TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Banco de Dados

Por:   •  20/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

 Modelo Conceitual[a]

Em uma escola de Música os alunos podem aprender a tocar diversos instrumentos através de aulas semanais com duração de uma hora, de forma individual. A instituição conta com vários professores, cada qual especializado em um ou mais instrumentos.

O aluno tem o dever de avisar o motivo da sua ausência na secretaria da escola com antecedência de 24 horas (a questão do imprevisto nãpo pode ser comunicada com 24 horas de antecedência. fatos como falecimentos em família, ocorrem de um momento para outro. Rever este ponto do contexto[b]). O estudante tem direito à reposição da aula, nos casos citados anteriormente, em momento a ser agendado um dia e horário diferentes do regular, além de depender da disponibilidade do professor e do aluno. Esta remarcação fica a cargo da secretaria...[c]

 Cada aluno tem direito à apenas uma aula de reposição por mês, as outras ausências serão consideradas aulas dadas.

As aulas são divididas em três etapas:

  • Teórica

Aqui o aluno aprende todo conhecimento teórico musical, como as escalas, que são sequencias ordenadas de notas, harmonia, partituras e etc.

  • Pratica – Técnica

Exercícios práticos são aplicados, visando o ganho de sincronia e agilidade.

  • Repertorio

Nessa etapa o aluno pratica o que aprendeu nas outras duas etapas, é também a parte mais decisiva, pois há o reafirmamento da sua identidade musical aplicado as suas músicas favoritas.

As mensalidades são pagas sempre em datas específicas com base na disponibilidade financeira do aluno e/ou de seus responsáveis, geralmente a que melhor agrada o aluno e caso possua interesse em cursar outras disciplinas descontos são gerados, proporcionais a quantidade de cursos adquiridos, tudo visando o bem estar do aluno, uma vez que possa desenvolver maiores aptidões em diferentes áreas, mantendo assim o interesse do aluno no curso e no aprendizado.

O Aluno dispõe de total suporte da escola com matérias didáticos intra e extracurriculares, além de poder emprestar um instrumento caso lhe seja necessário para o desenvolvimento prático das aulas ou eventos da escola.

Aos recém músicos é dado a oportunidade de seguir carreira na música bem como se tornarem colaboradores da escola.

Modelo Entidade-Relacionamento

Alunos (Cod_Aluno, Nome_Aluno, Data_Nascimento, RG, Telefone, Endereço);

Secretaria (Cod_Aluno, Cod_Professor, Horario_ausencia);

Mensalidade (Cod_Matrícula, Valor_Mensalidade, Data_Mensalidade, Data_Mens_Paga)

Instrumentos (Cod_Instrumento, Tipo_Instrumento);

Aulas (cod_aula, categoria_aula, horário_aula, Cod_Professor, Cod_Aluno) Cod_Professor, Professores Cod_Aluno, Alunos;

Professores (Cod_Professor, CPF, Especialidade, Endereço, Telefone);

Reposições (cod_aula_reposicao, horário_reposicao, categoria_Aula, Cod_Aluno, Cod_Professor) Tipo_Aula, Aulas - Cod_Aluno, Alunos - Cod_Professor, professores;

Relacionamentos

Avisam Ausência – n,n (Data_Aviso_Ausencia, Cod_Aluno)

Marca – n,n (Cod_Aluno, Cod_Professor, Horario_Reposicao)

Atributos Multivalorados

Aluno (Telefone, Tipo_Aula)

Professor (Telefone, Especialidades)

Aula (Cod_Professor, Cod_Aluno)

Cardinalidades [d]

De aluno para Instrumento a cardinalidade é 0,1, pois cada aluno irá emprestar um instrumento por vez da escola, já de Instrumento para Aluno é 0, n, pois nenhum, ou mais de um aluno pode emprestar os instrumentos da escola de uma vez. .A relação de Aluno para mensalidade têm cardinalidade 1, n, pois para ser aluno, ele precisa estar matriculado em pelo menos um instrumento, e não é impedido de se matricular em mais de um, e o contrário, ou seja, Mensalidade para Aluno é 1,1, Cada mensalidade irá ser paga por um e apenas um aluno. Aluno para Aula é 1,n, pois cada aluno pode se matricular em no mínimo um instrumento, e no máximo, vários, e o contrário é 1,1, pois as aulas são individuais. De Aluno para Reposição é 0,1, pois se o aluno não faltar, não haverá a necessidade de ele fazer a aula de reposição, e o máximo é 1, pois os alunos têm o direito de apenas 1 aula de reposição por mês, e o contrário, Reposição para Aluno é 1,1, porque até mesmo as aulas de reposição são individuais. Aluno para Secretaria: 0,n, pois o aluno pode não se comunicar com a secretaria, e também pode avisar várias ausências, mesmo que será reposta apenas 1 aula/mês. Secretaria para Aluno: 0,n, assim como nenhum aluno avise a sua ausência, vários alunos podem avisar de uma vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com