TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teconologias De Gestão

Artigo: Teconologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  3.019 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

Etapa 1

Nome: Log-In Logística Intermodal S.A. Localização: Praia de Botafogo, 128 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ, (Matriz)

Segmento em atua: Transporte Marítimo - cabotagem, e intermodal.

Produtos fabricados e/ou comercializados: Transporte de cargas. Porte/ tamanho: EGP (Empresa de Grande Porte). Missão e valores: Desenvolver e implementar soluções inovadoras de logística, suportadas pela maior malha intermodal da América do Sul, contribuindo para uma matriz de transporte eficiente e sustentável.

Justificativa da escolha da empresa: Por ser uma empresa com responsabilidades voltadas às questões socioambientais.

Nome e cargo da equipe na empresa: Luiz Gustavo, Gestor Regional.

A mudança organizacional e muito importante pois visa modificar e melhorar o desempenho na empresa e o onde quer chegar, pode ser em qualquer segmento pois as responsabilidade são de todos principalmente nas áreas de diretores. Esta nova tecnologia gera muitas oportunidades e um grande crescimento e aprimoramento pessoal, hoje grande parte das empresas modernas estão buscando mudar de alguma forma.

Quebra de paradigma são normas, regulamentos que não servem mais para a administração atual da empresa sendo assim e fundamental a mudança. Então, assim começa uma nova administração, com novos pensamentos e maneiras de administrar, com isto damos o nome de paradigmática.

A empresa deve estar sempre preparada para mudança, visando futuros problemas, acautelando-se de decisões criativas e de soluções rápidas, se estruturar, se tem estrutura para a nova administração e é preciso que seus gestores desenvolvam uma competência paradigmática. E é muito importante que esses profissionais possam apoiar em vez de dirigir e controlar sua equipe, estimulando e motivando seus liderados.

O papel do gestor e a adotar um modelo, que seja ministrado por princípios e valores expressos na missão e que tenha impacto cultura na empresa para administrar rumo ao objetivo da organização. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de uma forma que torne viável o alcance dos objetivos traçados pela empresa e considerando sempre a visão que a mesma deseja chegar.

Mudar e essencial quando constar que seja necessário alterar a maneira de dirigir e administrar uma organização, tendo tanto uma visão interna, ou seja, a empresa, como externa o mercado de trabalho.

Conforme a entrevista ao gestor Luiz podemos concluir que o mesmo pensa que informações são muito semelhantes visto ele estar a 8 anos na empresa passou por estas mudanças que foram necessárias para que a organização pudesse chegar a sua estrutura que hoje se encontra assim mudando todo sua estrutura e gestão organizacional.

Etapa 2

ETAPA 2

PASSO 1

Gestão da qualidade total.

O conceito da qualidade como a adequação ao uso, difundida por Juran no início da década de noventa quer dizer que a organização deve se adequar às necessidades de mercado, o que se trata certamente de uma definição que expressa o desejo de demonstrar, de forma simples e objetiva, uma formulação teórica, capaz de retratar a importância da qualidade para as organizações de um modo geral. A satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas, mas também inclui fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade. Porém percebemos rapidamente que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso diante de um mercado a cada dia mais competitivo. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outras entidades envolvidas com as atividades da empresa. O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os seguimentos significativos na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa em busca da melhoria continua.

PASSO 2

TERCEIRIZAÇÃO

Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas ou serviços a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendo-se condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras.

Esses trabalhos são realizados por empresas separadas que se especializam em cada serviço.

A empresa Log-in Logística Intermodal, já terceirizou as áreas de TI e de faltas a avarias (seguro).

Vantagens observadas pelos gestores.

Há muitas razões que as empresas terceirizam vários empregos e cargos, mas a vantagem mais importante parece ser o fato de que, muitas vezes, economiza dinheiro. Muitas das empresas que fornecem serviços de Terceirização são capazes de fazer o trabalho por muito menos dinheiro, e assim eles não têm para proporcionar benefícios aos seus trabalhadores e têm menos despesas gerais com que se preocupar. Dependendo da localização, ela também pode ser mais acessível terceirizar para empresas localizadas em países diferentes.

Terceirização também permite que as empresas se concentrem em questões de negócios, enquanto outros com os detalhes sob os cuidados de peritos externos. Isto significa que uma grande quantidade de recursos e atenção, que pode cair sobre os ombros dos profissionais de gestão, pode ser usado para o mais importante, questões mais amplas dentro da empresa. A empresa especializada que trata do trabalho terceirizado muitas vezes é simplificada, muitas vezes tem recursos de classe mundial e acesso a novas tecnologias que a empresa não poderia ter recursos para comprar por conta própria. Além disso, se uma empresa está procurando se expandir, a terceirização é uma maneira para começar a construir bases em outros países.

Desvantagens.

Existem alguns inconvenientes para a terceirização também. Uma delas é que muitas vezes elimina a comunicação direta entre uma empresa e seus clientes. Isto pode impedir uma empresa de construção de relações sólidas com seus clientes, e muitas vezes levam à insatisfação de um ou ambos os lados. Há também o perigo de não ser capaz de controlar alguns aspectos da empresa, como a terceirização pode levar a comunicação atrasada e implementação do projeto. Qualquer informação sensível é mais vulnerável, e uma empresa pode se tornar muito dependente de seus fornecedores de Terceiros, o que poderia levar a problemas se o provedor de terceirização de volta em seu contrato de repente.

A próxima área a ser terceirizada será o setor de transporte e com isso não terá mais a necessidade de ter dois escritórios na mesma cidade o que consequentemente diminuirá os custos com alugueis, agua, luz e limpeza. A outra vantagem com a terceirização deste setor é a diminuição de horas extras geradas, pois os mesmos eram responsáveis por 80% das horas geradas.

PASSO 3

Descrever brevemente as características, vantagens, e aplicações de cada uma das tecnologias de gestão.

Benchmarking:

É uma tecnologia que parte do principio que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. E para fazer tais comparações é pego como referencia a melhor que existe no mercado. Para que possa saber onde esta os erros, onde é preciso melhorar, oque ele tem e oque nós não temos e porque isso entre outras coisas.

Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.

O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem.

Vantagens em aplicar a tecnologia de Benchmarking:

• Introduzir novos conceitos de avaliação;

• Melhorar o conhecimento da própria organização;

• Identificar Benchmarking áreas que devem ser objeto de melhorias;

• Estabelecer objetivos viáveis e realistas;

• Criar critério de prioridade no planejamento;

• Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;

• Aprender com os melhores.

O processo de em, em geral, 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia mais detalhada, descrita por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas:

1. Identificar empresas→ comparativas

2. Definir método e coletar dados

3. Determinar a lacuna de desempenho

4. Projetar níveis de desempenho futuro e obter aceitação

5. Estabelecer metas funcionais

6. Desenvolver plano de ação

7. Implementar ações específicas e monitorar progresso

8. Recalibrar marcos de referência

Reengenharia:

Ela propõe revisão total de forma de operação, repensar tudo e recomeçar novamente. Ou seja, refazer os processos com busca de uma melhor eficiência, e desta maneira tornado as empresas mais competitivas.

Vantagens:

• Redução de custos;

• Melhor qualidade;

• Aumento na velocidade de produção;

Para entendermos melhor esse processo, segue um exemplo prático de Reengenharia:

Você corta uma folha de alumínio em tiras e, no final, sobra uma tira que é menor que a largura necessária. Essa tira é jogada fora.

Isso pode ser mudado, cortando tiras mais estreitas, de forma que a última também sirva e aí você tem uma tira a mais e eliminou um desperdício de material.

Então podemos perceber no exemplo que tivemos uma redução de custo e teremos um aumento na velocidade de produção, pois se antes eram cortadas 9 tiras, agora serão 10 tiras de alumínio.

Open-Book Management ou Gestão com Livro Aberto:

É uma ferramenta que não explora apenas os pontos específicos, mas os importantes.

A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

Assim, é passado diariamente a todos os colaboradores da empresa a missão, os valores e os objetivos. Tudo oque acontece na empresa será repassado, tanto lucratividade como problemas e prejuízos dentro da organização, para que todos estejam cientes da situação real da empresa.

Vantagens:

• Foco no colaborador;

• Levantamento completo de pontos fortes e fracos da empresa;

• Quebrar resistência dos gestores;

• Comitê da alta gerência para discussão de criticas e sugestões;

• Delegação de responsabilidade e autoridade;

• Retorno financeiro justo;

• Entre outros.

Empoderamento:

O empoderamento parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.

O empoderamento se assenta em quatro bases principais:

Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.

Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.

Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.

Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

O empoderamento não é algo fixo, mas funciona em um continuam que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.

Implantação do Empoderamento:

• Primeiro passo: Tolerância a erros

• Segundo passo: desenvolvendo a confiança

• Terceiro passo: visão

• Quarto passo: fixação de metas

• Quinto passo: avaliação

• Sexto passo: motivação.

Vantagens:

• Aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa;

• O compartilhamento das responsabilidades e tarefas;

• Maior agilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão, etc.

• Além, claro, de estimular o aparecimento de novos líderes dentro das empresas.

Aplicação em três passos:

1. Um profundo compartilhamento das informações com todos os envolvidos. A informação é o objeto que destrói a incerteza. Ela é fundamental para a correta tomada de decisões. A Informação deve circular, de maneira clara, transparente e adaptada à condição e necessidade de cada equipe em particular.

2. A abertura para uma real autonomia dando às pessoas não somente as informações, mas o apoio e a liberdade necessária para agirem. É preciso confiar nestes profissionais e incentivá-los a liderar os processos em que estão envolvidos, e sob os quais assumiram responsabilidades.

3. Redução dos níveis hierárquicos e da burocracia que tornam as empresas lentas e rígidas. Através da prática de empoderamento, equipes auto gerenciadas podem atingir alto desempenho e buscar a excelência em níveis muito superiores aos de empresas centralizadoras.

Organização Horizontal:

A organização horizontal é baseada na força coletiva de todos os funcionários e não simplesmente os pontos fortes de seus gestores. Funcionários de uma organização horizontal ter mais oportunidades de trabalho em um ambiente próximo com outros funcionários. Onde um funcionário é fraco, seu colega de trabalho pode ser forte e vice-versa. Empregados em organizações horizontais pode se concentrar mais em seus pontos fortes e não ser tarefa tanto para realizar o trabalho nas áreas em que eles são fracos.

Algumas características:

• Tem estrutura enxuta, ou seja, não existem tantos níveis de chefia;

• Reduz níveis de hierarquia;

• Aumenta o poder dos que estavam mais a baixo na estrutura vertical, pois diminui a distância dos níveis de comando para os de operações.

Vantagens:

• Rotação de cargos: A gestão horizontal visa a rotatividade de cada cargo por um espaço variável de tempo.

• Ampliação horizontal: Na aplicação horizontal cada trabalhador precisa saber todos os tipos de atividades, nesse caso a mão de obra precisa ser conhecedora de todas as atividades já que irá atuar em todos (ou na maioria) dos setores principais.

• Ampliação vertical: esse de cargo exerce todo tipo de atividade onde o trabalhador aplica o controle e a execução das tarefas

• Enriquecimento de cargos: Aplica-se a ampliação horizontal e vertical a um mesmo cargo, acumulando-se os efeitos benéficos das duas.

PASSO 4

RELATÓRIO FINAL

Através do presente estudo é possível analisar e identificar os itens estudados em sala de aula, reconhecer abordagens adequadas no equacionamento e soluções de problemas logísticos dentro de um ambiente empresarial em constante mudança. Diante do exposto a Log-in Logística Intermodal foi de suma importância, devido ser uma empresa consistente no mercado e o acompanhamento de suas mudanças são transparentes na mídia, um dos motivos se dá pela sua participação no mercado de ações. Quanto às tecnologias utilizadas na empresa e o modo de gestão estão de acordo com os livro textos sugeridos em sala.

As Tecnologias de Gestão nós ajudou muito, pois além de conhecermos melhor cada uma delas, os trabalhos pedidos deram uma visão melhor sobre o que devemos tomar em relação às medidas a serem tomadas quando tornarmos administradores aptos a executá-las.

Sabemos que hoje é impossível uma empresa não se adaptarem as tantas tecnologias existentes no mercado, então para isso o que nos foi solicitado como atividade avaliativa nas etapas propostas, foi de total experiência prática viabilizando assim grandes ideais para cada um dos integrantes da equipe.

Foram também de total aproveitamento os momentos que tivemos com o administrador da empresa que realizamos os nossos estudos, pois absorvemos grandes experiências e mostramos de forma teórica com eles podem obter mais lucros com a tecnologia e com isso obtivemos mais conhecimentos teóricos e práticos.

Etapa 3

A IMPORTANCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA UMA EMPRESA

Sistema de Informação Gerencial é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas nas estruturas decisória da empresa.

O melhor Sistema de Informação é escolhido de acordo com a necessidade de informação e sua aplicação no negócio, com base em um estudo da organização e seu meio. Temos disponíveis diversos sistemas como hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos em dados e produtos de informação. Todas as partes do SI devem ser administradas para que quando solicitado prover as informações necessárias.

Entender a organização, a administração e a TI, é fundamental para que SI tenha efeitos, pois estas são as bases da sua configuração. Com essas combinações, eles podem ser contados como soluções organizacionais e administrativas.

O SIG deve ser desenvolvido de forma que atenda as necessidades dos gestores, caso contrário não terá função dentro da estrutura organizacional. Para que proporcione eficácia dentro das organizações, os SIG devem fornecer fatores para o diagnostico de cenários estratégicos e os executivos devem estar com a visão concentrada no ambiente da empresa.

A tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ações. Portanto, decisão é uma ação tomada com base na análise de informações. O gestor opta por uma alternativa entre várias, utilizando das ferramentas de SIG disponíveis e dos critérios estabelecidos pela organização. Desse aspecto, a decisão tem uma probabilidade maior de ser válida.

A empresa que não utiliza os sistemas de apoio à decisão gerencial pode ter decisões precipitadas, correndo risco de prejudicar a empresa, fora que sua estrutura pode ficar defasada em relação aos concorrentes, pois empresas de grande sucesso utilizam a SIG como papel fundamental nas diversas tomada de decisão.

Considera-se, então, que as organizações precisam disponibilizar produtos de qualidade, praticar bom atendimento, adequar sua politica de venda e preços aos clientes, cumprir prazos definidos, ou seja, estar atentas às mudanças do mercado para se mantenham competitivas. Assim, as tecnologias de administração são essenciais para o sucesso de uma empresa.

Referências

• Bibliografia:

- Décio HenriqueFranco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela (orgs.), Tecnologias e Ferramentas de Gestão – Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2011.

• Sítios da Internet:

http://pt.wikipedia.org

...

Baixar como  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »