TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização de Polímeros

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

IQ 226 – Caracterização de polímeros

Profa. Ana Rita Morales       Prova 05/05/2016         Entrega: 02/06/2016

Nome: Thaís Bredariol Grilo                                              RA: 094475            

1. Descrever sucintamente qual o objetivo do seu projeto de pesquisa. Dizer quais as propriedades que pretende avaliar, quais as técnicas que vai utilizar para medir estas propriedades, justificando-as.

Supondo que meu projeto de pesquisa envolvesse a sintetização de um nanocompósito de poliestireno com argila, a caracterização desse material deve ser feita com as seguintes técnicas:

- Difração de raio-X: caracterização estrutura cristalina do nanocompósito. Indica o grau de ordem da argila. Pode definir o tipo de inserção das cadeias poliméricas nas lamelas da argila. Se ocorrer intercalação, tem-se uma ordem nas lamelas; se ocorrer exfoliação, as lamelas estarão randomicamente estruturadas.

- Termogravimetria: analisar a estabilidade térmica do material. Fornece informações sobre a temperatura de decomposição do material, alterações que a amostra pode sofrer com a variação de temperatura.

- Calorimetria Exploratória Diferencial: análise da temperatura de transição vítrea (Tg)

- Espectroscopia no Infravermelho: identificar a presença de impurezas no nanocompósito, analisando os grupos funcionais.

2. Considere um estudo relativo ao reaproveitamento de resíduos de garrafas PET visando à fabricação de fibras têxteis. Que propriedades você avaliaria e por que técnicas para identificar esta possibilidade.

Na tabela abaixo, tem-se as propriedades necessárias para análise do PET e a técnica utilizada para realizar essa medida.

Propriedade Avaliada

Técnica Utilizada

Identificar a presença de impurezas/contaminantes

Espectroscopia no infravermelho

Cromatografia de permeação em gel

Determinação da massa molar média

Cromatografia de permeação em gel

Determinação da viscosidade

Reometria

Análise da degradação térmica

Calorimetria Exploratória Diferencial

Confirmação da composição do PET

Espectroscopia no infravermelho

3. A seguinte curva de DSC foi observada para blendas de 2 polímeros imiscíveis: PEBD e PA6. Estas blendas foram modificadas com 3% de polietileno enxertado com anidrido maleico (AM ) e 3% de Argila organofílica (Argila).  Discutir esta curva e dizer que outras técnicas você recomendaria para entender o comportamento destes materiais.

     [pic 1]

Observa-se que a temperatura de fusão(Tm) das blendas estão deslocadas se comparada com a  Tm dos polímeros puros, indicando que o anidrido maleico e a argila interagem com os polímeros.

Pode-se observar também que com a adição de argila, ocorre a formação de 2 fases cristalinas do polímero PA6, verificado pela presença de dois picos juntos na curva de DSC.

A realização de uma difração de raio-X nas blendas verifica-se a presença dessas duas fases cristalinas no PA6 em presença da argila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com