TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Lista de Informática

Por:   •  19/9/2018  •  Seminário  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Guia de estudo para o capítulo 1

Por Henrique Jordon Santos de Medeiros Silva – Matrícula 20170164513

  1. Identifique os tipos de equipamentos (hardware) existentes em seu ambiente de trabalho (na sala onde você trabalha ou na sua casa), bem como os seus respectivos periféricos.

Descreva-os, levando em conta as leituras realizadas na Capítulo 1 do livro texto e os recursos atuais.

  1. No meu trabalho utilizo os seguintes equipamentos de entrada de dados:
  1. Teclado, equipamento que utilizo para inserir caracteres quando digito textos, organizo planilhas, preparo apresentações, etc.
  2. Com o mouse movimento um cursor na tela do computador que me auxilia a fazer seleções de textos, marcar posição para inserção de caracteres e selecionar atalhos com rapidez.
  1.  Equipamentos de saída de dados:
  1. Temos o monitor, onde visualizamos os programas, arquivos e todo o conteúdo trabalhado, como tabelas, textos, etc.
  2. A impressora é o equipamento que utilizamos para imprimir documentos, planilhas, etc. Sua variedade é grande.
  1. Trabalhamos também os elementos de processamento de dados que ficam em placas dentro do gabinete. São a:
  1. Unidade Central de Processamento (UCP), que processa e organiza todas as atividades de cálculo e processamento dos dados;
  2. A Memória RAM exerce a função de memória principal do microcomputador. É volátil e só existe enquanto os programas e aplicativos estão em funcionamento.
  3. Já a memória ROM é somente leitura e não volátil, ou seja, não se apaga com o fechamento do dos programas ou desligamento do computador. As informações nela gravada permanecem.
  1. Como Memórias Auxiliares usamos os discos rígidos que vem acoplados aos computadores com grande capacidade de armazenamento, os pendrives que tem a vantagem de serem móveis e de fácil utilização. CDs e DVDs, a exemplo dos antigos disquetes estão sendo cada vez menos utilizados no dia a dia das organizações.

  1. Qual a diferença entre hardware e software? E por que eles (hardware e software) devem sempre ser compatíveis?
  1. O computador é um conjunto de componentes eletrônicos que trabalham de forma harmoniosa para processamento de informações. Ele se compõe de Hardware, que é a parte física do computador, enquanto software são os programas que são executados de acordo com a necessidade.  

  1. No capítulo 1, você leu que os elementos de entrada de dados no computador são: teclado, mouse e leitor de código de barras. Isso ainda é verdade para os dias atuais, ou existem outros elementos de entrada de dados?
  1. Esses equipamentos continuam sendo elementos de entrada, porém existem outros como o Scanner que é utilizado para capturar dados impressos e transformá-los em dados digitais de imagens.
  1. Os elementos de memória auxiliar citados no capítulo 1 são: disquetes, discos rígidos (harddisk – HD), pen drive, CD e DVD. Isso ainda é correto, ou mudou alguma coisa, desde que o livro foi publicado até os dias atuais, julho de 2017?
  1. Continua correto.
  1. Qual a diferença entre software livre e o pago, que precisa de uma licença para funcionar no seu computador.
  1. Software livre ou pago tem a ver com a licença de uso de determinado programa. Nos pagos, é preciso pagar uma taxa para utilizar o programa. Já os softwares livres costumam se gratuitos, acessíveis e modificáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com