TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Banco de Dados

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

1.1. 
Dados : São fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

Banco de Dados É uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente.

SGBD : Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD — Database Management System) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados

Sistema de Banco de Dados : É a união do Banco de Dados com o software de SGBD

Catálogo de Banco de Dados : É um inventário organizado de ativos de dados na organização. Ele usa metadados para ajudar as organizações a gerenciarem seus dados.

Independência entre dados e programas : No processamento de arquivos tradicional, a estrutura dos arquivos de dados está embutida nos programas de aplicação, de modo que quaisquer mudanças em sua estrutura podem exigir alteração em todos os programas que acessam esse arquivo. Ao contrário, os programas que acessam o SGBD não exigem tais mudanças na maioria dos casos. A estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGBD separadamente dos programas de acesso. Chamamos essa propriedade de independência de dados do programa.

Visão do usuário :  Um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para uma finalidade específica. Ele possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações previamente concebidas nas quais esses usuários estão interessados.

DBA : É responsável por autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso e adquirir recursos de software e hardware conforme a necessidade. Também é responsável por problemas como falhas na segurança e demora no tempo de resposta do sistema. Em grandes organizações, ele é auxiliado por uma equipe que executa essas funções.

Usuário final : Um banco de dados tem alguma fonte da qual o dado é derivado, algum grau de interação com eventos no mundo real e um público que está ativamente interessado em seu conteúdo. Os usuários finais de um banco de dados podem realizar transações comerciais (por exemplo, um cliente compra uma câmera) ou eventos podem acontecer (por exemplo, uma funcionária tem um filho), fazendo que a informação no banco de dados mude.

Transação programada : Os programadores de aplicação escrevem programas em linguagens hospedeiras, como Java, C ou C++, que são submetidas a um pré-compilador. O pré- compilador extrai comandos DML do programa de aplicação escrito em uma linguagem de programação hospedeira. Esses comandos são enviados ao compilador DML para serem compilados em código objeto para o acesso ao banco de dados. O restante do programa é enviado ao compilador da linguagem hospedeira. Os códigos objeto para os comandos DML e o restante do programa são ligados (linkados), formando uma transação programada, cujo código executável inclui chamadas para o processador de banco de dados em tempo de execução. As transações programadas são executadas repetidamente pelos usuários paramétricos, que apenas fornecem os parâmetros para as transações.

Sistema de banco de dados dedutivo:  É um sistema de banco de dados que inclui capacidades para definir regras que possam deduzir ou inferir informações adicionais a partir de fatos que estão armazenados no banco de dados.

Objeto persistente : Tornar um objeto persistente significa que se deve armazenar não apenas os valores de seus atributos como também os seus métodos. Contudo, é muito comum armazenar o código (método) em arquivos fora do banco de dados.

Metadados : A definição ou informação descritiva do banco de dados também é armazenada pelo SGBD na forma de um catálogo ou dicionário, chamado de metadados.

Aplicação para processamento de transação : O SGBD precisa incluir um software de controle de concorrência para garantir que vários usuários tentando atualizar o mesmo dado faça isso de uma maneira controlada, de modo que o resultado dessas atualizações seja correto. Por exemplo, quando vários agentes de viagem tentam reservar um assento em um voo de uma companhia aérea, o SGBD precisa garantir que cada assento só possa ser acessado por um agente de cada vez para que seja atribuído a um único passageiro. Esses tipos de aplicações geralmente são chamados de aplicações de processamento de transação on-line (OLPT — On-Line Transaction Processing). Um papel fundamental do software SGBD multiusuário é garantir que as transações concorrentes operem de maneira correta e eficiente.


1.2. 
R
= Definição : Envolve especificar os tipos, estruturas e restrições dos dados a serem armazenados. A definição ou informação descritiva do banco de dados também é armazenada pelo SGBD na forma de um catálogo ou dicionário, chamado de metadados.
Construção :  É o processo de armazenar os dados em algum meio controlado pelo SGBD. Manipulação :  Inclui funções como consulta ao banco de dados para recuperar dados específicos, atualização do banco de dados para refletir mudanças no minimundo e geração de relatórios com base nos dados.
Compartilhamento : Permite que diversos usuários e programas acessem-no simultaneamente.

1.3. 
R=
Natureza de autodescrição de um sistema de banco de dados : Uma característica fundamental da abordagem de banco de dados é que seu sistema contém não apenas o próprio banco de dados, mas também uma definição ou descrição completa de sua estrutura e restrições. Essa definição é armazenada no catálogo do SGBD, que possui informações como a estrutura de cada arquivo, o tipo e o formato de armazenamento de cada item de dados e diversas restrições sobre os dados. A informação armazenada no catálogo é chamada de metadados, e descreve a estrutura do banco de dados principal.

Isolamento entre programas e dados, e abstração de dados :  A estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGBD separadamente dos programas de acesso. Em alguns tipos de sistemas de banco de dados, como os orientados a objeto e objeto-relacional, os usuários podem definir operações sobre dados como parte das definições do banco de dados. A característica que permite a independência de dados do programa e a independência da operação do programa é chamada de abstração de dados.

Suporte de múltiplas visões dos dados : Um banco de dados em geral tem muitos usuários, cada um podendo exigir um ponto de vista ou visão diferente do banco de dados. Uma visão pode ser um subconjunto do banco de dados ou conter dado virtual que é derivado dos arquivos do banco de dados, mas não estão armazenados explicitamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com