TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Software

Por:   •  18/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO DE TESTE E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Projeto apresentado como avaliação da Disciplina Trabalho de Curso oferecida ao 6º semestre do Curso de Ciências da Computação do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura

CUIABÁ-MT

2015

1.DELIMITAÇÃO DO TEMA

Abordar as técnicas envolvidas no processo de teste de software, e demonstrar as metodologias utilizadas e sua importância em relação ao desenvolvimento e manutenção de software.

2.PROBLEMA

Teste de software é visto por muitos desenvolvedores como um desperdício de tempo e dinheiro para não acrescentar nenhuma funcionalidade ao software, e ainda é um processo que tenta de certa forma “destruir” o sistema, com o objetivo de achar o maior número de erros possíveis. Considerando a qualidade do processo é viável a utilização do teste no desenvolvimento e manutenção de software?

3.OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

        Demonstrar as técnicas envolvidas na atividade de teste de software e sua importância para o desenvolvimento e manutenção de software.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer as técnicas de aplicação do teste no desenvolvimento de software;
  • Demonstrar a importância de sua utilização no desenvolvimento e manutenção de software e sua influência na qualidade do processo;
  • Conhecer as estratégias de teste de software

4.JUSTIFICATIVA

O teste de software é uma investigação que fornece informações sobre  qualidade do produto ou serviço testado, dando uma visão objetiva que permite identificar e compreender os riscos na implementação de softwares, podendo ser aplicado a qualquer momento no processo de desenvolvimento.

As falhas de software e a não localização desta na aplicação de um software pode gerar prejuízos e a utilização de teste no processo de validação e verificação do software tornará este processo mais seguro, tornando o teste um procedimento que garante a qualidade deste software.

O teste de software, assim como a engenharia de software, não são vistos com bons olhos pelas empresas e pelos desenvolvedores, são poucos que realmente o utilizam, e menos ainda são aqueles que conseguem aplicar e fazer funcionar. Com esse trabalho pretende-se mostrar que é viável a utilização de técnicas de teste no desenvolvimento de software e que ele contribui para a criação de um produto final de qualidade e facilita a manutenção do mesmo.

5.METODOLOGIA

Esta é uma pesquisa exploratória de abordagem teórica que pretende, através da pesquisa bibliográfica em livros, periódicos e sites específicos da área, analisar o que os autores dizem sobre o tema abordado.

Fonseca, 2002 apud Gerhardt e Siqueira, 2009, define pesquisa bibliográfica como a que é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por  meios escritos e eletrônicos. É o passo inicial de qualquer trabalho científico e permite ao pesquisador conhecer o que já foi estudado sobre o tema. Nas pesquisas baseadas unicamente na pesquisa bibliográfica procuram-se referências teóricas publicadas com o objetivo de obter informações e conhecimentos prévios sobre o problema ao qual se quer uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com