TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabçaho infor

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E TECNOLOGIA

Como esclarecimentos inicias, segundo consta no Dicionário Eletrônico UOL (2009), ética significa parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, ou ainda conjunto de princípio morais que se devem observar no exercício de uma profissão. E, tecnologia significa ciência ou tratado acerca dos ofícios e das artes em geral, ou ainda aplicação dos conhecimentos científicos a produção em geral. Em outras palavras, de acordo com TOMELIM e SIEGEL (2007), tecnologia refere-se à aplicação prática das descobertas da ciência; trata-se das artes em geral; conjunto de processos relativos à indústria ou arte.

De certa forma a ética encontra-se muito próxima da honestidade e da índole de cada indivíduo já que é uma ciência da conduta moral dos homens em sociedade. Por isso, com a chegada das tecnologias o homem tornou-se cada vez mais capitalista e esquecendo-se de valores morais considerados muito importantes, como a ética, hoje é possível perceber as conseqüências de tais comportamentos porque vivemos em uma sociedade onde seultrapassa algumas normas, estas justamente criadas para conseguirmos conviver em sociedade, ocasionando muitos conflitos e até, porque não dizer, desastres humanísticos nos quais ouvimos falar todos os dias nos noticiários em todo o mundo.

Por estes esclarecimentos podemos dizer que tanto a ética quanto a tecnologia são estudos de partes muito diferentes que deveriam e devem sempre caminhar juntas, pois no fim, as melhores e mais úteis conclusões ou descobertas são as que resultaram com ambas aplicadas de maneira conjunta.

Nós, como seres humanos, somos o principal, ou talvez, o único elo entre a tecnologia e a ética. Cada vez mais, grandes universidades estão preparando novos médicos, advogados, engenheiros, cientistas etc. que provavelmente irão “dominar” o mundo nas próximas gerações, dando continuidade em novos avanços tecnológicos. Porém, avançar tecnologicamente significa alem de qualquer coisa, conciliar a tecnologia junto com a ética, pois como iremos avançar tecnologicamente de forma benéfica se todo o conhecimento de um engenheiro, se aplicará em projetos maléficos, se todo o poder e conhecimento de um advogado reconhecido se restringirá em defender um corrupto, ou ainda, a genialidade do melhor cientista, se todas as suas experiências são má intencionadas (devidos a fins financeiros, vingança etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com