TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO DO SULFATO DE COBRE PENTA-HIDRATADO

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MAIARA JESUS SOUZA

EXPERIMENTO 01:  PREPARAÇÃO DO SULFATO DE COBRE PENTA-HIDRATADO

[pic 2]

1

                                                            AMARGOSA- BA

OUTUBRO-2022

MAIARA JESUS SOUZA

PREPARAÇÃO DO SULFATO DE COBRE PENTA-HIDRATADO

Relatório solicitado pelo docente Dr José Gilberto da Silva referente à disciplina de Química Inorgânica Experimental, ministrada no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Bahia, abordado sobre preparação do sulfato de cobre penta-hidratado.

                                                      AMARGOSA- BA[pic 3]

2

OUTUBRO-2022

Sumário

  1. Objetivos        4
  2. Introdução        4
  3. Materiais        5
  4. Procedimento experimental        6
  5. Resultados e Discussão        6
  6. Conclusão        8
  7. Referências bibliográficas        8
  1. Objetivos:

O objetivo da aula experimental é sintetizar o sulfato de cobre penta-hidratado a partir da reação de óxido de cobre e acido sulfúrico, e caracterizá-lo. Após,  calcular o rendimento da reação.

  1. Introdução:

Na literatura, reações químicas são os  processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados de reagentes, em novas substâncias, chamados de produtos. Ou seja, as reações químicas são responsáveis por promover mudanças na estrutura da matéria. Na inorgânica classificamos as reações  em quatro tipos diferentes, são elas: reação de adição ou síntese, reação de decomposição ou de análise, reação de deslocamento ou reação de dupla troca.

No presente relatório a reação abordada foi a reação de síntese, onde duas ou mais substâncias se juntam formando uma única. Os reagentes são representados por A e B, uma ração de síntese pode ser escrita deste modo:

A+B→AB

Essa síntese podem ser classificadas como totais ou parciais, portanto no experimento para a preparação do sulfato de cobre penta-hidratado foi realizada uma síntese parcial. A reação está representada pelas seguintes equações:  

CuO(s) + H2SO4(aq) + 4H2O(l) ∆ → CuSO4 . 5H2O(s) CuSO4 . 5H2O(s) → CuSO4(s) + 5H2O(g)

A síntese acima objetiva obter o sulfato de cobre penta-hidratado. Essa substância é um sal simples, cristalino, se cor azul forte, forma cristais como prismas oblíquos, os quais são pouco solúveis em etanol. O sulfato de cobre penta-hidratado é utilizado em vários campos, como na agricultura, utilizado como fungicida, bactericida ou herbicida, na manutenção de piscinas, também, é utilizado como aditivos em alimentos e fertilizantes, como banhos fotográficos e eletrólito em pilhas.  É também muito utilizado na preservação da madeira, na composição de pigmentos em tintas e em composições pirotécnicas.

Na forma penta-hidratada, o cobre (II) está ligado a quatro moléculas de água apresentando uma estrutura octaédrica distorcida. A quinta molécula de água não está coordenada diretamente ao cobre, mas, sim, ligada aos ânions sulfato por meio de ligações hidrogênio. A geometria do CuSO4.5H2O cristalino é triclínica. Entretanto, logo após sua síntese, o composto formado exibe uma estrutura um pouco mais desorganizada, apresentando-se em sua forma ordenada depois de algumas semanas.

[pic 4]

  1. Materiais:

Vidrarias:

- Béquer de 50 mL;

-Proveta de 10 mL;

-Bastão de vidro;

- Funil de Büncher;

- Kitassato;

- Vidro de relógio;

- Tubos de ensaio.

Reagentes:

- CuO;

- H2SO4 (2 mol/L)

- Etanol absoluto;

Acessórios:

- Balança;

-Espátula;

- Tripé e tela de amianto;

- Papel de filtro.

  1. Procedimentos experimentais:

Em um Becker de 50 ml, pesou aproximadamente 1,5 g de óxido de cobre  (II), CuO (anotou a massa registrada na balança). Dissolveu a massa pesada de CuO em 30 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 2 mol/L (medidos em proveta) aqueceu suavemente a mistura. Usando uma chapa aquecedora ou banho Maria. Deixou a solução e filtrou. Evaporou a solução, lentamente, até a formação de cristais (usou banho-maria ou/e chapa aquecedora).

Dissolveu os cristais formados em um pouco de água e deixou evaporar ao ar até recristalização. Adaptou o funil de Büchner com papel de filtro ao Kitazato e procedeu à filtração a vácuo dos cristais formados e a seguir lavou com álcool. A Filtração a vácuo dos cristais de sulfato de cobre formados. Terminada a filtração secou os cristais o máximo possível por sucção, no próprio funil.

Transferiu os cristais para um papel de filtro e pressioná-los com outro papel de filtro até ficarem bem secos. Secagem do sulfato de cobre entre papéis de filtro. Pesou os cristais obtidos em vidro de relógio ou em papel de filtro. Transferiu os cristais de sulfato de cobre para um recipiente de vidro com tampa, limpo e seco, devidamente identificado (nome ou fórmula do composto) e guardou para serem usados em aula posterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (363.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com