TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Mineralogia

Por:   •  13/8/2019  •  Seminário  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARARNHAO

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Disciplina: Química Analítica

Discente: John Adson Ferreira Almeida

USO DA BALANÇA ANALÍTICA E CALIBRAÇÃO DA PIPETA

São Luis

2019

INTRODUÇÃO

É necessário que qualquer pessoa que trabalhe em laboratórios de químicas analíticas saída usarem convenentemente cada equipamento de modo a reduzir o erro. (BACCAN, 2001)

Qualquer analista durante sua atuação é necessário garante sua confiabilidade de suas análises, assim se faz necessário que se use as vidrarias apropriada. Deve ser escolhido pra minimizar os erros ao Maximo. É essencial que as vidrarias estejam sempre calibradas para uma melhor determinação de incerteza na medição, principalmente se o trabalho requer uma alta precisão. (PADILHA, 2004)

 São necessários à calibração de instrumentos de precisão como, pipetas, buretas, balões volumétricos, provetas. Para se obter melhores resultados tanto qualitativo e quantitativo se torna uma etapa indispensável a calibração das vidarias, assim terá a margem de incerteza do material.

Um dos mais importantes requisitos para qualquer instrumento de medida, deve – se incluir a sensibilidade e exatidão. No caso da balança analítica a exatidão depende da qualidade dos conjuntos de pesos disponíveis. (BACCAN, 2001)

A balança analítica é um instrumento muito sensível e devem ser tomados alguns cuidados para que não haja erros grosseiros durante o andamento de um experimento. Por ser tão sensível ela poderá sofrer influência direta de variações na temperatura, umidade e eletricidade estática. (BACCAN, 2001) Para maior precisão da balança analítica, alguns cuidados no manuseio dos recipientes que vão ser pesados são necessários, como não tocar o recipiente a ser pesado diretamente com a mão, manuseá-lo com uma pinça ou um pedaço de papel limpo, os objetos devem ser pesados à temperatura ambiente para evitar erros, pois algumas substâncias mudam com a mudança da temperatura.

OBJETIVO

  • Aprender a utilizar corretamente a balança
  • Calibrar a vidraria (Pipeta Graduada)

MATERIAIS E REAGENTES

 Balança Analítica; Pipeta; Béquer; Pêra; Água Destilada.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. Uso da balança

Colocou – se o recipiente no centro do prato  da balança;

Tarou – se o recipiente;

Colocou – se a amostra no recipiente e anotou – se a massa;

Calculou – se a massa resultante.

  1. Calibração da Pipeta

Verificou – se o tempo de escoamento da pipeta volumétrica;

Durante o acerto do tempo de escoamento, verificou – se já foi colocada o béquer na balança;

 Zerou – se a balança analítica com o erlenmeyer seco;

Pipetou – se a água e transferiu – se para o erlenmeyer, logo após, pesou – se o erlenmeyer e anotou – se a massa. Repetiu – se todo o processo três vezes.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Calibração da Pipeta

Inicialmente pipetou – se ate o menisco usando a pêra, logo após, observou o tempo de escoamento da pipeta de 5 mL. O tempo de escoamento foi e 12,53 segundo, sendo que segundo Baccan o tempo de escoamento é de 15 s, assim o tempo de retenção esta ótima.

Mas segunda Baccan um escoamento muito rápido levar um resultado não reprodutível, enquanto que um escoamento muito lento tem como um único inconveniente o tempo excessivo necessário pra operação.

A água destilada que foi pesada do béquer da triplicada foram a 25° C:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (328.3 Kb)   docx (690.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com