TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando PPRA

Projeto de pesquisa: Usando PPRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

De acordo com o texto mostra grande falhas de uma empresa onde as normas serviços deveriam ter sido cumpridas, e de aplicabilidade, pois mostra que um trabalhador foi incluído em uma função que nem ele mesmo nunca havia exercido e, nem mesmo foi orientado.

O trabalhador teria que fazer uma determinada função onde não houve orientação, equipamento de proteção, devido a falta de comunicação e preocupação com a saúde do trabalhador ocorreu a terrível explosão deixando graves seqüelas permanente na vitima, levando a vitima a sua aposentadoria por invalidez acidentária.

2 DESENVOLVIMENTO

A explosão em si poderia ter sido evitada desde que as medidas fossem aplicadas, usando equipamento adequado para função que o empregador iria exercer, usando explosivos adequados, com bananas de dinamite, que por sua vez tem pavios longos daí daria a chance do trabalhador em si se proteger da explosão. A falta de orientação por parte da empresa para com o empregado foi certamente um dos aspectos de maior relevância nessa tragédia, o maior contribuinte, revelando a falha na comunicação, entre os gestores e o empregado, tornando os primeiros, os maiores culpados pelo acidente de 1982. Tendo em vista serem os líderes os responsáveis por emitir a ordem, caberia à empresa transmitir ao encarregado para este ficar apar de todos os detalhes da operação, a fim de informar claramente ao trabalhador.

Aplicação do PPRA (Programa de Riscos Ambientais), fazer uma inspeção no local com profissional da área onde seria feito a detonação, também fazer a avaliação correta dos riscos inerentes aquele procedimento classificando a área conforme o grau deste risco. (Neste caso identificação por ZONA, prescrita em norma), a empresa deveria tomar várias medidas de segurança com relação a trabalhos com explosivos, isso deve ser realizado de acordo com instruções escritas emitidas pelo empregador (OSS - Ordem de serviço em segurança) sempre que o manual de proteção contra explosões o exigir verificar qual a origem, quantidade e o tipo correto de explosivo a ser usado e consultar a FISPQ (Ficha de Informação e Segurança de Produtos Químicos), deve-se exigir treinamento específico para esta função. (Caso que foi ignorado pelo encarregado) fornecer todos os EPIS necessários para o desenvolvimento deste trabalho, e treinar os funcionários quanto ao uso adequado desses equipamentos de proteção individual.

O Tecnólogo poderia aplicar as normas de segurança começando pela ordem de serviço, que deveria estar citando sobre os riscos que o trabalhador iria correr, também sobre os equipamentos de EPIS a serem utilizados, cobrando e orientando o trabalhador sobre tal serviço. De acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, podem-se destacar aqui algumas normas que poderiam ter sido aplicadas a fim de evitar tamanho acidente, como: NR-6: Equipamento de proteção individual: “refere-se a equipamentos de proteção individual (EPI)”. “O EPI é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A NR 19 – Explosivos que: “Determina parâmetros para o depósito, manuseio e armazenagem de explosivos. Objetivando regulamentar medidas de segurança para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com