TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аula web da Unidade I!

Artigo: Аula web da Unidade I!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

WEB-AULA 1

CONCEITOS BASICOS

Apresentação do professor

Seja Bem vindo a nossa primeira aula web da Unidade I!

Eu sou o professor Perini, e estarei junto com você no desenvolvimento da disciplina de Administração e Sistemas de Informação.

Assim como você, eu também escolhi a área de Administração, sou Bacharel em Administração com ênfase em Análise de Sistemas Administrativos e também Tecnólogo em Processamento de Dados. Assim, logo que me formei Tecnologia em Processamento de Dados já iniciei as atividades acadêmicas fazendo o curso de Administração de Empresas, e após concluir o curso de Administração, iniciei as minhas atividades como docente na qual estou até hoje. Porém nesta atividade, senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos, desta forma, fiz uma primeira especialização de Administração em Engenharia de Software e não satisfeito cursei outra especialização, agora, em Ciências da Computação, pois atuava com mais frequência na área de tecnologia. E por atuar mais nesta área, realizei o mestrado em Ciência da Computação. Sou uma pessoa que busca sempre novos desafios, desta maneira, estou planejando para um futuro bem próximo um Doutorado, sendo este na área de Administração.

Como atividade profissional ocupo o cargo de professor em vários cursos de graduação e de pós-graduação, e utilizo na prática os conceitos aprendidos no cursos que realizei também da experiência acumulada com o passar dos anos.

Creio que o segredo da realização pessoal e do sucesso profissional é acreditarmos naquilo que estamos fazendo, independente da atividade ou cargo que ocupamos, é preciso que haja envolvimento, dedicação, e isto somente é possível quando somos apaixonados pelo que fazemos, isso nos torna perfeitos batalhadores.

Desta forma, vamos iniciar a nossa aula estudando primeiro, técnica versus tecnologia.

Seja Bem vindo a nossa primeira aula web da Unidade I !Eu sou o professor Perini, e estarei junto com você no desenvolvimento da disciplina de Administração e Sistemas de Informação.Assim como você, eu também escolhi a área de Administração, sou Bacharel em Administração com ênfase em Análise de Sistemas Administrativos e também Tecnólogo em Processamento de Dados. Assim, logo que me formei Tecnologia em Processamento de Dados já iniciei as atividades acadêmicas fazendo o curso de Administração de Empresas, e após concluir o curso de Administração, iniciei as minhas atividades como docente na qual estou até hoje. Porém nesta atividade, senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos, desta forma, fiz uma primeira especialização de Administração em Engenharia de Software e não satisfeito cursei outra especialização, agora, em Ciências da Computação, pois atuava com mais frequência na área de tecnologia. E por atuar mais nesta área, realizei o mestrado em Ciência da Computação. Sou uma pessoa que busca sempre novos desafios, desta maneira, estou planejando para um futuro bem próximo um Doutorado, sendo este na área de Administração.Como atividade profissional ocupo o cargo de professor em vários cursos de graduação e de pós-graduação, e utilizo na prática os conceitos aprendidos no cursos que realizei também da experiência acumulada com o passar dos anos.Creio que o segredo da realização pessoal e do sucesso profissional é acreditarmos naquilo que estamos fazendo, independente da atividade ou cargo que ocupamos, é preciso que haja envolvimento, dedicação, e isto somente é possível quando somos apaixonados pelo que fazemos, isso nos torna perfeitos batalhadores.

Desta forma, vamos iniciar a nossa aula estudando primeiro, técnica versus tecnologia.

Eu sou o professor Perini, e estarei junto com você no desenvolvimento da disciplina de Administração e Sistemas de Informação.

A técnica e a tecnologia sempre tiveram um papel muito importante na evolução do homem e da sociedade. Podemos dizer que a técnica é “criar uma forma de manipular, um conhecimento que possa gerar inovações com o objetivo de facilitar um determinado trabalho”. Com as relações sociais e troca de experiências entre pessoas e organizações, ocorre a evolução das técnicas, ou seja, um acúmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho.

Diante disto, chega-se a conclusão de que a técnica “é uma ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade, não incluindo estudo das razões de funcionamento desta ação. Sendo assim, um conhecimento empírico, nascido, mantido e reproduzido na própria ação, ou seja, o conhecimento da técnica é o resultado das nossas experiências” (ZAWISLAK, 1994).

Como exemplos de técnicas, podemos destacar desde as mais arcaicas, como as técnicas de plantio, de caça (utilizando arco e flecha) entre outras.

Por sua vez, podemos dizer que a Tecnologia é a técnica evoluída, ou seja, é fruto de idéias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram criadas, atualizadas e aprimoradas. Principalmente, a partir final do século passado, marcando o início da Revolução da Informação.

Técnica vs Tecnologia

Eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com