TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Química Quantitativa experimental

Por:   •  5/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- Campus Paulistana

Disciplina: Análise Química Quantitativa experimental

Docente: Prof. Me. Cassio Herbert Santos de Melo

Turma: MOD VIII Licenciatura em Química

Felipe Carvalho da Silva

Samylle Cavalcante da Cruz

Daniel Berg Manoel de Brito

Determinação da umidade em farinha de trigo comercial

Paulistana, 2022

Samyle Cavalcante da Cruz

Felipe Carvalho da Silva

Daniel Berg Manoel de Brito

Determinação da umidade em de farinha de trigo comercial

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Análise Química Quantitativa, no Curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Campus Paulistana.

Prof. Me. Cássio Herbert

PAULISTANA 2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 4

2 OBJETIVOS............................................................................................................. 5

2.1 Objetivo geral ....................................................................................................... 5

2.2 Objetivos específicos.......................................................................................... 5

3 MATERIAIS E REAGENTES ................................................................................... 5

4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS ................................................................... 6

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES ............................................................................. 6

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 7

   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

O trigo acompanha a mesa dos brasileiros em vários momentos do dia, partindo do desjejum ao jantar, portanto é considerado importantíssimo para economia nacional, tendo em vista ser um dos principais ingredientes para o preparo de receitas básicas, como: pães, bolos, massas, biscoitos entre outras serventias secundarias ao qual dar suporte ou auxilio (INMETRO). A farinha, que é matéria-prima dos produtos constituídos de trigo, define a sua qualidade final. Segundo a legislação em rigor, compreende-se por farinha de trigo o produto obtido resultante da espécie Triticum seativan ou ainda de outras espécies de Triticum reconhecidas, pelo processo de moagem do grão de trigo beneficiado (PIROZI, 1998).  Em função de suas características a farinha de trigo ganha a seguinte classificação: farinha integral, é resultado de uma extração de 95% do cereal limpo e com teor máximo de cinza de 1,750%; farinha especial ou de primeira, obtém-se tal produto a partir do cereal desgerminado, tendo em vista que a extração máxima é de 20% e o teor de cincas máximo é de 0,385%; por fim, a farinha comum, é resultante do cereal limpo, desgerminado, e o teor de extração variante de 78% ou 58%, logo seguida a separação dos 20% correspondentes a farinha de primeira, o teor máximo de cinzas é 0,850% (ANVISA,2006).

        Os fatores que influenciam a qualidade do grão de trigo compreende-se com as condições de cultivo, realização da colheita, secagem e armazenamento, estão diretamente interligados as características da farinha de trigo final. A farinha de trigo é suscetível a sofrer alterações em sua qualidade mediante as diversas operações envolvidas em seu processo tecnológico, de transporte, embalagem e armazenamento, devido ser um produto de condescendência da matéria-prima elementar em estado bruto (COSTA; SOUZA; STAMFORD, 2008) Levando em consideração a relação de excelência da farinha de trigo, é entrelaçada ao tempo que se passa entre a elaboração do produto até o seu consumo, logo o processamento atua como agente modificador de qualidade, então constata-se a importância em relação ao controle das características da farinha através de determinados parâmetros, como a análise sensorial e físico-química. As análises de umidade, cinza, glúten e acidez álcool-solúvel são exemplos de determinações que cooperam para o parâmetro de qualidade (PIROZI, 1998).

A determinação do teor de umidade preciso, desempenha uma função importante na garantia de qualidade para muitos setores, como as indústrias Alimentícia, Farmacêutica e de Produtos Químicos. Além disso, o teor de umidade máximo permitido em certos produtos pode ser determinado por legislação (por exemplo, regulamentos nacionais sobre alimentos). Geralmente, o teor de umidade é determinado por uma abordagem termogravimétrica, ou seja, pela perda na secagem, na qual a amostra é aquecida e a perda de peso devido à evaporação da umidade é registrada. O teor de umidade em farinha de trigo, dentro dos parâmetros legalmente estabelecidos, é recomendando tecnicamente pelo fato de assegurar a conservação eficaz do produto, desacelerar reações químicas e enzimáticas, como também diminuir o crescimentos de micróbios (GUTKOSKi,2002).

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Determinar a umidade de amostras de farinha de trigo comercial.

2.2 Objetivos Específicos

• Observar se a umidade encontrada na farinha de trigo está dentro do limite máximo permitido de umidade para a farinha de trigo, pela legislação brasileira.

• Verificar a massa perdida após o processo de secagem.

• Calcular o desvio padrão das massas de farinha de trigo após a secagem

3 MATERIAS E REAGENTES

Farinha de trigo (marca)

 Cadinho de porcelana (3)

 Balança

 Espátula

 Estufa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (565.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com