TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Por:   •  20/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 11

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC

ASSESSORIA PEDAGOGICA PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

EDUCACIONAL

PEIXOTO DE AZEVEDO/MT

2014

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC

ASSESSORIA PEDAGOGICA PEIXOTO DE AZEVEDO – MT

ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

EDUCACIONAL

 

Diretor: João Paulo Silva Souza

Coordenadores: Ermita de Jesus Santos e Marilene Ramos

PEIXOTO DE AZEVEDO/MT

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------  04

JUSTIFICATIVA-------------------------------------------------------------------------   05

OBJETIVO GERAL---------------------------------------------------------------------

OBJETIVOS ESPECÍFICOS----------------------------------------------------------

REFERENCIAL TEÓRICO-----------------------------------------------------------

AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA------------------------------------------------

ESCOLA

Escola Estadual Monteiro Lobato.

MUNICÍPIO

Peixoto de Azevedo.

ESTADO

Mato Grosso.

IDENTIFICAÇÃO

A Escola Estadual Monteiro Lobato, foi criada no dia 04/04/1995, através do Decreto nº 86/95 publicado em Diário Oficial de 04/04/1995, estando autorizada a Renovação de Autorização Etapa Ensino Fundamental conforme Diário Oficial de 27/10/2009 Autorização CEB nº 414/2009 CEE/MT, e Autorização de Credenciamento Diário Oficial de 27/10/2009 Autorização Credenciamento CEB nº 328/2009 CEE/MT.

A Escola Estadual Monteiro Lobato - Ensino Fundamental está localizada à Rua Américo Vespúcio S/N, Bairro Centro Novo, Peixoto de Azevedo-MT. CEP: 78530-000 Telefone: (66) 3575-2351 – E-mail: paz.ee.monteiro.lobato@mt.gov.br, oferece os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, do 1º ao 6º ano, em dois turnos, matutino e vespertino. A Escola Estadual Monteiro Lobato é administrada pela gestão atual do professor diretor João Paulo Silva Souza e Coordenadoras Ermita de Jesus Santos e Marilene Ramos. O período matutino possui 10 (dez) turmas, sendo 1 (um) 1º ano, 2 (dois) 2º anos, 2 (dois) 3º ano, 2 (dois) 4º ano, 2 (dois) 5º ano  e 1 (um) 6º ano e 1 (uma) (classe multifuncional), funciona das 7:00hs às 11:00hs, num total de 265 (duzentos e sessenta e cinco) alunos. O período vespertino possui 10 (dez) turmas, sendo 2 (dois) 1º ano, 2 (dois) 2º ano, 2 (dois) 3º ano, 1 (um) 4º ano, 2 (dois) 5º ano, 1 (um) 6º ano e funciona das 13:00hs às 17:00hs, num total de 220 (duzentos e vinte) alunos. Sendo uma instituição de ensino que se encontra localizada no centro do município, recebemos alunos de vários bairros.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A Escola Estadual Monteiro Lobato conta com uma variedade diversificada de novas ferramentas tecnológicas, das quais citamos lousa digital, projetor, retroprojetor, impressoras, computadores e notebooks, televisão e aparelhos de DVD.

JUSTIFICATIVA

O computador é um valioso instrumento para desenvolver projetos, para trabalhar temas gerais ou qualquer outro tipo de abordagem educativa. Assim, é importante que os alunos compreendam os recursos tecnológicos como alternativas possíveis para a realização de determinadas tarefas. As novidades tecnológicas que estão surgindo atualmente são de grande utilidade no processo de ensino-aprendizagem, contribui no raciocínio e até diminuem o processo de evasão escolar. Para tanto, o educador necessita desenvolver um ambiente de aprendizagem em que os educandos possam ter determinação, resolver problemas, possibilidades para alinhar erros e criar conclusões pessoais.

Conforme SEABRA (2010),

[...] a utilização da internet como ferramenta de busca e consulta para trabalhos escolares e até mesmo para projetos de aprendizagem é algo cada vez mais comum na vida dos estudantes. Estas ferramentas podem colaborar na educação, desde que não sejam usadas a esmo e sem a orientação do professor. [...]

O uso do Laboratório de Informática Educacional, – que aqui será usado como sigla LIED, – contribui de muitas maneiras para o desenvolvimento da aprendizagem para os alunos, abre uma porta para a busca de novos conhecimentos; aprofundamentos em experiências e um mundo de novas tecnologias. Essas tecnologias permitem que os alunos descubram, e, vão, em busca de novos conhecimentos, descobrindo, desta forma, novas fontes de aprendizagem.

Levando-se em consideração essa situação, se faz necessário o uso do LIED na escola, haja vista que, adaptando esse instrumento ao Currículo Escolar, estaremos utilizando o computador como uma ferramenta de apoio tanto as matérias e aos conteúdos que serão executados, e, além de tudo, integrando e preparando os alunos para uma sociedade informatizada.

Possuímos um LIED na Escola Estadual Monteiro Lobato, que usufrui de 19 computadores em bom estado de conservação e todos em funcionamento, com acesso a Internet, sendo os sistemas operacionais Linux Educacional 3.0, Linux Educacional 4.0 e Windows XP Professional; o laboratório hoje não esta sendo utilizado com frequência, devido ao fato de não ter um técnico disponível para que atenda aos alunos e aos professores desta escola.

O presente projeto visa buscar um técnico com conhecimentos de informática para que o mesmo venha atender, tanto aos alunos quantos aos profissionais que pretendem fazer uso do LIED desta instituição.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo principal buscar, junto aos órgãos competentes, a autorização e disponibilidade de um técnico para que atenda ao LIED, considerando que a escola possui um laboratório disponível com os equipamentos todos adequados e disponíveis para o uso dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com