TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Por:   •  17/10/2020  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho de Pesquisa

Francisco Ramos Bisneto

Trabalho da disciplina de Serviços em Clouding

Tutor: Rogério Leitão Nogueira

Brasília – Ensino à distância

2019


Sumário

Situação        3

Análise        3

Implantação        4


Situação

Uma empresa de pequeno a médio porte chamada CHIQ dispõe de uma pequena equipe de TI que lida com todas as necessidades de tecnologia; de toda a infraestrutura até suporte técnico.

Toda essa demanda deixa a equipe sobrecarregada, muitos dos problemas nos servidores demandam extensa alocação dos membros da equipe de TI para resolver os problemas e os incidentes e chamados gerados pelos usuários dos computadores acabam ficando atrasados.

O espaço físico da empresa para seus servidores está chegando perto do limite; embora a infraestrutura seja o bastante no momento, a empresa está prosperando e em crescimento. Análises mostram que em médio-longo prazo será necessário aumentar a capacidade de armazenamento e infraestrutura da empresa para suportar o crescimento.

Diante dessa análise, a empresa contratou uma consultoria para sugerir melhoria na área de tecnologia da empresa. Esta então sugeriu o serviço de Cloud para a empresa CHIQ.

A empresa CLOQ então é acionada para realizar o serviço de Cloud para a empresa CHIQ; devido à importância de prover o serviço mais ideal para a empresa CHIQ, a CLOQ decide analisar as necessidades para ver qual seria o tipo de serviço de Cloud mais adequado.

Análise

A CLOQ analisa os problemas encontrados pela CHIQ e entende que o tipo de serviço mais viável é a IaaS (Infrastructure as a Service). O serviço faria com que a infraestrutura de processamento e armazenamento da empresa fosse alocado para a nuvem. Este serviço traria as seguintes vantagens:

  1. Com a infraestrutura ficando por conta da CLOQ, o setor de TI da empresa CHIQ terá menos atividades relacionadas a lidar com essa infraestrutura. Tendo mais tempo, a equipe de TI pode tratar chamados e outros incidentes com mais eficiência, além de outros projetos e necessidades internas.
  2. Ao remover os mainframes e servidores da empresa, essa ganhará um espaço físico adicional que pode evitar gastos com mais espaço para a empresa por um pequeno período ao ser reutilizado.
  3. Pelo fato da CLOQ cuidar do hardware, a empresa terá redução de custos, já que não precisará arcar com custos de segurança, manutenção e o próprio hardware.
  4. Conforme a empresa cresce, ela poderá usufruir dos serviços com escalabilidade e usar aquilo que for necessário e pagar de acordo com o que consume.

Com o tipo de serviço definido, é necessário selecionar o modelo de implementação de nuvem a ser fornecida. Pelo fato de ser um serviço para uma empresa singular, o modelo mais adequado é uma nuvem privada. Esse modelo garantirá um data center privado, que será mais ágil, eficiente e com melhor escalabilidade para o uso da empresa.

Implantação

Além das vantagens vistas na fase de análise, existem os ganhos inerentes ao utilizar um serviço de Cloud Computing como: backups automáticos, acesso em qualquer momento, segurança, acesso de qualquer lugar e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com