TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

World Wide Web

Seminário: World Wide Web. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

UniPIM que atua no ramo educacional e possui um campi por estado brasileiro e no Distrito Federal afim de atualizar o seu ambiente WEB.

8

Polo Generalíssimo

Belém – PA

2012

2 – A WEB DO SURGIMENTO AO FUTURO

2.1 - O surgimento.

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações sem o inconveniente da distância física, nem o risco de se perder dados e informações de uma base destruída em caso de combate. Assim, em 1969, foi criada a ARPANET - ARPAnetwork e em outubro do mesmo ano foi enviada a primeira mensagem remotamente, inaugurando na prática suas atividades. Durante os anos seguintes, a ARPANET foi sendo ampliada com novos pontos em todo Estados Unidos, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. O resto da década de 70 foi marcado pelo crescimento da rede, por onde circularam mensagens enviadas até mesmo pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Também surgiram outras redes paralelas que posteriormente viriam a se unir à ARPANET. Essa união não significava em todos os casos o desaparecimento de alguma dessas redes, pois uma das premissas da ARPANET era de que ela fosse capaz de comunicar-se com qualquer computador e/ou rede que houvesse, essa premissa se mantém até hoje. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. Em 1971, surgiu o modelo experimental do e-mail (o seu primeiro software veio em 1972), ampliando a utilidade da rede. Já em 1973, foram criadas as primeiras conexões internacionais, interligando computadores na Inglaterra e na Noruega.

9

Polo Generalíssimo

Belém – PA

2012

Em 1982, foi implementado o TCP/IP, que é o protocolo padrão da rede. No ano seguinte, toda a parte militar (que recebeu o nome de MILNET) foi separada da ARPANET. Em 1985, surgiram os primeiros domínios (.edu, .org e .gov), logo após à criação deste conceito. Também nessa época, começou a ser usado o nome INTERNET para se referir ao conjunto de redes liderado pela ARPANET. Depois da cisão com a parte militar e o uso já comum do termo INTERNET, a ARPANET se esgotou e deixou de existir oficialmente em 1990.

2.2 – Evolução.

Foi no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (WWW), possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. Para navegar nesse novo sistema, foi criado um novo tipo de software, conhecido como browser ou navegador. O primeiro a ter grande impacto foi o Mosaic, liderado por M. Andreeseen, que mais tarde fundaria a Netscape Communications Corporation. O Mosaic se espalhou por milhares de usuários, tornando a WWW conhecida rapidamente, o que levou à multiplicação da quantidade de home-pages disponíveis. Com a WWW, a tarefa de navegar tornou-se extremamente simples. Endereçamentos amigáveis e visualização clara e rápida possibilitaram ao leigo um acesso antes restrito a especialistas. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado e passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus

10

Polo Generalíssimo

Belém – PA

2012

lucros, e as vendas on-line dispararam (nos dias atuais), transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais. No final do século, a Internet mantém taxas de crescimento altíssimas e novos negócios surgem a cada momento. A Web evoluiu na sequência de:

 Web 1.0, foi à implantação e popularização da rede em si.

 Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como como o Facebook e Twitter.

 Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet.

 Web 4.0 será um sistema inteligente, empregando a Inteligência Artificial.

2.3 - Da Web 1.0 para a Web 2.0.

Pode-se dizer que a Web 1.0 é o surgimento (1980-1999) da internet em si, ocorridos na década de 90 como abordados no tópico “O Surgimento”, basicamente a internet surgiu para informar e trocar informação, mas somente de maneira estática, como alguns sites, por exemplo, não tem interação/alteração com os elementos inseridos (imagens, fundo de página, etc.). Ela é caracterizada por um "read-only web", em que o internauta pertence ao papel de mero espectador, sem ter condições de desenvolver o conteúdo dos sites visitados. O objetivo de um site era estabelecer uma presença online

11

Polo Generalíssimo

Belém – PA

2012

e as suas informações disponíveis a qualquer pessoa e a qualquer momento.

Figura 1 - Web 1.0, 2.0 e 3.0.

Já a Web 2.0 representa a segunda década da web (2000-2009), que é caracterizada por uma mudança no uso da web, não só para se conectar a uma empresa ou componentes do produto, dando-lhes informação, mas também permite aos utilizadores ligar para a empresa/produto e um para o outro. Isto pode ser chamado de "read-write web", basicamente, e é a construção coletiva do conhecimento, sua essência é permitir que os usuários não fossem mais apenas espectadores, e sim que eles se tornem contribuidores.

Para Mikroyannidis (2007), a Web 2.0 pode ser descrita como a Web que dá liberdade aos usuários através das tecnologias para colaboração entre pessoas e da descentralização dos meios produtores de informação. Ou seja, na Web 2.0 todos são produtores de informação. Além

12

Polo Generalíssimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com