TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: FORMAL E INFORMAL

Por:   •  16/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.074 Palavras (21 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO ENTERNACIONAL

UNINTER

JOEL ZANATA LIMA DE SOUZA – RU 1677311 TURMA 10/2017

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: FORMAL E INFORMAL

CORONEL FABRICIANO

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO ENTERNACIONAL

UNINTER

JOEL ZANATA LIMA DE SOUZA – RU 1677311 TURMA 10/2017

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: FORMAL E INFORMAL

[pic 1]

CORONEL FABRICIANO

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA E CONCEPÇÕES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL        5

2.1 APRESENTAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA        5

2.2 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DA ESCOLA        6

2.3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESTA INSTITUIÇÃO        8

2.4 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA MUNICIPAL OTÁVIO CUPERTINO DOS REIS        8

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES REALIZADAS        10

3.1 AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO        10

4 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA:        13

5 O ATENDIMENTO À COMUNIDADE:        14

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        17

ANEXO A - FICHA DE FREQÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL OTÁVIO CUPERTINO DOS REIS        18

ANEXO B - FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ESCOLA OTÁVIO CUPERTINO DOS REIS)        20

APÊNDICES        Erro! Indicador não definido.

APÊNDICE A – PLANO DE AÇÃO (OFICINA PEDAGÓGICA)        Erro! Indicador não definido.

APÊNDICE B – MATRIZ PARA APLICAÇÃO DO 3º MOMENTO DA OFICINA        Erro! Indicador não definido.

APÊNDICE C - FICHA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO        Erro! Indicador não definido.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho, se trata de um relatório de estágio supervisionado em gestão educacional contendo descrições sobre as minhas observações feitas em campo e delas, apresento as minhas impressões obtidas pela prática desta observação.

A prática deste estágio, é um requerimento obrigatório da escola superior de educação do Centro Universitário Internacional Uninter, em especial, do curso de segunda licenciatura em pedagogia, sendo uma das disciplinas estendidas deste curso e, portanto, necessária para a graduação. Neste trabalho, apresento detalhes que tornaram possíveis esta experiência.  

O conteúdo apresenta atividades sequenciais, as quais são o cumprimento das recomendações do manual de estágio obrigatório desta escola disponibilizado no ava/univirtus, ambiente virtual de aprendizagem.

Este estágio, se  dividiu em dois momentos sendo o primeiro momento com 40 horas em campo, cumprindo 2 horas reservadas para a visita e conversa na escola escolhida e que será a cedente neste processo; 6 horas para consultas e verificação de informações pertinentes ao estágio (Projeto Político Pedagógico da instituição) e 32 horas de visitas para observação participativa junto ao corpo docente ou profissionais atuantes da escola ou instituição. A segunda etapa, se deu em 60 horas preenchidas por procedimentos como leituras de textos, livros, acesso aos conteúdos da plataforma ava/univirtus e preenchimento de fichas e documentos.

O curso de pedagogia, é um curso voltado para o estudo das ciências educacionais, tendo seu principal objeto de estudo os métodos de ensino, ou metodologias, onde são apresentadas a didática das diversas formas de ensino das variadas disciplinas comuns nos currículos escolares. O estudo teórico dessas metodologias possibilita ao aluno licenciando, um aporte reflexivo sobre o que é, e o que significa ser professor.

         O estágio supervisionado é necessário pela necessidade de colocar em prática aquilo que se aprende durante o curso e é um momento de extrema importância para aqueles que são candidatos a professor.

        De acordo com a lei 11.788/2008, Art.1º:

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Lei 11.788/2008, Art. 1º ).

Podemos ver com isso que a atuação no estágio permite ao estudante que se reveja todos os conceitos estudados no curso, além de dar a ele a experiência de como realmente se procede em uma sala de aula ou nos fazeres pedagógicos institucionais, bem como práticas administrativas de gestão. A união da teoria com a prática se faz necessária porque o trabalho docente necessita de constantes reflexões e considerações sobre os seus fazeres. Podemos considerar que o fazer docente se realiza na aprendizagem do aluno, que é a parte mais importante deste processo.

Ainda vemos a importância da realização do estágio nas preocupações dos governos ao promover políticas públicas como no caso do plano nacional de educação em sua meta nº 15 que descreve:

Valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica... (Lei 13005/2014. Plano Nacional de Educação meta 15).

O objetivo deste trabalho é, portanto, relatar estas experiências vindas desta observação em campo, apontando os detalhes de procederes organizacionais do trabalho pedagógico e da gestão dentro do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com