TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obtenção do Oxigênio

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No presente relatório abordar-se-á sobre a experiência de obtenção laboratorial do oxigénio partir da decomposição catalítica do peróxido de hidrogénio (H2O2) através do ficado de boi. Para a obtenção deste gás tem que se ter em consideração do mesmo, com vista a proporcionar uma obtenção efectiva.

O oxigénio é um elemento químico de número atómico 8, que constitui cerca da quinta parte do ar atmosférico terrestre na sua forma molecular O2. Ele é um gás incolor, inodoro e insípido essencial para os organismos vivos, é mais denso que o ar com cerca de 1,105 de densidade que só liquefaz a -183º C.

Para a obtenção do oxigénio no laboratório ira-se usar equipamentos para montar um aparelho de colecção de pequenas quantidades de gases de nome: aparelho de kipp, este que vai assegurar o gás de modo que não escape durante a sua obtenção. Por se tratar de um elemento indispensável nas combustões, após a obtenção ira-se fazer um teste de comburência, com vista a provar se o gás obtido é realmente o gás oxigénio. O teste de comburência vai consistir em acender um palito de fósforo e introduzir a lasca incandescente dentro do tubo de ensaio que contem o gás, pois ele vai avivar porque é elemento que alimenta a combustão.

Por fim falar-se-á de certas reacções químicas de obtenção de oxigénio no laboratório.

Objectivos

  Geral

  • Obter o oxigénio laboratorialmente.

  Especifico

  • Falar da decomposição catalítica do peróxido de hidrogénio (H2O2);
  • Identificar os produtos da decomposição catalítica do peróxido de hidrogénio (H2O2);
  • Descrever o teste de comburência.

Metodologias

Para a produção do presente relatório, o grupo recorreu ao guião da aula prática, método de observação e experimentação sob orientação do docente. Finalmente, a fundamentação teórica do relatório, recorreu-se a leituras bibliográficas cujas referências constam na última página do relatório.

Obtenção laboratorial do oxigénio

A obtenção laboratorial do oxigénio é frequentemente integrada nos processos químicos que muitas das vezes tem se destacado os aquecimentos (decomposição térmica) em presença de um catalisador, de certas soluções como: clorato de potássio (KClO3), óxido de mercúrio (HgO), peróxido de hidrogénio (H2O2 ), (LEE, 1999).

Matérias

  • Espátula metálica;
  • Funil de separação;
  • Tina hidropneumática;
  • Acoplador;
  • Seringa;
  • Tubo de recolha;
  • Tubo de ensaio com uma saída lateral de 90 ͦ ;
  • Tubo de ensaio.

Substâncias ou reagentes

  • Peróxido de hidrogénio (H2O2) a 3%;
  • Fígado;
  • Fósforo;
  • Água.

Equipamentos e aparelhos

Na experiencia de obtenção laboratorial do Oxigénio através da decomposição catalítica do peróxido de hidrogénio ﴾água oxigenada) usa-se os seguintes equipamentos: funil de separação, espátula, tina hidropneumático, tubo de ensaio simples, acoplador, seringa, tubo de ensaio com uma saída lateral de 90 ͦ . Na base de funil de separação, acoplador, tubo de ensaio com uma saída lateral, tubo de ensaio simples e tina hidropneumática montamos um aparelho de Kipp.

Descrição da experiência

Com ajuda de uma espátula metálica despedaçou-se o fígado e introduziu-se no tubo de ensaio com uma saída lateral de 90 ͦ, em seguida foi acoplado junto com o funil de separação de uma torneira

Foi acoplado a saída lateral do tubo de ensaio que continha os pedaços de fígado com uma extremidade do tubo de recolha, a outra extremidade do tubo de recolha se encontrava introduzida na tina hidropneumática que estava cheia de água, a boca do tubo de recolha estava dentro de um tubo de ensaio que encontrava de boca virada para baixo, cheia de água que não conseguia escapar.

Através da seringa adicionou-se 3 ml do peróxido de hidrogénio (H2O2) no funil de decantação deixando gotejar lentamente sobre os pedaços de fígado.

Após a adição do peróxido de hidrogénio fechou-se imediatamente a torneira do funil de separação, de modo a impedir a libertação do gás resultante da reacção por mas que ele é mais denso que ar e foi recolhido o gás desprendido com o tubo de recolha.

Aparelho de kipp

Observações

Após a adição do peróxido de hidrogénio (H2O2) no tubo de ensaio que continha os pedaços de ficado observou-se uma reacção espontânea acompanhada com uma libertação de um gás, esse que não conseguia escapar através do funil de separação porque se encontrava com uma torneira totalmente fechada, mas o mesmo passava do tubo de recolha até ao tubo de ensaio que se encontrava com água na tina hidropneumática, saindo em formas de bolhas depositando se no fundo do tubo de ensaio, durante esse processo observou-se a impenetrabilidade que diz que dois corpos não ocupam mesmo lugar ao mesmo tempo, isto é, quanto mais bolhas se depositavam no fundo do tubo menos a quantidade de água se observava no tubo de ensaio.

Depois da decomposição catalítica do peróxido de hidrogénio (H2O2) observou-se uma espécie do catalisador (pedaços de fígado) que não foi consumido durante a reacção coloração castanho fundo do tubo de ensaio onde a decomposição catalítica ocorreu. Foi retirado o tubo de ensaio que continha o gás da tina hidropneumática, sem virar a parte da saída para cima fez-se o teste de comburência que consistiu na aproximação acender um palito de fósforo e introduzir a lasca incandescente, dentro do tubo de ensaio que continha o gás, onde observou-se a lasca incandescente a avivar porque o gás oxigénio alimenta a combustão (GLINKA, 1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (575.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com