TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Livro Didático

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

Artigo de Opinião:

 QUÍMICA – IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO

Apesar de a tecnologia andar a passos largos, tanto dentro quanto fora da sala de aula, ainda assim o livro didático não deixou de ser uma ferramenta essencial – tudo depende da escolha correta - para o processo ensino/aprendizagem principalmente no que diz respeito a matéria de química. Embora hoje em dia, há professores que preferem optar pela tecnologia ao invés do livro didático, estes na maioria das vezes consideram o livro didático uma ferramenta de ensino em desuso, pode até ser que ele realmente não seja tão sedutor quanto às publicações destinadas à infância (livros de histórias em quadrinhos), mas sua influência é inevitável, sendo encontrado em todas as etapas da escolarização de um indivíduo: é cartilha quando alfabetização e manual para o conhecimento das ciências ou da profissionalização adulta na universidade. Podemos ter acesso a livros de boa qualidade e que atendem aos Parâmetros Curriculares da disciplina de Química, e com tantas opções de escolha, quais critérios poderiam ser levados em consideração para se fazer uma boa escolha? É o que veremos no desenvolver deste artigo![pic 4][pic 5]

O livro didático quando escolhido de forma incoerente, ao invés de ser uma ferramenta de ensino, pode ser um empecilho no ensino/aprendizagem, limitando tanto aluno quanto professor a pensar, consequentemente isto se torna um fator aliado para a educação tecnicista e uma tremenda barreira para o ensino e aprendizagem de senso crítico.

Não se pode negar que a tecnologia tem se feito presente nas salas de aulas como por exemplo; o Datashow, que tem facilitado à compreensão dos tema propostos pelos professores, porém não se pode dispensar o uso do livro didático como material de ensino, e cabe ao professor à tarefa de não permitir que esta importante ferramenta se torne obsoleta.

A metodologia deve ser desenvolvida de forma estimulante, capaz de despertar o interesse de aprendizagem do aluno, é interessante escolher livros que tragam, em cada capítulo, atividades práticas para que possa haver uma assimilação de teoria e prática por parte do aluno, e consequentemente uma melhor compreensão do conteúdo, principalmente em se tratando da matéria de química. É muito importante que tais livros que associam teoria e prática, tratem da integridade física do aluno, neste caso, ele deve conter as  medidas e normas de segurança para procedimentos práticos dentro ou fora de um laboratório.

O ensino de química deve ser feito de forma globalizada, e de maneira interdisciplinar, ou seja, por meio de literaturas contextualizadas e de olho nas tendências mundiais na área de educação de ciências.

A má escolha do livro didático pode levar o aluno à aprendizagem instantânea, ou seja, somente para o momento, a famosa “decoreba”, privando o de pensar, impedindo aplicação do conhecimento a novas situações, se tornando meros atores passivos na aprendizagem.

O livro pode sim, ser a melhor ferramenta didática quando bem escolhido, como já dito antes; um bom livro faz toda a diferença, afinal quem acumula conhecimento detém o poder, e isso se faz com boas escolhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com