TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teconologia e Organização da Informação

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário:

Etapa 01 --------------------------------------------------------------------------------------- 03 04 05

Etapa 02 ----------------------------------------------------------------------------------------- 06 e 07

Etapa 03------------------------------------------------------------------------------------------ 08 e 09

Etapa 04 ----------------------------------------------------------------------------------------- 10 e 11

Referencias Bibliográfica ------------------------------------------------------------------------ 12

ETAPA 01

1. Três razões da Importância dos Sistemas de Informação para as empresas nos dias de hoje.

A. Vantagem competitiva: Permite ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.

B. Apoio às tomadas de decisão: Através dos Sistemas de Informação temos todos os dados e informações necessárias para uma tomada de decisão mais precisa.

C. Integração entre os ambientes: Os sistemas baseados em ERP facilitam a comunicação entre os departamentos internos e externos de uma empresa.

 

2. Distinção entre Computador, Programa e Sistemas de Informação.

A. Computador: Conjunto de artifícios eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático de informações ou processamento de dados.

B. Programa (Software): Software é um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as ações dentro do programa com o qual permitem seu funcionamento.

C. Sistemas de Informação: Gerenciadores e geradores de informações, com a qual coletam, distribuem, processam e transmitem informações.

3. Por que razão algumas empresas obtêm maior valor dos seus Sistemas de Informação que outras.

Dependendo do porte da empresa a utilização de um sistema de informação não é tão viável. Pois não compensa gastar um enorme valor em um sistema para uma empresa de pequeno porte com a qual não trabalha com processos complexos.

Já empresas de grande porte que trabalha com grandes quantidades de dados e informações  necessitam de um sistema para o gerenciamento de seus processos.    

4. Três principais desafios impostos ao nível de Gestão quando do Desenvolvimento, operação e manutenção de Sistemas de informação.

  • Um projeto bem elaborado.
  • Conhecer as necessidades como um todo.
  • Quebra de paradigmas.

5. Importância do Sistema de Informação para a empresa Gol.

É muito importante os Sistemas de Informação na Empresa Gol porque   é possível criar uma vantagem em cima da concorrência.   Um exemplo é o SI que avalia diariamente a situação mecânica e operacional de cada aeronave. O que resulta em 12 meses de vôo durante o ano, enquanto a concorrência tem apenas 11 meses de vôo.

Outro ponto importante e a venda de passagens pela Web, com a qual se obtêm uma considerável ganha de valores e satisfação dos clientes devido à facilidade de compra pela internet.

RELATÓRIO 01

Os principais benefícios proporcionados pelos Sistemas de Informação e a habilidade de processar um enorme volume de dados e informações, simultaneamente tornando a disponibilização destas praticamente imediatas. Importante para o crescimento dos negócios das empresas através de informações precisas, velocidade e organização nos processos.

Um sistema de informação como, por exemplo, o ERP, devidamente implantado proporciona uma grande vantagem para as empresas, pois o mesmo consegue integrar vários setores dentro da empresa, facilitando a comunicação entre os mesmos.

        

 

ETAPA 02

RELATÓRIO 2

A. Identificar e descrever os 3 níveis hierárquicos de uma organização. Que tipos de sistemas de informação dão apoio aos diferentes níveis.

Os três níveis hierárquicos de uma organização são:

Operacional – é o nível não gerencial da empresa, é onde as tarefas são executadas, envolvendo todo o processo de produção e manufatura. O sistema SPT (Sistema de Processamento de Transações) é usado para dar suporte às atividades do pessoal operacional da organização.

Gerencial – é o nível intermediário da empresa, nesse nível os processos são gerenciados, identificando possíveis falhas ou erros e soluções para os mesmos. O sistema SIG (Sistema de Informações Gerenciais), é utilizado por administradores e não administradores para tomada de decisão e para resolver problemas.

Executivo – é o nível mais alto da organização, é nesse nível que todas as decisões referentes ao crescimento e sucesso da empresa são tomadas, ele utiliza de estatísticas e números para tomada de decisão. O sistema SIE (Sistema de Informações Executivas),é um sistema altamente interativo provendo os dirigentes e executivos com acesso flexível a informação para monitorar resultados das operações do negocio.

B. Os principais Sistemas de Informação em uma organização.

  • Sistema de processamento de dados.
  • Sistema de informações gerenciais.
  • Sistema de informações executivas.
  • Sistema de apoio a decisão.  

C. Quais as características de um Sistema de apoio á Decisão. Em que aspectos diferem dos Sistemas de Informação Gerencial.

Dar apoio á tomada de decisões referentes a problemas específicos e é um sistema computacional interativo enquanto o sistema de informação gerencial integra os sistemas de área funcional possui um fluxo de informação estruturado, gera relatórios e seu foco são os gerentes de nível médio.

D. Tecnologia utilizada em cada um dos tipos de Sistemas de Informação citado no texto.

  • SIE (Sistema de Informação Executivo) são desenvolvidos de maneira a ser enquadrarem a cultura da organização e perfil de tomada de decisão de cada executivo.                                                                          
  • SAD (Sistema de Apoio á Decisão) é um conjunto de componentes responsáveis por ajudar nas tomadas de decisões para resolução de problemas específicos.
  • SIG (Sistema de Informações Gerenciais) utilizado a nível gerencial da empresa, com o objetivo de ajudar os administradores a atingirem suas metas.  
  • ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema responsável pela integração de todos os setores da organização, com a finalidade de interagir com os mesmos.
  1. Qual Sistemas de Informação utilizada pela Gol linhas áreas.

Os sistemas de informação utilizados pela Gol é a venda de bilhetes por telefone e pela internet e outro para a manutenção das aeronaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com