TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termino de curso

Por:   •  6/5/2015  •  Monografia  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

desenvolvimento de produtos por meio de especificações NFC Forum, educarem os consumidores e empresas a nível mundial sobre NFC (THE NFC Forum, 2004).

O Fórum oferece uma estrutura altamente estável para o desenvolvimento de aplicação extensiva, soluções interoperáveis sem costura e segurança para transações NFC. O Fórum NFC organizou os esforços de dezenas de organizações-membro através da criação de Comissões e Grupos de Trabalho (THE NFC Forum, 2004).

Os padrões NFC clamam por modernizar o processo de descoberta, passando endereços de controle de Acesso de Mídia Sem Fio e chaves de criptografia de canal entre rádios através do canal de uma união de campo-próximo, que quando limitado a 20 cm, permite que usuários reforcem a segurança física usando troca de chave de criptografia. O fórum deliberadamente projetou o padrão NFC para ser compatível com o tag RFID ISO 15693 que opera na banda de 13.56 MHz, a tecnologia Near Field Communication podem funcionar em três velocidades, 106 kbit/s, 212 kbit/s e 424 kbit/s. (HECKE, 2011).

Figura 1: Exemplo de uso do NFC. Fonte: MeTag (2013)

Especificações NFC: A arquitetura tecnológica do NFC é baseada em três modos diferentes de operação, ponto a ponto (peer to peer ou p2p), leitura-escrita (read-write) e emulação de cartão (card emulation) (AHSON, 2008).

Figura 2: Os três modos de operação em que o NFC é baseado

NDEF - NFC Data Exchange Format Speci?cation: O principal objetivo da especificação NDEF é a padronização dos formatos de dados para dispositivos e tags NFC. As especificações NDEF não definem os tipos de registros, uma vez que são focadas sobre a estrutura dos dados da mensagem para troca de informações. O NDEF é um formato de mensagem binaria leve, projetado para agrupar uma ou múltiplas cargas/informações em uma única mensagem para troca de informações entre tags e dispositivos compatíveis com NFC. Uma mensagem NDEF pode conter uma ou mais mensagens NDEF (AHSON, 2008).

RTD – Record Type Definition: A especificação NDEF discutido anteriormente define um formato de dados comum para dispositivos NFC, mas não define os tipos de dados em detalhes. A especificação RTD fornece diretrizes para a especificação, de tipos conhecidos para inclusão em mensagens NDEF. Cada mensagem NDEF contém um registro de texto que armazena o nome do tipo de dados utilizados (AHSON, 2008).

LLCP – Logical Link Control: É um protocolo que fornece mecanismos de multiplexação e de controle de fluxo, tornando possível que vários protocolos de rede diferentes, convivam e trafeguem dentro de uma rede ponto a ponto. Ele especifica os mecanismos para endereçamento e controla a troca de dados entre os utilizadores. Ele é baseado no protocolo HDLC (AHSON, 2008).

Existem muitas formas de se utilizar a Near Field Communication, alguns acreditam que ela possa substituir os cartões de crédito e os códigos de barras. Assim, não será mais necessário buscar por máquinas de leitura nas lojas, basta aproximar o dispositivo móvel para conferir os preços dos produtos. Ao final da compra, para que seja feito o pagamento, basta refazer a mesma ação em um dispositivo instalado no caixa. (HECKE, 2011).

As principais vantagens de se utilizar o NFC, interações com o NFC não requerem mais do que um simples toque, é ideal para uma ampla gama de indústrias, ambientes, facilita a configuração rápida e simples de tecnologias sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi. Seguro as transmissões são a poucos centímetros, Inter operável trabalha com tecnologias que já existem de cartão sem contato. (GORDILHO, 2012).

As principais desvantagens de se utilizar a Near Field Communication é ter os equipamentos necessários e habilitados com a tecnologia NFC para scanear as tags ou adesivos NFC. Como qualquer outro avanço tecnológico, há custos envolvendo o desenvolvimento e a implantação da tecnologia. Há também as limitações Técnicas, havendo um limite de velocidade e quantidade de dados que pode ser transferida. (GORDILHO, 2012).

2.2 SISTEMA MOBILE

Com o aumento massivo da utilização dos smartphones em todo o mundo e a facilidade do acesso a internet utilizando dispositivos móveis, as aplicações mobile tem se tornado cada vez mais atrativas tanto para usuários quanto para os proprietários de aplicações em outras plataformas como desktop ou web. (AUTOR DESCONHECIDO, 2013).

Sistemas mobile são softwares desenvolvidos para serem utilizados em dispositivos móveis para funções específicas. Os softwares mobile são distribuídos através de plataformas especificas de distribuição geralmente operadas pela empresa proprietária do sistema operacional utilizado como App Store para sistemas Apple, Android Market para sistemas Android, BlackBerry App World para sistema BlackBerry, entre outros. Os aplicativos fornecidos para as diversas plataformas podem ser gratuitos ou pagos variando de acordo com a decisão do empresa proprietária do software. (AUTOR DESCONHECIDO, 2013).

Vantagens dos aplicativos mobile, Usabilidade Aplicativos mobile têm uma melhor usabilidade e experiência para o usuário devido ao fato de serem desenvolvidos especificamente para o uso em dispositivos mobile, aproveitando melhor a interface e os recursos que cada aparelho possui, como telas touchscreen, bleutooth, NFC, entre outros. Custo de acesso nos aplicativos mobile toda a interface já se encontra no dispositivo, evitando tráfego excessivo de dados. E as solicitações feitas na internet para se obter dados tendem a serem otimizadas para evitar o fluxo excessivo e desnecessário de dados. Recursos nativos as aplicações mobile permitem a utilização de diversos recursos contidos no celular para proporcionar, muitas vezes, mais recursos que os aplicativos para outras plataformas, como por exemplo, a utilização do GPS, câmera fotgrafica, Bluetooth, agenda telefônica e qualquer outro recurso presente no dispositivo móvel.

In App Purchase a empresa proprietária da aplicação mobile, pode vender bens, funcionalidades e conteúdos exclusivos dentro dos aplicativos. (AUTOR DESCONHECIDO, 2013).

Desvantagens dos aplicativos mobile, versões em cada alteração na estrutura ou conteúdo da aplicação, ou alteração de algum ponto na arquitetura, o usuário deve efetuar uma atualização para a nova versão. Plataformas devido a grande quantidade de plataformas de desenvolvimento, as aplicações devem ser desenvolvidas especificamente para certas plataformas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com