TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DA ASPIRINA

Por:   •  15/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

Carlos H. F. Fonseca ¹

Karoliny B. Almeida ²

Kelviana de C. Ramalho ³

Mateus E. Queiroz 4

Naiara C. Santos 5

PREPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DA ASPIRINA (ASS)

Purificação de um produto sólido

Diamantina

Fevereiro / 2018


Carlos H. F. Fonseca ¹

Karoliny B. Almeida ²

Kelviana de C. Ramalho ³

Mateus E. Queiroz 4

Naiara C. Santos 5

6ª atividade prática

Preparação e purificação da aspirina (ASS) – Purificação de um produto sólido

 

Data do experimento:22/02/2018

Data de entrega: 02/03/2018

Trabalho prático realizado na disciplina Química Orgânica I, no Curso de Licenciatura em Química ministrada pela prof.ª Patrícia Machado de Oliveira no laboratório de. Orgânica I, na Instituição de Ensino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM


ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO E OJETIVOS        1

1.1 - INTRODUÇÃO        1

1.2 – OBJETIVOS        1

2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        2

3 - PARTE EXPERIMENTAL        3

3.1 - MATERIAIS E REAGENTES        3

3.1.1 – Materiais        3

3.1.2 – Reagentes        3

3.2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        4

3.2.1 - Preparo da solução        4

3.2.2 – Preparo e filtragem a vácuo        5

4 - RESULTADOS E DISCURSÕES        6

5 - CONCLUSÃO        7

6 - BIBLIOGRAFIA        8


1 - INTRODUÇÃO E OJETIVOS

  1. – INTRODUÇÃO

O Ácido Acetilsalicílico (AAS), igualmente conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais comuns mundialmente produzidos e consumidos anualmente. O reconhecimento da atividades biológicas era atribuído a salicina (glicosídio do álcool salicílico) que foi integralmente isolado das cascas do salgueiro (Salix sp.) pelo farmacêutico francês H. Leroux em 1829. Aspirina é uma denominação comercial, criado pela empresa Bayer, de um dos fármacos mais vendidos no mundo, comumente usados para combater a febre, a dor e inflamações. Antes da descoberta da Aspirina, o ácido salicílico era usado para tratar dor, febre e inflamações. Porém, seu uso prologado causava irritações no estômago, esôfago e outras mucosas. A descoberta do éster do ácido salicílico como fármaco mais efetivo e tolerável pelo organismo, se deu quando o químico Felix Hofmann administrou uma certa quantidade desta substância ao seu pai que sofria de dores reumáticas e não podia mais consumir o salicilato de sódio, em virtude dos seus fortes efeitos colaterais. Com a produção em escala industrial deste fármaco, foi imprescindível a utilização de matéria prima alternativa a salicilína para que fosse possível atender a demanda de produção. Estima-se que desde o ano de sua comercialização em 1899 até 2010 cerca de 350 bilhões de comprimidos tenham sido produzidos1. Com estrutura relativamente simples o ácido acetilsalicílico é um fármaco de atua no corpo humano como um poderoso analgésico, antipirético e anti-inflamatório. Devido a sua ação vasodilatadora, vem sendo utilizado na prevenção de problemas cardiovasculares. Sobre o seu mecanismo de ação: a aspirina interfere na síntese da prostaglandina (o hormônio responsável pela dor e inflamação) por inibir a enzima ciclo-oxigenase. Os efeitos antipiréticos resultam da inibição da síntese da prostaglandina no hipotálamo. A aspirina também aumenta a vaso dilatação e o suor. A síntese da aspirina é possível através de uma reação de acetilação do ácido salicílico, um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico)2. Síntese é um processo no qual ao reagir dois ou mais reagentes diferentes naturais ou não se obtém um produto com características distintas, no caso do ácido acetilsalicílico a sua síntese ocorre a partir da acetilação do ácido salicílico que consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com o anidrido acético sendo que o ácido acético é eliminado durante o processo sendo que é necessária a utilização de ácido sulfúrico como catalisador que reage com o anidrido acético primeiro para torná-lo mais reativo para a reação seguinte com o ácido salicílico pois sem o catalisador a reação ocorreria porém o tempo para que essa reação ocorrer seria muito maior3.

1.2 – OBJETIVOS

Introduzir técnicas de reação de reação e elaboração através da acetilação. E realizar a purificação de um produto sólido de reação por recristalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com