TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos Primitivos IHC Visões

Por:   •  30/11/2021  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos Primitivos

Criados para realizar tarefas na computação utilizamos variáveis para manipular dados, por exemplo: nome, idade, altura, peso, sexo, saldo etc. Para cada variável armazena apenas um tipo de dado.
          Em computação existem apenas 4 tipos de dados primitivos, algumas linguagens subdividem esses tipos de dados de acordo com a capacidade de memória necessária para variável. Os tipos de dados primitivos são:

           INTEIRO: Representa valores numéricos negativos ou positivos sem casa decimal, ou seja valores inteiros. As operações permissíveis são:

soma é indicada por +
subtração é indicada por -
multiplicação é indicada por *
divisão inteira é indicada por div
resto da divisão é indicada por mod

            REAL:  Representa valores numéricos negativo ou positivo com casa decimal, ou seja, valores reais. Também chamados de ponto flutuante. As operações do tipo real são:

soma é indicada por +
subtração é indicada por -
multiplicação é indicada por *
divisão é indicada por /

diferente da operação do tipo inteiro não devemos confundir o “/” com o div, pois nessa operação é uma divisão exata e não há resto.

          LÓGICO: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, VERDADEIRO ou FALSO. Pode ser representado apenas um bit (que aceita 1 ou 0). As operações sobre valores lógicos são:

e (conjunção) indicada por .e. ou &
ou (disjunção) indicada por .ou. ou v
não (negação) indicada por ¬

           CARACTER: Toda e qualquer informação composta por um conjunto de caracteres alfanuméricos (letras, números, caracteres especiais).
Exemplo:
Meu nome é José.
Sou natural de São Paulo.
Em programação, os caracteres sempre aparecem em aspa dupla ou apóstrofos. “José” “São Paulo”

Mecanismos de construção

São usados para a construção de novos tipos, a partir de tipos primitivos. Sendo seu formato e abreviações: Vetor(vet), Registro(reg), Sequência(seq) Referência(ref) ou Alternativa(alt).

Vetor: é formado por um agregado de valores do mesmo tipo, deve-se ter um limite de tamanho, um inferior(sendo o início) e um superior(até onde vai). Pode-se achar a posição de interesse do vetor por meio de colchetes “[ ]”. Por exemplo, num vetor de reais, dado por “vet Salario [1....13] de real”, que guarda os salários de um funcionário durante todo o ano, incluindo o 13º. Se é necessário acessar seu salário do mês 5, pode-se achar com  “Salario[5]”.

Registro: podem ser de tipos diferentes, como inteiro e real, por exemplo, colocamos a denominação “reg” seguida pelos dados e seu tipo. Diferentemente do vetor, não definimos um limite numérico, apenas dizemos quais os seus “integrantes”. Por  exemplo um registro que contenha o salário, e  o número de registro do funcionário, ficaria assim: reg (Funcionarios: int, Salario: real).

Sequência: é uma ordenação de mesmo tipo, também não limitamos, exceto pelo fato de ser finito. O uso mais comum seria  “strings”, que seria uma cadeia de caracteres.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com