a procura por um determinado serviço é maior que a capacidade do sistema ou do ambiente de prover este serviço, podem ser definidas como clientes chegando, aguardando pelo serviço (se não forem atendimentos de imediato) e saindo do sistema ou ambiente após terem sido atendidos.

Existem muitas aplicações da teoria das filas, dentre elas as que se destacam são Fluxo de Tráfego (aviões, carros, comunicações), Escalonamento (Pacientes em hospitais, programas de computador) e Prestação de Serviços (bancos, correios, lanchonetes).

Para o desenvolvimento do projeto tomaremos como foco a Prestação de Serviços, a lista de espera de um restaurante pode chegar a um grande número de reservas simultaneamente devido à grande busca pelos serviços daquele estabelecimento.

A maioria dos estabelecimentos tem uma forma de manter o controle de suas filas, muitos utilizam o conceito de FCFS (First Come, First Served): Primeiro a Chegar, Primeiro a ser Atendido, porém temos algumas exceções como indivíduos idosos, pessoas com deficiência, gestantes e portadores de crianças de colo que se estiverem na fila tem prioridade e passaram a frente dos demais.

O processo de acompanhamento dessa lista chega a ser cansativo e pouco prático para os visitantes do estabelecimento, as filas formadas geram um grande acúmulo de pessoas em frente ao estabelecimento, lotam a entrada do local, atrapalham o fluxo de entrada e saída do restaurante e causam uma má impressão do estabelecimento para quem está do lado de fora e dentro do restaurante.

Com o aumento das filas nos horários de pico, consequentemente o tempo de espera se torna elevado, podendo chegar até 3 horas.

Figura 1 - Fila de espera do restaurante Outback. Fonte: Diário do Nordeste

Devido a esses problemas, no mercado atual foram criadas soluções que embora úteis em certas ocasiões, não são suficientes para atender ás expectativas de um restaurante de grande porte.

A solução criada para esse problema é o Pager, um dispositivo que notifica o cliente na hora que sua mesa está pronta para ser utilizada. Entretanto, esse equipamento possui um limite de alcance muito curto nas proximidades. Sendo assim, caso o cliente se distancie muito do estabelecimento, corre o risco de não ser notificado e perder sua reserva.

Para resolvermos os problemas de fila nesses estabelecimentos, decidimos desenvolver um projeto capaz de gerenciar as listas de espera desses restaurantes, que poderá verificar a disponibilidade das reservas e notificar o cliente para cada atualização que ocorrerá na fila trazendo assim um melhor controle do estabelecimento evitando assim o acumulo de pessoas em frente ao restaurante, deixando os clientes aproveitar o aquele tempo que perderiam se estivessem esperando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com