TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unifesp: Informática em Saúde Problemas no Uso de PEP (laboratório)

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Especialização em Informática em Saúde

Pólo: 14 – CEU Meninos

Aluna: Vanessa Santos Sertorio Fernandes

Data: 04/02/2018

Atividade 2: Problemas no uso de PEP (laboratório)

a) Introdução:

Realizada pesquisa utilizando as fontes sugeridas e encontrei muito material referenciando a equipe de enfermagem x Prontuário Eletrônico.  Então resolvi trazer algumas dessas pesquisas para mostrar os desafios e benefícios quanto a utilização do Prontuário Eletrônico.

b) Método:

Realizei a pesquisa utilizando a palavra prontuário.  Depois fiz a leitura de vários trabalho/pesquisas e selecionei os 6(seis) trabalhos detalhados abaixo

c) Resultados:

1

Tipo: literatura

Referência autores: Vanessa Grespan Setz e Maria DíInnocenzo

Google Acadêmico

2009

Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria

http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n3/a12v22n3

Fase: Utilização

Solução: Padronização dos registros (anotações e evoluções) de enfermagem para redução das falhas, falta de informação importante, erros gramaticais e linguagem informal, utilização terminologia técnica.

Realizar auditoria para identificar os problemas apresentados nos prontuários e realizar ajustes no processo (melhoria continua).

2

Tipo: literatura

Referência autores: Sabine Jenal e Yolanda Dora Martinez Évora

JHI – Journal Of Health Informatics

2012

Desafio da implantação do prontuário eletrônico do paciente

http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/253/151

Fase: Implantação

Solução: Padronização dos processos, utilização metodologia de projeto (necessário para realizar e respeitar todas as fases do projeto), integração entre os demais sistemas (para que o usuário tenha acesso a todas as informações num único sistema (e não tenha a necessidade de abrir vários sistemas para realizar as atividades diárias e rapidez na realização da prescrição médica e de enfermagem bem como o impacto no controle de materiais e de medicamentos.

3

Tipo: literatura

Referência autores: Gleicy Elaine de Oliveira, Patrícia de Brito Gonçalves, Patrícia Gomes do Amaral, Paula de Brito Gonçalves

JHI – Journal Of Health Informatics

2012

Atuação das enfermeiras nos processos de educação e capacitação em informática no hospital sírio-libanês

http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/250/145

Fase: Implantação

Solução: informatização do processo para diminuição progressiva dos erros (administração medicação, prescrição e falta de conhecimento da ferramenta) e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

4

Tipo: literatura

Referência autores: Gilberto Perez e Ronaldo Zwicker

Google Acadêmico

2010

Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: Um estudo sobre o prontuário médico eletrônico.

http://www.redalyc.org/html/1954/195414299008/

Fase: Planejamento

Solução: A efetiva implementação e utilização desse tipo de tecnologia na área de saúde requer cooperação entre as pessoas, bem como o envolvimento dos médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da área.  Necessária a inclusão de disciplinas envolvendo informática avançada para que esses profissionais não tomam atitudes negativas com relação ao uso de computadores (por falta de conhecimento e proximidade da tecnologia. Suporte adequado para sanar todas as dúvidas durante a utilização. Integração entre os sistemas.

5

Tipo: literatura

Referência autores: Maria Josiane de Almeida Correia e Regina Célia dos Santos Diogo

JHI – Journal Of Health Informatics

2012

Avaliação da informatização de UTI por enfermeiros em relação aos cuidados de enfermagem.

http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/251/147

Fase: Utilização

Solução: O computador, ao contrário de desumanizar, permite que o enfermeiro seja liberado das atividades burocráticas, dispondo de mais tempo para planejar e participar ativamente do cuidado direto aos pacientes, contribuindo para melhorar a qualidade da assistência de enfermagem.

Com a informatização há maior eficiência, eficácia e efetividade na tomada de decisão, aumentando assim as chances de sobrevivência e minimizando as sequelas aos pacientes.

Melhora a qualidade e rapidez das informações, agilizando a tomada de decisão;

Facilita as atividades administrativas e o acesso às informações relacionadas aos pacientes pela equipe multiprofissional.

6

Tipo: literatura

Referência autores: Selene Maria Bezerra

Google Acadêmico

2009

Prontuário Eletrônico do Paciente: uma ferramenta para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12/7

Fase: Utilização

Solução: Para a implantação do PEP nas unidades hospitalares necessário realizar as mudanças dos processos de trabalho, rotinas médico-assistenciais, conceitos éticos, armazenamentos dos dados exigidos em lei, informatização de todos os setores prioritários, planejamento e treinamento   de todos os envolvidos no processo da assistência médico-hospitalar.  O PEP deve contemplar todos os atendimentos e internações, inclusive os de emergência, permitindo o acompanhamento de cada evento com uma visão detalhada da história e da evolução clínica dos pacientes. É fundamental que haja a integração dos diferentes sistemas desenvolvidos para as áreas assistencial e de gestão hospitalar.

O PEP traz grandes vantagens. Além de melhorar a qualidade no cuidado dos pacientes, permite o aumento da produtividade dos profissionais de Saúde, a facilidade ao acesso aos serviços disponíveis, a redução dos custos administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (92.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com