TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Experimental Dissolução

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de ciências, tecnologia e saúde

Campus Araruna

Curso: Engenharia civil

Disciplina: Química experimental

Docente: Prof. Dra. Ana Paula

Discentes: Laert Luan / Wesly Gleyson

Relatório

Objetivos

Este relatório tem como objetivo apresentar os procedimentos realizados no laboratório, descrever o preparo e diluição de soluções, sendo o hidróxido de sódio (NaOH), o reagente sólido e o ácido sulfúrico (H2SO4), o reagente líquido, obtendo os resultados por meio dos cálculos.

________________

Introdução

É de extrema importância entendermos o quão relevante é a diluição de soluções. No cotidiano é muito comum realizarmos diluições. As soluções formadas por líquidos com sólidos dissolvidos são as mais comuns no cotidiano das pessoas. Água com sal ou água com açúcar são exemplos clássicos desse tipo de solução. Mas existem soluções, como os sucos concentrados adquiridos em supermercados, que necessitam receber certa quantidade de solvente no seu preparo. Trata-se das chamadas soluções concentradas. Elas apresentam grande quantidade de soluto em pouco solvente e, ao receberem uma quantidade extra de água (solventes), têm seu volume final aumentado. É de extrema relevância sabermos que a solução é uma mistura homogênea. Portanto, ao diluir uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, sendo a mesma na solução inicial e na final. O volume da solução aumentará (de V para V'), uma vez que será adicionada uma porção de solvente. A concentração, por sua vez, diminuirá (diluição e concentração são processos opostos). Logo, pode-se concluir que volume e concentração são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, o primeiro aumenta à mesma proporção que o outro diminui.

Esquema de diluição

________________

Procedimento experimental

A professora Dra. Ana Paula, desenvolveu no laboratório da universidade estadual da paraíba, campus Araruna, o preparo e a diluição de soluções. De início, foi preparado uma solução a partir de um reagente sólido, usando hidróxido sólido como também um reagente líquido, sendo o ácido sulfúrico. A partir do reagente sólido, foi preparado uma solução de 250 ml, logo em seguida foi preparado outro solução de 100 ml, a partir dos 250 ml. Logo após, foi feito o preparo da solução líquida, a partir de um reagente líquido que é o ácido sulfúrico.

(Preparação de solução a partir de um reagente sólido)

Foram usados os seguintes materiais: balões volumétricos de 250 e 100 ml, vidro de relógio, pisseta com água, um béquer de 150 ml, uma pipeta graduada de 10 ml, e uma espátula e um pipetador de 3 vias.

O Experimento teve início, observando a massa do sólido, que veio no próprio rótulo do recipiente, com o seu peso molecular de (40 g /mol), sabendo que a concentração utilizada para preparar a solução é de (0,2 mol /L). Sendo assim, a concentração dos 250 ml.

Com base nesses dados citados, sendo a massa molar do hidróxido de sódio 40 g /mol e da concentração preparado com 0,2 mol /La partir dos cálculos estequiométricos, sendo preciso uma massa de 2g de hidróxido de sódio, pesado na balança com o auxílio do vidro de relógio e da espátula. O vidro do relógio foi colocado na balança, sendo descontado o peso do vidro de relógio, logo em seguida foi colocado 2g de de hidróxido de sódio, e depois foi transferido a massa do hidróxido de sódio para o béquer. O vidro de relógio foi lavado (uma pequena quantidade de água) para não deixar nada no vidro de relógio como também a espátula. Sendo assim, logo em seguida, com o bastão de vidro foi mexido, ajudando o processo de diluição. Portanto, após está totalmente diluído em água (tendo uma solução), com ajuda dum funil, logo, aconteceu a transferência para o balão volumétrico de 250 ml. O béquer é lavado com um pouco de água e sendo transferido também o líquido para o balão que é completado com água até a marca de aferição (próximo) e logo em seguida sendo completa com uma pipeta, pois assim, não há risco de passar do limite. Diante de todo o processo realizado, o balão, naquele momento é tampado e feito a homogeneização, finalizando (o preparo).

________________

Diluição

Depois de preparar os 250 ml a uma concentração de 0,2 mol /L, foi preparado 100 ml da mesma solução com uma concentração menor, sendo 0,1. Desse modo, foi utilizado a equação (V1. C1 = V2. C2). Naquele momento, aconteceu a retirado da solução (chamado de estoque), um determinado volume e a partir dessa equação, foi calculado esse volume, tendo uma (C1= 0,2 mol/L), (V2= 100 ml) e (C2= 0,1 mol/L), dando V1= 50 ml. Dessa forma, sendo retirado um estoque de 50 ml, fazendo assim a transferência completando com água até a marca de aferição de 100 ml e logo em seguida é fechado o balão para fazer a homogeneização.

Portanto, foi feito procedimentos básicos para a diluição de uma solução e em seguida foi feito uma diluição, dessa solução, fazendo uma nova solução, com uma concentração menor, volume diferente tendo V=100 e a concentração 0,1.

(Preparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com