TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Forense

Por:   •  15/11/2021  •  Artigo  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

I. INTRODUÇÃO

A química forense é um ramo que vem se expandido, se tornando cada vez mais necessária diante da criminalidade que ao longo dos anos tem evidenciado uma face requintada e procedimentos complexos de atuação. Ela exige uma incessante atualização no tocante à evolução dos métodos químicos e físicos de análise ponto, em tal vista que é preciso conhecimento a fim de avaliar a técnica mais a produtiva na abordagem do problema prático especificado.

A ciência forense pode ser descrita como uma atividade que dá suporte as investigações que se referem a crimes, tendo como foco principal excluir, um suspeito envolvido ou não em um crime, assim livrando um inocente por algo não cometido. Por outro lado, a ciência forense também é capaz de apontar o envolvimento de um suspeito, que possa apresentar perigo a sociedade (FERREIRA, Adriane Guedes. Química forense e técnicas utilizadas em resoluções de crimes).

II. OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é mostrar a importância da química forense em investigações de crimes.


III. METODOLOGIA

Química forense

 Estes reúnem conhecimento científico de análise técnica de fatos para a produção de provas periciais. E certas prevenções em diversos contexto como por exemplo a digitais encontradas em uma cena criminal podem diferenciar o inocente de um criminoso. Esta ciência de popularizou graças a certas series de tv como: CSI, Scenes Investigation, Breaking  Bad entre outras. Estes podem ser utilizados em delegacias, hospitais psiquiátricos, fóruns e penitenciarias.

O trabalho de um químico forense é analisar provas oriundas de locais de crimes ou ocorrências, chegar à resposta da natureza de cada prova relacionadas  com o crime.

Para elucidar um crime pode ser coletada diretamente da cena do crime vestígios de sangue, balas de revolver de se dão pelos vestígios de pólvora encontrados, bebidas contaminadas com por exemplo o “boa noite cinderela” e em alimentos com venenos, detecção de drogas no corpo humano, adulterações em combustíveis, medicamentos, cosméticos, agrotóxicos entre outros e identificar desastres ambientais.

IV. RESULTADOS


V. CONCLUSÕES


VI. REFERÊNCIAS

LIMA, A. S. ET AL. QUÍMICA FORENSE. REVISTA ELETRÔNICA-UNISEP.

FERREIRA, ADRIANE GUEDES. QUÍMICA FORENSE E TÉCNICAS UTILIZADAS EM RESOLUÇÕES DE CRIMES. ACTA DE CIÊNCIAS E SAÚDE, V. 2, N. 1, P. 1-13, 2016.

DA SILVA, GESIELI PRADO CARDOSO ET AL. A QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA. IN: III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL. 2019.

SOUZA, ANA KÉDYNA RIBEIRO DE. USO DA QUÍMICA FORENSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2017. 79 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) – CENTRO DE CIÊNCIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FORTALEZA, 2017.

MALUQUE, AGOSTINHO FERNANDO. QUÃMICA FORENSE: O PAPEL E DESAFIOS NA INVESTIGAçãO CRIMINAL. REVISTA CIENTÍFICA DO ISCTAC, [S.L.], V. 3, N. 7, JAN. 2017. ISSN 2519-7207.

DA FONSECA CAMARGOS, ANTONIELLE CRISTINA. QUÍMICA FORENSE: ANÁLISES DE SUBSTÂNCIAS APREENDIDAS.

CUNHA, CRISTIANE; OLIVEIRA, MARA. QUÍMICA FORENSE: IMPORTÂNCIA NA CIÊNCIA DA INVESTIGAÇÃO E NA ELUCIDAÇÃO DE CRIMES. 2012.

OLIVEIRA, DANIEL BATISTA DE DETERMINAÇÃO DE AMINOÁCIDOS TOTAIS EM AMOSTRAS DE PLANTAS EMPREGANDO MULTICOMUTAÇÃO.  EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE-TESE/DISSERTAÇÃO (ALICE), 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com