TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa De Pneus Inserviveis

Artigo: Logistica Reversa De Pneus Inserviveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE FRANSSINETE FAFIRE

MÁRIO HENRIQUE CONSENTINI DA FONSECA

LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS USADOS

PROFESSOR: Eduardo

Recife 2014

Mário Henrique Consentini da Fonsêca

A LOGISTICA REVERSA DE PNEUS USADOS

Monografia apresentada a Faculdade Franssinete (FAFIRE),como parte fundamental para conclusão da pós graduação em Logística. Orientador: Prof. Eduardo

Recife- PE

RESUMO

Com aumento expressivo no consumo de pneus no Brasil, consequentemente pelo o crescimento do transporte rodoviário e particular, fez com que o governo tomasse medidas para diminuir o impacto ambiental, que implicaram em novas leis, resoluções e fiscalizações mais rígidas dos órgãos públicos. As empresas que fabricam pneus são literalmente responsáveis pela destinação deles depois de usados. É notório que os pneus depois de descartados inadequadamente são extremamente prejudiciais a sociedade e ao meio ambiente que proporciona uma rede de doenças que prejudicam a sociedade. A logística reversa de pneus usados é necessário e a conscientização da sociedade são fundamentais para que ocorra um descarte adequado ao produto.

INTRODUÇÃO

Antigamente o pneu era observado apenas como problema físico, pois o tempo de duração do objeto é estimado em 600 anos para decompor-se, como era um produto de pouco de conhecimento e não tinham o conhecimentos maléficos que podem fazer ao meio ambiente e hoje são visíveis a todos.

O produto que é a borracha representa 50% da constituição dos pneus, juntos com outros elementos químicos que dificultam mais ainda a sua deteriorização.

Quando queimado o pneu libera várias substâncias que são totalmente maléficos e agessivos tanto sistema nervoso e respiratório.

E jogar pneus em rios, mares e matas são fatos ainda comuns em nosso cotidiano, com isso contribuindo pra profileração de doenças como dengue por exemplo. A conscientização da sociedade é de extrema importância para o meio ambiente e contribua para a logística reversa.

No Brasil a Constituição Federal de 1998, prevê questões ambientais como patrimônio nacional. É determinado de responsabilidade da qualidade ambiental é do Governo Federal, Estadual e municipal.

As primeiras iniciativas foi a criação da RESOLUÇÃO DA CONAMA Nº 258, DE 26 de Agosto de 1999, que iniciou o Programa Nacional de Coleta e destinação de Pneus Usados, que virou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com