TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.752 Palavras (24 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 24

Educação à Distância e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aprendizagem Colaborativa

Bruna Martins de Miranda1, Alcilene Dalília de Sousa2

Curso de Licenciatura em Computação – Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo de Marcos Parente
64845-000 – Teresina – PI– Brasil

brunamartins426@gmail.com, alcilene@ufpi.edu.br

Abstract. This work deals with the study of a theoretical test to analyze the processes of knowledge construction in distance education mode. The concepts refer the idea of collaborative learning is embedded in the social context, relations between people, through a spontaneous education. It is intended to submit indications of how virtual learning environments can become instruments able to ensure collaborative learning. This proposal of learning, innovative principles, allows the students, through the exchange between peers and also with the faculty, via the Internet, can construct knowledge collectively through a spontaneous education. Will be presented an analysis of virtual environments the TelEduc, Moodle and Sigaa. Search with this work to study the features that must exist in a virtual learning environment, to support the process of distance education, as well as introduce the concept and history of distance education in Brazil, and the position of the legislation brazilian for this mode of teaching.

Resumo. Este trabalho trata do estudo de um ensaio teórico com o objetivo de analisar os processos de construção do conhecimento na modalidade de educação à distância. Os conceitos remetem a ideia de que a aprendizagem colaborativa está inserida no contexto social, nas relações entre pessoas, através de uma educação espontânea. Pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem colaborativa. Essa proposta de aprendizagem, dentro de princípios inovadores, permite que os discentes, por meio da troca entre pares e também com o docente, via Internet, possam construir conhecimentos coletivamente através de uma educação espontânea. Esta sendo apresentada uma análise dos ambientes virtuais o TelEduc, Moodle e o Sigaa. Buscou-se com esse trabalho estudar as funcionalidades que devem existir em um ambiente virtual de aprendizado, para apoiar o processo de educação a distância, bem como apresentar o conceito e história da educação a distância no Brasil. Os resultados apresentados neste trabalho fazem parte de uma experiência de uso de alguns  ambientes virtuais de aprendizagem no desenvolvimento de atividades complementares ao ensino presencial.

1. Introdução

A modalidade de Educação à Distância tem apresentado grandes avanços no campo do conhecimento e do saber, frente à sociedade moderna. Esses avanços se devem ao surgimento das novas tecnologias, principalmente com a disponibilização dos recursos computacionais aliados a internet, facilitando, de forma extraordinária, a propagação do ensino e da aprendizagem nos diversos segmentos educacionais.

Os recursos tecnológicos disponíveis, hoje, diminuem as dificuldades existentes pela distância física entre alunos e professores. A tecnologia da informação permite criar um ambiente virtual em que alunos e professores sintam-se próximos, contribuindo para o aprendizado colaborativo. Além disso, possibilitam o armazenamento, distribuição e acesso às informações independente do local.

De acordo com Souza (2006), os avanços tecnológicos oferecem aos usuários de mídias em geral, várias ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet. Em alguns sistemas hospedados nesta rede, encontram-se ferramentas reunidas e organizadas em um único espaço virtual, visando oferecer ambiente interativo e adequado à transmissão da informação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento. Conforme Kenski (2003, p. 21) “O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos”.

Neste sentido, surgem os ambientes de aprendizagem, os chamados espaços virtuais colaborativos, apresentando-se como estratégias eficazes e adequadas para a modalidade de educação à distância. A interação entre os participantes propicia a formação de comunidades virtuais de aprendizagem, o que leva a trocas de ideias e experiências, enriquecendo todo o processo. Através do ambiente os alunos constroem o conhecimento e os professores acompanham o processo fazendo as devidas intervenções. Isso cria uma rede colaborativa que ultrapassa as limitações físicas de uma sala-de-aula presencial. A aprendizagem colaborativa se identifica com o ensino a distância e aborda dois pontos chave: um está baseado na construção do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo.

A aprendizagem colaborativa é uma comunidade de aprendizagem via internet, ou seja, espaços de discussões e reflexões onde o sujeito busca a construção coletiva do conhecimento, que ocorre mediante a interação entre grupos de pessoas com um fim comum, que é a troca de conhecimentos e experiências.

                A análise dos dados apontam as dificuldades que essa modalidade de ensino enfrenta no campo educacional, principalmente quando o assunto é inclusão digital, acesso à internet, prática de ensino midiatizado e avaliação da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se um ensaio teórico com o objetivo de analisar os processos de construção do conhecimento na modalidade de educação à distância.

2. Referencial Teórico

      A pesquisa tem seu suporte na análise e revisão bibliográfica acerca das possibilidades de potencializar as experiências vivenciadas na aprendizagem colaborativa, através da interação. Os conceitos remetem a ideia de que a aprendizagem colaborativa está inserida no contexto social, nas relações entre pessoas, através de uma educação espontânea.

       No início do século XIX o Brasil utilizava o correio como forma de educação a distância. Com o passar do tempo e a evolução das tecnologias disponíveis, foram utilizados: o rádio, TV, rede local, mídias de armazenamento (VHS, disquete, CD-ROM), somente ao final do século a Internet. A educação a distância tornou-se mais atrativa com o surgimento da internet, as perspectivas de ampliação e crescimento aumentaram significativamente, junto com as facilidades proporcionadas por esta tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (231.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com