TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVIVEIS

Por:   •  25/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

 

PLANO DE TRABALHO E PROJETO BÁSICO, VISANDO A OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVIVEIS

PLANO DE TRABALHO

1 OBJETIVOS

Os objetivos da Oficina de Reutilização de Pneus Inservíveis são:

- Conhecer processos de reutilização de Resíduos Sólidos especificamente pneus inservíveis, ou seja, cuja vida útil terminou.

- Introduzir, aperfeiçoar o conhecimento de manuseio e criação de peças sustentáveis, em suas particularidades, ferramentas úteis na concepção de artesanatos sustentáveis;

- Aprofundar o conceito de sustentabilidade junto ao instrutor (a), visando atender as atuais demandas da sociedade de práticas verdes;

- Qualificar e estimular a comunidade em geral para a adoção e instigação de praticas sustentáveis , visando melhoria ambiental, social e econômica.

2.  JUSTIFICATIVA

Descartados de forma incorreta os resíduos sólidos podem acarretar impactos negativos no meio ambiente como contaminação de corpos hídricos, solo, transtornos à saúde pública além de impacto visual negativo nas cidades. Relacionado à pneus inservíveis, destaca-se como problema crescente e grave de saúde pública, já que descarados e acondicionados de forma incorreta servem de criadouros para mosquitos transmissores de doenças como a malária, febre amarela, dengue e zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypt, associado ao aumento de casos de bebês com microcefalia no país.  A queima desse resíduo também cria uma ameaça perigosa, que ao ser queimado de forma incorreta libera óleo pirolítico, que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado. Esse óleo pode viajar longas distâncias, contaminando solo e água, além de penetrar em lençóis freáticos. Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos. Além da poluição visual que causa nas cidades, tendo como tempo de degradação indeterminado segundo estudos e dados do ministério do meio ambiente.

Assim, a oficina pretende introduzir formas de manuseios e criação de peças de artesanato e objetos em gerais para artesãos e comunidade em geral, capacitando multiplicadores, projetando o uso do pneu inservível como base da utilização dos resíduos sólidos em geral como fonte de criação e renda para os participantes e ao mesmo tempo, instigando valores sustentáveis visando a melhoria ambiental e social da cidade.

3.         DO CURSO E QUANTIDADE DE SERVIDORES

O curso de Reutilização de pneus abrange dois instrutores, sendo um Instrutor (a) para a Oficina Pratica e Um Instrutor (a) Teórico abrangendo temas específicos relacionados ao meio ambiente, a respectiva oficina deverá ser oferecida em quatro dias, em datas e horários a serem definidos.

4.          RESULTADO PREVISTO

Pretende-se com a oficina instigar valores sustentáveis, estimulando a criação de objetos e artesanato sustentável, projetando capacitação de multiplicadores de oficinas no uso de resíduos sólidos, especificamente os pneus inservíveis, tendo em vista a melhoria contínua ambiental das cidades. Desenvolvendo e aplicando os conhecimentos de práticas sustentáveis durante a oficina.

  1. PERFIL DA DESPESA

Estima-se custo de acordo com o Item 3 deste projeto, além do  material respectivo item 5 a Oficina para os participantes de acordo com  o tipo de Oficina: inicial ou aperfeiçoamento,  a estimativa deverá ser para quatro dias de oficina de reutilização de pneus inservíveis - certificações de multiplicadores, capacitando 20 pessoas por Oficina.


PROJETO BÁSICO

  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Básico visa o engajamento de uma Oficina de reutilização de pneus inservíveis Artesanato Sustentável – Multiplicadores.

        

        

  1. DETALHAMENTO DA OFICINA

2.1 - Perfis do Instrutor (a)

- O instrutor (a) da Oficina Pratica deverá ter capacitação de multiplicador (a), possuir certificação.

- O instrutor (a) da Oficina Pratica deve ser membro de cooperativa de catadores de material recicláveis ou associações desta categoria.

- O instrutor (a) teórico deverá ter o curso da área ambiental e afim, Curso devidamente reconhecido pela

  1. Do curso e seu conteúdo:

2.2.1. Conteúdo Programático

Bases iniciais da Oficina

Oficina Teórica

- O que é Meio Ambiente;

- A importância do Meio Ambiente;

- Importância da Adoção de Práticas Sustentáveis;

- Coleta Seletiva;

- O que é um Pneu inservível;

- EPI (Equipamento de Proteção Individual);

Oficina Pratica

- Seleção do Material para confecção dos objetos;

- Equipamentos para confecção;

- Tipos de cortes;

- Confecção de Peças sustentáveis;

CARGA HORÁRIA: 16 horas por cada tipo de Oficina (Iniciante e Aperfeiçoamento)

2.3 Metodologia

  • Aulas expositivas e dialogadas.
  • Vivências e práticas.

O conteúdo da oficina deverá ser através diálogos, Exposições e práticas. A Oficina deverá ter como base a sustentabilidade, com diálogos e uso de métodos Práticos para melhor assimilação dos multiplicadores, no final de cada oficina os objetos confeccionados deverão ser expostos à comunidade local e entregue os certificados de Multiplicadores para os Participantes.

2.3.2 - Local do Curso

Fica sob a responsabilidade do município, designar o local para a realização da Oficina. Em relação da utilização de matéria prima para a elaboração dos objetos, deverá ser retirados in loco, de oficinas mecânicas, ruas e galpões da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com