TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão Unidade Web

Ensaios: Comunicação E Expressão Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  9.094 Palavras (37 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 37

Unidade Web – Comunicação e Expressão

 Atividade 1:

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Tendo em vista os conceitos peircianos de ícone, índice e símbolo, responda:

Resposta:

A marca de uma empresa, composta às vezes de palavras, de um desenho ou de desenho com palavras, por referir a instituição empresarial e representar signicamente a sua realidade constitui um símbolo.

Resposta: A marca de uma empresa, composta às vezes de palavras, de um desenho ou de desenho com palavras, por referir a instituição empresarial e representar signicamente a sua realidade constitui um símbolo."

Como consta no material da Unidade 1, o símbolo se define como um tipo de signo que mantém uma relação convencional com o objeto representado. Essa convenção, embora esteja presente em todos os tipos de signo, se destaca no caso do símbolo por determinar que uma pequena parte apenas (um desenho, um logotipo etc) de um todo abstrato possa referi-lo a ponto de colocar-se como seu substituto. Uma marca, por exemplo, envolve muitos elementos: o conglomerado empresarial, os produtos, os conceitos associados à marca, o desenho e/ou logotipo etc. Contudo, apenas uma parte desses elementos, o desenho servirá como signo para estar no lugar do todo: o desenho da marca. São símbolos também: um crucifixo (simbolizando o todo abstrato da religião cristã), um coração (simbolizando o complexo âmbito do amor).

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Há diversos textos que só podem ser realmente entendidos se o leitor conhecer a função que a linguagem utilizada desempenha dentro de um determinado contexto.

Sobre a tirinha do cartunista Laerte, podemos afirmar que:

Resposta

Resposta Correta: o sonho do personagem criado por Laerte pode ser considerado metalinguístico, pois é interpretado ainda quando ele está sonhando.

Feedback da resposta: Alternativa correta: O sonho do personagem criado por Laerte pode ser considerado metalinguístico, pois é interpretado ainda quando ele está sonhando. Temos nesse caso, o código utilizando o próprio código e toda vez que isso acontece, tem-se a função metalingüística.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto abaixo:

Dia do amigo

O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criado pelo argentino

Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro. No Brasil, o dia 20 de julho também é adotado como dia do Amigo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

Acessado em 05/10/2009 às 17h09.

Selecione a alternativa correta:

Resposta

Resposta Correta: Pelo fato de apresentar informações, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL.

Feedback da resposta: Resposta Correta: Pelo fato de apresentar informações sobre a criação do Dia do Amigo, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL, não há envolvimento pessoal do autor. Se o texto estivesse em primeira pessoa, como um relato subjetivo sobre o assunto, teríamos a função EMOTIVA OU EXPRESSIVA.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto:

Será que eu posso ter um canal de comunicação com os meus clientes e ainda economizar com isso? Você Pode. 0800. Uma solução para seus clientes se comunicarem gratuitamente com você a qualquer mo-mento, do Brasil ou do exterior. Com a Embratel você pode. Criar soluções que respondem 100% às suas necessidades, só a empresa que o Brasil prefere, só a Embratel. Soluções sob medida para pequenas, médias e grandes empresas,ligue 0800 902100 ou www.embratel.com.br.

Anúncio da Embratel

Temos aqui um exemplo de discurso. Discurso na sua mais ampla extensão é toda enunciação que suponha um locutor e um ouvinte. Diante disso, leia as afirmações abaixo e indique a correta.

No discurso,

Resposta

Resposta Correta: o locutor tem a intenção de influenciar o ouvinte; essa postura fica especialmente marcada com o uso das frases você pode , com você e ligue .

Feedback da resposta: Resposta Correta: O locutor tem a intenção de influenciar o ouvinte a adquirir o produto 0800. Todas as vezes que alguém, a partir de uma situação dada, concretiza a comunicação, houve a produção de um discurso. Sendo assim, estamos sempre produzindo discursos quando nos comunicamos.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Observe os quadros abaixo e leia o texto:

Ambos são produções do pintor belga Réné Magritte. O da esquerda foi pintado entre 1928 e 1929, se chama A traição das imagens e traz a inscrição Isto não é um cachimbo". O da direita data de 1966, se chama Os dois mistérios e nele está representado o quadro anterior. O filósofo Michel Foucault nomeou um de seus livros com a inscrição de Magritte. Assim, o livro de Foucault chamado Ceci n est pas une pipe, de 1968, analisa e comenta os quadros para refletir sobre o nosso velho hábito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com