TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição Experimental: Alcalinidade

Por:   •  23/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA

LICENCIATURA EM FÍSICA

Laboratório de Química Tecnológica

Descrição experimental: Alcalinidade

DOCENTE: Prof. Marcia Regina de Moura Aouada

DISCENTE (s): Eduardo Wegner

João Paulo

Weslei Pereira Gomes

ILHA SOLTEIRA

Agosto de 2021

A aula experimental acerca da alcalinidade da água, estava sob orientação da professora, responsável pela disciplina, Dr. Marcia Aouada, apresentando brevemente os conceitos a serem desenvolvidos na sequência. O processo de alcalinização, foi materializado mediante amostras coletadas em pontos dissemelhantes da zona urbana local de Ilha solteira.

O desenvolvimento experimental, teve início após a professora estar devidamente preparada com EPIs do laboratório, e tendo em mãos, uma das amostras de água, cerca de 50mL dentro da proveta. Dispondo desta amostra de água, a mesma foi transferida para o Erlenmeyer, com a meta estabelecida de determinar a alcalinidade do tipo “P” (Determinada pelo indicador fenolftaleína) e a alcalinidade total do tipo “M” (Determinado pelo indicador alaranjado de metila).

Para verificar a possível alcalinidade (Tipo P), fora adicionado aproximadamente 5 gotas de fenolftaleína dentro do Erlenmeyer. Nota- se que apos o procedimento de homogeneização da substancia, a mesma permanece incolor, sem quaisquer variações de tonalidade, dispensando o uso do ácido sulfúrico para titulação.  

 Logo em seguida, o procedimento experimental do tipo M, foi estabelecido. Neste, tendo em mãos a mesma mistura do procedimento anterior, fora adicionado cerca de 3 gotas do alaranjado de metila, e homogeneizado suavemente. A solução demonstra cor característica do alaranjado de metila.

Para esta mesma mistura, que está sendo investigado, fez-se a titulação por meio do acido sulfúrico. Para isto, introduziu-se 50 mL de acido dentro da bureta. Lentamente, estando sempre agitando e homogeneizando a substância, o ácido sulfúrico foi adicionado até o momento que avesse mudança de coloração. No momento em que a coloração ficou do tipo “rosa salmão”, interrompeu-se imediatamente a titulação por meio do ácido.  O ponto de virgem foi atingido, após cerca de 1,1mL de ácido sulfúrico ser adicionado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com