TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Por:   •  24/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente, refere-se a contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

Os poluentes atmosféricos existem em forma de gases ou partículas que provém de fontes naturais, como por exemplo os vulcões, neblinas, poeira de fontes naturais como o deserto, fumaça emitida nas queimas naturais, emissões por plantas de compostos orgânicos voláteis e a decomposição de matéria orgânica.

Mas, também existem através das fontes artificiais produzidas pelas atividades humanas, como por exemplo: Fábricas, usinas de energia, fornalhas, veículos automotores, Aerossóis (como tinta e sprays) e atividades mineradoras.

Os poluentes podem ser classificados em dois tipos: poluentes primários que são aqueles que são lançados diretamente na atmosfera, provenientes de fontes antrópicas e naturais; E os poluentes secundários, que são aqueles que são produtos de reações químicas e fotoquímicas, que ocorrem na atmosfera envolvendo os poluentes primários.

Monóxido de carbono (CO); Dióxido de carbono (CO2); Clorofluorcarbonetos (CFCs); Óxido de Enxofre (SOx) e Amônia (NH3) São alguns dos principais poluentes atmosféricos.

De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2014, a poluição do ar causou a morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo em 2012.

Levando em consideração o grande risco que a poluição do ar oferece ao meio ambiente e a saúde humana, é de extrema importância que haja uma contribuição para a redução dessa poluição, algumas coisas que podem diminuir o aumento da poluição são: Tentar usar menos os veículos como meios de transporte, economizar energia o máximo que puder, reciclar o lixo doméstico, e sempre se atentar a escolher os produtos de empresas com responsabilidade ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com