TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES

Cuiabá - Polo Icec

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES

Nome completo do aluno: Eduardo Trindade de Queiroz

RA: 1838657

Curso: Sup. Tecn. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º Semestre

Cuiabá - Polo Icec

2018

RESUMO


ABSTRATC


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO


APRESENTAÇÃO DA ONG AMIGOS DO BEM

Nome da ONG: ONG amigos do bem

Objetivo: Prestar serviço para crianças portadoras de necessidades especiais através das tecnologias assistivas e promover a inclusão digital.

Público alvo: Crianças e familiares

Tipos de deficientes que a ONG atende: Deficientes visuais, deficientes auditivos, deficiências sensoriais, deficiências motoras.

O QUE OFERECEMOS

A ONG Amigos do Bem proporciona ao deficiente uma séries de recursos e serviços de acessibilidade ao uso do computador, através de hardwares e softwares projetados para atender determinada necessidade e desenvolver aquilo proposto, fazendo com que o deficiente adquira conhecimento e habilidades para seu desenvolvimento.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ONG

Para receber atendimento na ONG amigos do bem, a família da criança faz uma entrevista e a criança passa por uma espécie de triagem para verificar se ela tem o perfil que a instituição está preparada para atender. Essa etapa de análise servirá para definir qual a melhor tecnologia a ser proposta para seu desenvolvimento, possibilitando que construa ativamente conhecimento e atingindo os objetivos educacionais propostos. Se a criança for aprovada no processo de triagem será matriculada na entidade.

A ONG amigos do bem é equipada com uma grande variedade de tecnologias assistivas (recursos e serviços) para acessibilidade do deficiente ao computador.  Possui Salas de Recursos Multifuncionais, que são um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

 E para que esses recursos e serviços sejam aplicados de forma correta e responsável, a entidade conta com profissionais capacitados com conhecimentos específicos adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e especialização.

São esses profissionais capacitados que irão identificar, elaborar e organizar as tecnologias assistivas adequados para o deficiente, podendo também indicar a ONG a aquisição de novos recursos/ferramentas para o determinado deficiente. Basicamente o papel desses profissionais é observar um determinado problema com a criança/deficiente e propor uma solução. Essa solução é através dos recursos e serviços da tecnologia assistiva.

Com isso a ONG busca ampliar as habilidades dessas crianças com deficiência através das tecnologias assistivas e juntamente com o auxílio pessoas preparadas.

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE AO COMPUTADOR

A Tecnologia Assistiva, também chamada de “Acessibilidade ao Computador”, oferece uma variedade de ferramentas que possibilitam que as pessoas com deficiência utilizem o computador de forma eficaz e independente.

Atualmente a TA oferecem uma gama de “recursos de acessibilidade ao computador” que facilitam a avaliação e uso dos equipamentos, mais adequados a cada necessidade, que tem por base o conhecimento do usuário, do seu potencial funcional e conhecimento dos recursos.

Para uso e acessibilidade ao computador são oferecidos uma variedades de interfaces de entrada (input) e de saída (output), para facilitar a possibilidade de se utilizar o computador de forma eficaz e independente.

Hardware (equipamentos) e software (programas) sofrem adaptações para possibilitarem a utilização do computador, de forma independente, como teclados expandidos ou reduzidos, colmeias, teclados programáveis e teclados virtuais com varredura, acionadores diversos, leitores de tela, sintetizadores de voz, entre outros.

HARDWARES UTILIZADOS NA ONG

O USO DO TECLADO

Para pessoas com deficiência, para o uso do teclado convencional, geralmente são feitos adaptações com outros acessórios. Entre os principais exemplos podemos destacar:

Ponteiras ou órtese para digitação

Haste de material variado com uma extremidade emborrachada e que é fixada em uma parte do corpo do usuário que pode ser a mão, o punho, a testa ou a boca.

[pic 1] [pic 2]

Colmeia

Superfície de material rígido e perfurado, confeccionado usualmente em chapa de acrílico transparente, plástico ou metal, que funciona como limitador de movimento é da sobre o teclado convencional, tendo umas perfurações coincidentes às teclas do mesmo.

Apoio de mão/punho

Almofadas de dimensões, variadas, para posicionar corretamente as mãos e dedos com relação ao teclado. Ajudam a prevenir a fadiga e minimizam os esforços desnecessários, que podem levar as lesões por esforços repetitivos (LER).

Adesivos

Etiquetas autoadesivas que apresentam letras e sinais grandes e em cores constantes, aplicadas sobre as tecla e utilizadas para melhorar a percepção visual das mesmas.

Recursos de software

Programas que integram o sistema operacional do computador e/ou vendidos separadamente, que adicionam funções ao sinal gerado pelo teclado em seu caminho de processamento. Inclui a filtragem de teclas e toques indesejados, controle sobre repetição de pulsos em pressionamento prolongado, teclas aditivas que permitem o pressionamento seriado em substituição ao pressionamento simultâneo de teclas para gerar outras funções ou simplesmente para gerar letras em maiúsculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (221 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com