TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web 2.0

Projeto de pesquisa: Web 2.0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução 2

Desenvolvimento 3

Tópico 1 3

Tópico 2 3

Tópico 3 3

Tópico 4 4

Tópico 5 5

Conclusão 7

Referências 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a web 2.0, mais especificamente sobre as aplicações disponibilizadas pela mesma, e como emprega-las no processo de ensino-aprendizagem.

Os objetivos deste trabalho são:

• Proporcionar aos alunos experiências com as aplicações da web 2.0;

• Concretizar o ensino e aprendizagem proposto em sala de aula;

• Tornar os alunos capazes de utilizarem as aplicações da web 2.0 para auxiliar alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem;

O conteúdo abordado será disposto em 5 tópicos. No primeiro tópico serão apresentados exemplos de sites que representem as aplicações web 2.0; no segundo tópico será disponibilizado o link do blog criado pelos autores do presente trabalho; o terceiro tópico contara com um texto escrito de forma colaborativa no site da Wikipédia; o quarto tópico abordara as principais características dos tipos de aplicações web 2.0 propostos no primeiro tópico; o quinto tópico apresentara propostas de atividades para os alunos do ensino fundamental utilizando para isso as aplicações web 2.0.

O presente trabalho visa atingir os discentes do curso de sistemas de informações.

A metodologia utilizada foram as pesquisas na web, e o principal recurso foi a internet.

Tópico 1

Pesquisem sites (no mínimo 2) que representem aplicações Web 2.0, de acordo com as seguintes categorias:

• Blogs;

http://marcogomes.com/blog/2005/sobre-a-web-20/

http://web2noensino.blogspot.com.br/

• Wikis;

http://en.citizendium.org/

http://desciclopedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

• Bookmarkings sociais;

http://evernote.com/intl/pt-br/

https://bufferapp.com/

• Serviços de compartilhamento;

https://www.dropbox.com/

http://www.mediafire.com/

Tópico2

Criem um blog sobre algum assunto de seu interesse e depois disponibilize o link do blog:

http://tutorialsobre.blogspot.com.br/2014_02_01_archive.html

Tópico 3

Escrevam um texto sobre a Informática na Educação na Wikipédia de forma colaborativa sendo que a autoria seja de toda a turma SIN121:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica_na_Educa%C3%A7%C3%A3o

Tópico 4

Identifiquem as características de cada uma das aplicações pesquisadas no item 1:

Blog:

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, ideias e produções; permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Wikis:

Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador. Dado que a grande maioria dos Wikis é baseada na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página em um wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'.

Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis

Bookmarkings:

Esta técnica ajuda os usuários on-line para armazenar e gerenciar sites preferidos ou páginas da web com alguns recursos adicionais, tais como organizar os dados para facilitar a busca e recuperação mais tarde. Bookmarks sociais podem ser vistos em redes ou domínios, pública ou privada, utilizando categorias ou tags identificadas, que podem ser identificados pelos motores de busca.

Serviços de Compartilhamento:

Tem como características a disponibilidade de acesso de qualquer lugar, devido ao seu armazenamento na web, dispõe de vários recursos que podem ser utilizados por todos os usuários.

Tópico 5

Proponham uma atividade didático-pedagógica para o ensino de ciências ou de matemática (do Ensino Fundamental- 1º ao 9ºano) utilizando as aplicações Web 2.0 descritas no tópico 1:

Blog Sendo possível a utilização do mesmo, como uma ferramenta onde serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com