TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 11

Participantes:

                     Claudia Nazaré Alves Bonatto                    6814002586

                     Cleonice Mara de Morais                             6814016523

                    Normélia dos Santos Costa                         1299526301

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Projeto Integrador I

Projeto Integrador I apresentado como parte do requisito para formação no curso de pedagogia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba sob a orientação do professora..Karina Gardin Amaral.

     

Piracicaba

2015

RESUMO DO PROJETO

 O presente projeto apresenta o estudo e pesquisa sobre o uso das tecnologias em sala de aula a exemplo os tablet. Como ferramenta de auxilio na aprendizagem e inclusão das crianças com deficiência, cuja realização de atividades da  rotina escolar, são desafiadoras. Baseado na reflexão de como o uso de tecnologia pode facilitar e contribuir para inclusão e autonomia destas crianças com deficiência. Como o professor pode oferecer uma aula lúdica e atrativa através de recursos tecnológicos.

 Neste contexto que  pretendemos disseminar este estudo.

O uso de ferramentas tecnológicas como os tablet, e softwares como recurso pedagógico, nas salas de Atendimento Educacional Especializado-AEE, complementando a formação do aluno, visando sua autonomia  na  escola e fora dela, oferecendo tecnologias assistivas, adequação de matérias  didático tendo em vista uma educação inclusiva. Portanto   pparapaprojetutilizaremos pesquisa bibliográfica, fundamentada a reflexão de artigos, livros, sites e pesquisa com professores  da  sala de recursos sobre o tema. O uso da tecnologia assistiva, para inclusão.    

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologia,  Assistiva, Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

               O uso de Tecnologia  Assistiva, a informação acessível a um toque, em especial a internet, o computador se ampliam, com o avanço da globalização elas fazem parte do cotidiano da sociedade atual que encontra em constante processo de transformação.

       Fazendo que se vislumbrem novas metodologias de ensino aprendizagem. Assim sendo cabe a escola incorporar, este instrumento no seu contexto visando o desenvolvimento do aluno em sua potencialidade, afetivo, sociocultural, e o direito a cidadania. Neste contexto, emerge promover acesso aos alunos com necessidades especiais a novas tecnologias de informação. Ela deve ser visto como uma ferramenta cognitiva que poderá facilitar a estruturação de trabalhos para construção do conhecimento.

         Uma educação transformadora que explore esta ferramenta tecnológicas  e busque formas de aplicação no sistema de ensino a novas metodologias , facilitando e estimulando a ação pedagógica, uma educação que visa a formação integral do cidadão.

E esses recursos que também podem ser pedagógicos favorecem

a construção  da aprendizagem, tornando mais facilitadora e significativa se usada adequadamente. Mas a preparação do professor é indispensável e urgente, pois, só assim, ultrapassaremos as barreiras da inclusão, quando o computador for reconhecido por professores preparados para encarara-los como uma ferramenta de trabalho, um parceiro, um auxiliar no desenvolvimento de seus alunos especiais. O computador precisa ser visto pelo profissional como um forte aliado, com grande flexibilidade para trabalhar com todo tipo de deficiência, seja motora, da fala, visual, auditiva, mental, etc.

        Neste trabalho teremos aqui uma reflexão de como as tecnologias podem ajudar e favorecer na inclusão educacional e social  desses alunos. Sabendo que através de aulas no computador, uso dos softwares gráficos, planilhas, editores de textos, banco de dados, software educativos, etc. possibilitam a integração social e digital do aluno com e sem deficiência.

        Nosso objetivo será analisar pratica educacionais que utilizam desses recursos pedagógicos tecnológicos, evidenciando os aspectos positivos dos recursos, que podem ir além da inclusão, melhorando a vida da criança com necessidades especiais.

Justificativa:

  O uso de tecnologias dentro do contexto pedagógico passa a ser um auxilio para o professor e para o aluno no processo de ensino aprendizagem, uma vez que é capaz de facilitar e ajudar na interação da criança com seus pares, possibilitando o exercício de diversas habilidades: ouvir, ver, tocar, seja para aprender letras, cores, números, jogos educativos ou para atividades, mais complexas, sempre respeitando o desenvolvimento cognitivo da criança.

Neste sentido, é imprescindível a mobilização de esforços coordenados de empresas, governo e sociedade civil para a criação de condições ao fortalecimento da consciência social.

 

Viabilidade:

        Este trabalho é importante, para reflexão sobre o uso destas ferramentas tecnológicas na educação, uma vez que o processo educacional,  passa sempre por mudanças, é importante mostrar os  benefícios como: socialização autonomia, motivação, concentração, aulas dinâmicas, Cooperativas,   que possibilitam o uso de tecnologia aplicadas  para educação, sendo que  em função  da gama de ferramentas disponíveis nos softwares, além de motivar, contribuem para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de estrutura lógica do pensamento.

Metodologia: 

.

A proposta é fazer um estudo bibliográfico sobre o tema do uso de  tecnologia da informação e comunicação(TIC’s) na educação inclusiva de alunos especiais  no sistema regular de ensino, para esclarecimento das pessoas envolvidas na educação. Através de pesquisa com professores de sala de aula de recursos especializada para crianças com deficiência, discutir alternativa para o desenvolvimento e o fortalecimento de praticas educacionais que utilizam as Tecnologias de Informação e comunicação (TIC's), Sendo que os recursos digitais de aprendizagem, são ótimos para apoiar a pratica dos professores preocupados em oferecer uma aula dinâmica, motivando seus alunos a participar do processo ensino aprendizagem.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (373.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com