TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um exemplo de um documento bem formado

Seminário: Um exemplo de um documento bem formado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  Seminário  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

Você pode usar aspas simples (‘ ‘) ou aspas duplas (“ ”). O exemplo abaixo é um exemplo de documento bem formado.

Ex.: <documento>

<mensagem id="01"> Hello</mensagem>

<mensagem id='02'>World!</mensagem>

</documento>

Os atributos devem ser únicos. Os atributos não devem aparecer mais de uma vez em uma mesma tag de abertura.

Ex.: <mensagem id="01" id="txt">Hello</mensagem>

A pesar de terem a mesma grafia, os atributos abaixo são diferentes (lembre-se que o XML é case-sensitive). Mesmo assim, não é uma boa prática.

Ex.:<mensagem id="01" ID="02" Id="04">Hello</mensagem>

Utilize < e & apenas para iniciar uma tag e entidade

Os processadores XML sempre assumem que o carácter < inicia uma tag e que o carácter & inicia uma referência a uma entidade. Por este motivo, utilize as entidades pré-definidas.

Se por algum motivo o valor de um atributo ou elemento utilizar algum dos caracteres < > “ ‘ e &, utilize as entidades pré-definidas, pois os processadores dão importância a esses caracteres.

Namespaces

O XML é muito poderoso porque dá muita flexibilidade. Você e outras milhares de pessoas podem criar suas próprias tags para descrever uma informação. Com o passar do tempo, os autores do XML perceberam que os primeiros criadores do XML não tinham antecipado: conflito entre tags.

Agora, suponha que o chefe dessa empresa também tenha um controle sobre os funcionários, e, além dos dados de cada empregado, ele também adiciona um comentário (<comentario>) sobre a conduta de cada um. Se ele usar o mesmo XML do exemplo acima, haverá um conflito de tags.

O recurso utilizado para resolver esse conflito chama-se namespace. Os namespaces fornecem uma maneira para garantir que um conjunto de tags não irá conflitar com outro conjunto. Basta definir um prefixo para as tags e seus atributos.

Então vamos recriar o XML do exemplo para que não exista mais conflitos.

O primeiro passo é criar um namespace e prefixo para indicar o conjunto de tags que faz parte do XML utilizado pelo departamento de recursos humanos. Após definir o namespace rh, deve-se colocar o “rh:” como prefixo de todas as tags e respectivos atributos.

Agora que já está claro que as tags pertencem ao XML utilizado pelo RH, o chefe pode adicionar o seu próprio namespace ao documento XML (cf). Após a adição do próprio namespace, é só adicionar as tags que deseja.

Os nomes indentificadores de um namespace parecem com uma URL, mas não são (algumas vezes pode acontecer da URL conter alguma informação sobre o documento). Você pode definir um namespace como xmlns=”loiane” que vai funcionar da mesma maneira. A única coisa é que importante sobre os namespaces é que cada um tem que ser único, por isso que muitas vezes são utilizadas URLs.

O interpretador EsisDemo, que acompanha o processador da XML Ælfred, desenvolvido por David Megginson da Microstar Corporation, é um exemplo deste tipo de ferramenta. O formato resultante desse interpretador é simples e orientado à linha. Cada "evento" importante da XML, tais como tags iniciais e tags finais, aparece como uma única linha de saída. O início e final de um elemento são indicados respectivamente por "(" e ")". As linhas iniciando por "A" indicam um atributo e seu valor, as linhas iniciando por "-" indicam dados de caracteres e as iniciando por "?" indicam instruções de processamento. Algumas construções de marcação como comentários não são partes do resultado. Caracteres especiais como os que representam linhas novas são ignorados, isto é, esses caracteres aparecem como "/n".

4 ETAPA 4

Aula-tema: Desenvolvimento de aplicações.

Esta atividade é importante para que você comece a desenvolver aplicações de uso de XML e XSL na prática.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

4.1 PASSO 1

Elaborar um documento em que a equipe de TI relacione as tabelas de vendas descritas na etapa 1 com os atributos da linguagem XML, de maneira simplificada e bem funcional. Segue exemplo com a tabela de funcionários da Vassoura Vassourinha Ltda.:

Arquivo XML Base de Dados

<id> Funcionario.ID

<nome> Funcionario.Nome

<sexo> Funcionario.Sexo

<endereço> Funcionario.Endereço

4.2 PASSO 2

Elaborar o Relatório 4 - Relacionamento XML e Base de Dados. Baseados na especificação de trabalhos relacionada em “Padronização”, descrita neste documento, montar um documento de referência da interface gerada para a equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda., contendo os resultados alcançados com a elaboração da etapa 4, bem como o relatório final a ser entregue para a equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda. DEITEL, Harvery M.; DEITEL, Paul J.; et al. XML: Como Programar. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Um dos principais requisitos para a integração de sistemas de informações é a existência de um mecanismo que possa mediar e compatibilizar a troca de informações entre sistemas que utilizam diferentes formas de representações. As novas tecnologias associadas a linguagem Extensible Markup Language (XML) possibilitam o desenvolvimento de estruturas de mediação que atendem a este requisito. Integrar diversas fontes heterogêneas de dados é um desafio que a anos vem fomentando pesquisas e surgimento de novos padrões a fim de tornar transparente o acesso a estas fontes para os usuários e desenvolvedores de aplicações [Fer02].

Este artigo tem a finalidade de mostrar uma técnica usada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com