TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Projeto Integrador apresentado a Universidade Nove de Julho no curso de engenharia civil, como parte dos requisitos para a avaliação AV2

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

Projeto integrador 3º Semestre

Universidade Nove de Julho

Projeto Integrador

São Paulo, 2016.

Solução para o problema de falta d’água.

“Relatório do Projeto Integrador apresentado a Universidade Nove de Julho no curso de engenharia civil, como parte dos requisitos para a avaliação  AV2”.

Orientadores:

Prof.ª: 

São Paulo, 2016.

Resumo

Este Projeto foi desenvolvido por alunos do terceiro semestre do curso de Engenharia Civil, durante as aulas da disciplina Física Geral e Experimental III. Tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a falta d’agua e propor cinco possíveis soluções para o problema, eleger uma explicar sua escolha e construir um protótipo com base na solução eleita. No decorrer do primeiro capitulo deste trabalho foi apresentado o Embasamento Teórico aplicado ao projeto. No segundo capitulo foi apresentado à lista de materiais, montagem e desenhos ilustrativos da construção da Cisterna. No terceiro capitulo apresentou-se os conceitos físicos usados, explicações das formulas matemáticas aplicadas, testes e cálculos aplicados.

Concluiu-se que este trabalho estimulou uma pratica e o respectivo registro acadêmico padrão na área de pesquisa acadêmica aprimorando o trabalho em grupo e favorecendo a operacionalizar os conhecimentos científicos e saberes adquiridos nas diversas disciplinas em sala de aula.


Sumario

1.0        Introdução        6

2.0 Objetivos        7

2.1 Objetivos específicos        7

3. Embasamentos Teóricos        8

3.1 Primeira possível solução Cisterna (Reservatório)        8

3.2 Coletores de ar que condensam água        10

3.3 Dessalinização da agua do mar        12

3.4 Transposição de rios        14

3.5 Despoluição e proteção de Mananciais        16

4. Ideias iniciais para a construção do protótipo        18

4.1 Desenvolvimento do Projeto        18

5. Materiais        19

6. Orçamento        20

7. Desenho        21

7.1 Desenho Técnico        21

8. Montagem        22

9. Utilizações da agua de reuso        26

10. Conclusão        27

11. Cronograma dos encontros do grupo        28

12. Referencias bibliográficas        29


  1. Introdução

Este projeto foi desenvolvido com finalidade de construir um Protótipo como solução para a falta d’agua. Inicialmente pensamos em como seria o objeto e como ele reagiria apenas com a força da gravidade, por fim o grupo em concordância decidiu-se que ele seria construído com tabuas de pinus, garrafas pet e canos em pvc. Utilizando os conceitos físicos conseguimos fazer com que a agua seguisse seu percurso, sendo que tendo em mente o tempo para a agua ser filtrada e armazenada dentro da cisterna. Todas as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) serão utilizadas na resolução do trabalho final entregue, sendo de conclusão final.    


2.0 Objetivos

Desenvolver habilidades que possibilitem ao aluno aplicar conhecimentos físicos e matemáticos, adquiridos através das disciplinas e de pesquisas, na solução de problemas e desenvolvimento de produtos.

2.1 Objetivos específicos

Projetar e construir um único equipamento para coletar, filtrar e armazenar certa quantidade de água não potável buscando viabilidade e aplicabilidade do protótipo, onde ao final do processo, a água deverá estar em condições de reuso. Cada grupo apresentará um seminário de, no máximo, quinze minutos, que conterá, necessariamente, as etapas de construção do equipamento e uma planilha interativa em Excel na qual sejam mostrados os resultados de eficiência do equipamento em relação à economia de água no imóvel ao qual o equipamento foi instalado.


3. Embasamentos Teóricos

3.1 Primeira possível solução Cisterna (Reservatório)

[pic 3]

cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com