TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFERENÇA ENTRE ALQUIMIA E QUÍMICA

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  4.067 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

GUSTAVO DRUMOND MARTINS FELICIO

A DIFERENÇA ENTRE ALQUIMIA E QUÍMICA

PROFESSOR: AURELIO BAIRD BUARQUE FERREIRA

DISCIPLINA: HISTÓRIA E EVOLUÇAO DA QUÍMICA

TURMA: T01

SEROPÉDICA

2017

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Ideais inatingíveis da alquimia        3

2.1.        A pedra filosofal        3

2.2.        O elixir a longa vida        3

3.        Transição da alquímica para química        3

4.        Conclusão        3

5.        Bibliografia        3


  1. Introdução

Falar sobre química e não pensar em alquímica é impossível. A origem da alquímica e da química não é algo determinado pois não podemos afirmar com certeza o início de ambas. Além disso, assim como todo desenvolvimento, a transição da alquimia para química não ocorreu de imediato. Entretanto, considera-se que a alquimia se manteve entre os 300 a.C e 1500 d.C. e se iniciou em Alexandria.

A raiz da palavra química é a palavra khemia, que era um tipo de arte egípcia que estava relacionada com mistérios, superstições, ocultismo e religião. Isso tudo, mais os conhecimentos dos diversos sábios da época, deu origem à alquímica.

[pic 2]

Figura 1: ilustração de um laboratório de alquimia

  1. Ideais inatingíveis da alquimia

  1. A pedra filosofal

Os alquimistas daquela época acreditavam que seria possível transformar qualquer metal em ouro, o que era chamado de transmutação, e isso só seria conseguido por meio de uma peça particular da matéria, a pedra filosofal. O alquimista espanhol do século XVI, Arnoldo de Villanova, descreveu a pedra filosofal da seguinte maneira:

“Existe na Natureza certa substância pura que, quando descoberta e levada pela Arte a seu estado perfeito, converterá à perfeição todos os corpos perfeitos em que tocar.”1

Essa crença era baseada nas ideias de Aristóteles (384-322 a.C.), que afirmou que a matéria era contínua (indo contra as afirmações dos filósofos gregos Leucipo e Demócrito, que afirmava que toda matéria era formada por uma partícula indivisível, o átomo), e ele aprimorou a ideia dos quatro elementos de Empédocles. Essa ideia dizia que toda a matéria era formada por quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Essa ideia de Aristóteles permaneceu por mais de 2000 anos.

Baseando-se nisso, os alquimistas pensaram em como cada um desses elementos poderiam se transformar uns nos outros se fosse removida ou adicionada a “qualidade” que possuírem em comum. Essas ideias justificaram a tentativa de se obter ouro a partir da combinação de outros metais.

  1. O elixir a longa vida

Os alquimistas queriam extrair o maior dos desejos do ser humano: a vida eterna. Procuravam um elixir da longa vida, que permitiria a imortalidade. Apesar dos alquimistas nunca terem alcançado esse objetivo, eles foram os pioneiros no desenvolvimento de técnicas laboratoriais, como a destilação e a sublimação.

  1. Transição da alquímica para química

No início do século XV surgiu o Renascimento, um movimento artístico e científico que se baseava na racionalidade, ou seja, uma doutrina de que nada existe sem uma razão, sem uma explicação racional, e no experimentalismo. Foi nesse contexto que o modo de pensar dogmático, místico e supersticioso da alquímica começou a ser mudado por uma nova forma de buscar o conhecimento, através da ciência experimental.

Por meio dos trabalhos do filósofo Francis Bacon (1561-1625), a Renascença passou a tomar corpo. Juntamente ao francês René Descartes (1596-1650), o pensamento cientifico começou a se desenvolver ainda mais, a busca do conhecimento se baseava na experimentação e no uso lógico da matemática. Antes, para que o conhecimento fosse aceito como válido, bastava atender às normas da filosofia; a experiência estava fora de questão.

Em 1543, Nicolau Copérnico causou uma tremenda revolução, quando propôs que o Sol, e não a Terra, era o centro do universo. Giordano Bruno, Galileu Galilei e Johannes Kepler contribuíram muito para separar a astrologia da astronomia e a alquimia da química. Outros dois cientistas que foram marcantes nessa transição da alquimia para a química foram Robert Boyle (1627-1691) e Antoine Laurent Lavoisier.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com