TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

World Wide Web

Seminário: World Wide Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade de Aprendizagem: Inteligência e Segurança Pública

Curso: Segurança Pública

Professor:

Nome do aluno: Thiago Rodrigues Evangelista

Data: 02/2014

Questão 1: (valor 3,0)

Assista à webaula “Contrainteligência”, disponível do EVA (Tópico1) e acessível por meio do link https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/iframe.jsp?id=7631.

Depois, consulte a rede mundial de computadores e identifique pelo menos um evento relativo a cada um dos seguintes vetores que afetam a segurança da informação:

• ataques a sistemas informatizados,

• vazamentos de informações,

• espionagem,

• furto de informações,

• suborno a funcionários, que resultem em perda de informações,

• boatos que afetem a imagem, ou a missão de uma instituição; e

• sabotagem de algum material que seja essencial a uma organização.

Copie as notícias e as exponha em sua resposta. Não se esqueça de citar a fonte.

Exemplo:

R; Ataques a sistemas informatizados.

Ataques DDoS às instituições financeiras do Brasil.

Os bancos e instituições financeiros do Brasil sofreram diversos ataques aos seus portais na primeira semana de fevereiro. Devidos aos ataques, suas páginas na Internet ficaram inacessíveis por períodos que variaram entre alguns minutos a algumas horas, impossibilitando os clientes de realizarem transações via internet banking. O movimento foi nomeado pelos responsáveis como #OpWeeksPayment, ou seja, “operação da semana de pagamento”, em clara referência a semana em que os salários seriam pagos. A autoria foi reivindicada pelo grupo “Anonymous Brasil”, que se autoproclamam hackers com o objetivo de chamar a atenção para injustiças no país. Estes afirmaram que “Os ataques da ultima semana foram apenas para chamar a atenção de todos para nossos reais objetivos, nada além disso.”

Fonte: http://crn.itweb.com.br/blogs/ataques-ddos-as-instituicoes-financeiras-brasileiras/

R; vazamentos de informações.

MPF-GO denuncia delegado da PF que vazou informações a Cachoeira

Acusado de vazar informações sigilosas à organização comandada pelo contraventor Carlinhos Cachoeira, o delegado da Polícia Federal Fernando Antônio Hereda Byron Filho foi denunciado, em ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), anunciou a promotoria.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/cpi-cachoeira/mpf-go-denuncia-delegado-da-pf-que-vazou-informacoes-a-cachoeira,70ee2416c1501410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

R; espionagem.

Espionagem dos EUA mira recursos naturais, diz Amorim.

Em palestra para militares durante cerimônia pelo centenário da Escola de Guerra Naval, no Rio, o ministro da Defesa, Celso Amorim, associou nesta segunda-feira, 24, o episódio de espionagem do governo brasileiro pelos Estados Unidos à competição por recursos naturais.

"Não é à toa que a Petrobras e o nosso Ministério das Minas e Energia foram alvo de espionagem digital", disse o ministro.

Fonte; http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2014/02/espionagem-dos-eua-mira-recursos-naturais-diz-amorim.shtml

R; furto de informações.

Furto de informações lidera ameaças à segurança da informação na América Latina

A fornecedora de soluções para segurança ESET acaba de publicar o relatório mensal sobre as principais ameaças à segurança da informação na América Latina identificadas no mês de junho. No período, os destaques foram os ataques voltados a furtar informações dos usuários e de empresas, a partir de ações como a Operação Medre, o Flamer e o furto de credenciais do Linkedin.

Fonte; http://www.baboo.com.br/seguranca/furto-de-informacoes-lidera-ameacas-a-seguranca-da-informacao-na-america-latina/

R; suborno a funcionários, que resultem em perda de informações.

Máfia dos fiscais na gestão Pitta ainda não devolveu dinheiro de propinas

Quase 15 anos após o escândalo da primeira Máfia dos Fiscais na Prefeitura de São Paulo, os acusados de achacar comerciantes da capital na gestão Celso Pitta (1997-2000) ainda não tiveram de desembolsar um único centavo por enriquecimento ilícito. O esquema que teria arrecadado R$ 436 milhões em propinas resultou em quatro ações de improbidade administrativa movidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra 58 réus, mas até hoje não houve nenhuma condenação em primeira instância.

Fonte;; http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/12/01/sp-1-mafia-dos-fiscais-nao-devolveu-nada.htm

R; Boatos que afetem a imagem.

PF vai investigar boatos de suspensão do Bolsa Família.

A Polícia Federal vai investigar a onda de boatos que percorreu vários Estados de que o Bolsa Família seria encerrado. Desde sábado, 18, o rumor de que o programa de transferência de renda seria finalizado levou milhares de beneficiários a procurar a Caixa Econômica Federal para sacar o benefício deste mês.

Fonte; http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pf-vai-investigar-boatos-de-suspensao-do-bolsa-familia,1033479,0.htm

R; Sabotagem de algum material que seja essencial a uma organização.

Polícia vê sabotagem e abre inquérito para investigar confecção de apostilas em MT

A Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), da Diretoria de Inteligência da Policia Judiciária Civil, instaurou nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com