TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Relacionado na Área da Educação

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

TI Relacionado na Área da Educação

REGISTRO - SP

2017

TI relacionado na área da educação

REGISTRO - SP

2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação, tecnologia e cidadania na atualidade visando uma concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. A proposta do artigo é dialogar com os conceitos desta tríade averiguando quais os conteúdos que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a uma nova prática educativa que ajude na constituição de um cidadão capaz de atuar na sociedade em que está inserido. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de ideias diferentes trazidas por artigos e livros que tratam a temática apresentada. Conclui-se constatando que a tecnologia aliada à educação promove a cidadania, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso a informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social.

Palavras – chave: Educação, tecnologia e cidadania.

ABSTRACT

This article aims to reflect on the relationship between education, technology and citizenship in order to present a conception of curriculum proposal hipertextual. A inserted in the logic of the article is to dialogue with the concepts of this triad ascertaining what content they need to get clear visibility and way to a new educational practice that helps in the formation of acitizen capable of acting in the Society in which it appears. The present work is a literature search, the information gathering was conducted through a survey and analysis of diferente ideas brought by article and books dealing with the subject presented. We conclude noting that technology coupled with education promotes citizenship, because it stimulates the production of knowledge, democratizes access to information and knowledge and enhances social emancipation.

KEYWORDS: Education, technology and citizenship.

Introdução

A educação é uma componente chave para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Um país cuja população alfabetizada, terá mais chances de ser um país desenvolvido, para isto conta com os profissionais e os avanços das tecnologias.

A ti pode ser definida como conjunto de atividades e soluções providas por recursos de computação, porém é muito amplo e ainda há vários aspectos que devem ser considerados, como segurança, disponibilidade e uso de sistemas tecnológicos.

A tecnologia desperta interesses, curiosidades, e permite diversos campos de possibilidades infinitas de serem feitas, ela desperta criatividades para crianças e adolescentes.

Com a tecnologia e os meios de viabilidade de utiliza-las, podemos evitar e melhorar os ensinamentos, como por exemplo uma sala de aula com notebooks ou tabletes, onde podemos aplicá-lo os estudos e matérias.

Objetivo geral

Melhorar o movimento dos alunos com um simples dispositivo que orienta os funcionários da instituição e os responsáveis pelos alunos.

Objetivo especifico

⦁ Identificar a entrada e saída de cada aluno;

⦁ Propiciar aos alunos um aprendizado tecnológico na sala de aula;

⦁ Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica;

⦁ Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso;

Problematização

Com o fácil acesso à tecnologia nos dias atuais e com o crescente número de usuários, os problemas em relação ao uso dessas novas ferramentas também começam a aparecer. Muitas vezes o estudante se torna dependente ou até mesmo "escravo" de tais tecnologias, como a internet por exemplo, e em inúmeras vezes deixa até mesmo de cumprir suas obrigações devido aos atrativos recursos que essas ferramentas oferecem. Ao passar tanto tempo nesse "mundo" virtual o indivíduo perde a experiência do contato pessoal, e de algum modo a sua personalidade. A habilidade de se expressar e de se relacionar com outras pessoas são obtidas através do contato pessoal, que não são intensos no ambiente tecnológico, e o senso crítico também é afetado pois o jovem não aprende a construir seu próprio conhecimento.

Hipótese

A educação está mais preocupada com o conteúdo do que com a forma de ensino. A utilização de novos currículos mais flexíveis, ou a utilização de uma nova mídia ou forma de dar aula, diferentes da atual, poderá estimular o aluno a se comportar de uma nova maneira, tornando-se mais participativo e atuante, não passivo como se mostra hoje. Efetiva formação continuada e capacitação da equipe pedagógica e administrativa poderão desenvolver messes atores habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (573.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com