TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Inorgânica Experimental

Por:   •  15/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

Química Inorgânica Experimental

Prática 1 – Grupo 1

Turma: QA

ÍNDICE:

  • Objetivos............................................................................................................3
  • Introdução..........................................................................................................3
  • Materiais e Vidrarias..........................................................................................4
  • Equipamentos.....................................................................................................4
  • Reagentes Usados..............................................................................................4
  • Procedimento.....................................................................................................4
  • Resultados e Discussões....................................................................................5
  • Conclusões..........................................................................................................8
  • Referências Bibliográficas..................................................................................8

  • Objetivos

O objetivo nessa prática é observar a reatividade dos metais em água, analisando qual metal é o mais forte; com auxílio de um indicador, ver se a solução do metal é básica ou ácida e analisar se o composto hidrolisou ou não.

  • Introdução

Os elementos do Grupo I ilustram, de modo mais claro que qualquer outro grupo de elementos, o efeito do tamanho dos átomos ou íons sobre as propriedades físicas e químicas. Eles formam um grupo bastante homogêneo e, provavelmente, tenham a química mais simples que qualquer outro. As propriedades físicas e químicas estão intimamente relacionadas com a estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos os elementos são metais; são excelentes condutores de eletricidade, macios e altamente reativos. Devido à grande reatividade dos metais alcalinos, esses metais não estão dispostos na natureza em sua forma elementar. Possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxo-sais são muito estáveis. Por este motivo, é totalmente inviável obtê-los por redução de seus óxidos. Todos os metais queimam ao ar formando óxidos, embora o produto formado varie com o metal, uma vez que todos os sais simples se dissolvem em água, formando íons. O lítio é o elemento do grupo que mais se diferencia dos demais, e em relação aos outros grupos de elementos representativos também ocorre essa diferença de características entre o primeiro e os demais componentes do grupo. Os elementos do Grupo I não ocorrem juntos na crosta terrestre, principalmente pelo fato dos tamanhos de seus íons. Os metais alcalinos podem ser obtidos através da eletrólise de um sal fundido, geralmente dos haletos fundidos. Adicionando-se impurezas para abaixar o ponto de fusão. Os elementos do Grupo I são versáteis, ou seja, podem se combinar com outros elementos, formando assim compostos variados e com muitas aplicações no cotidiano, o lítio encontra emprego na fabricação de células eletroquímicas (tanto baterias primárias como secundárias), essas baterias produzem energia através de reações químicas e são descartadas quando se esgotam. Existem também substâncias que contém íons Na+ e K+, fundamentais no controle da regulação osmótica do sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base. O sódio e o potássio são essenciais à vida animal, e foram isolados pela primeira vez em 1807 por Humphrey Davy.

  • Materiais e Vidrarias

- Bécker 250 mL

- Espátula

- Tubos de ensaio

- pipeta de pasteur

  • Equipamentos

- chapa de aquecimento

  • Reagentes utilizados

- H2O - Água Destilada

- Na(s) - Sódio Metálico

- K(s) - Potássio Metálico

- Na2O2 - Peróxido de Sódio

- KCl - Cloreto de Potássio

- KNO3 - Nitrato de Potássio

- K2CO3 - Carbonato de Potássio

  • Procedimento

Experimento 1

Obs: Devido a periculosidade desta parte da prática, o experimento 1 foi realizado pelo monitor da disciplina de química inorgânica experimental, cabendo aos alunos observar e anotar devidamente as observações.

Em dois béckers diferentes contendo (250)mL de água destilada cada, foram introduzidos respectivamente sódio metálico e potássio metálico.

Observou-se a reação de ambos os metais em contato com a água.

Experimento 2

Em um tubo de ensaio foi adicionado uma pequena quantidade de Na2O2. Em seguida adicionou-se com o auxílio de uma pipeta de pasteur cerca de 1mL de H2O e agitou-se o vigorosamente o tubo de ensaio com o auxílio de um bastão de vidro, para dispersar as bolhas formadas.

Logo depois que o gás se desprendeu, adicionou-se uma gota de indicador fenolftaleína. Observou-se a reação do desprendimento de gás e em seguida o da adição de fenolftaleína.

Experimento 3

Foram enumerados 3 tubos de ensaio. No tubo 1 colocou-se uma ponta de espátula de KCl (Cloreto de potássio), no tubo 2 uma ponta de espátula de KNO3 (Nitrato de potássio) e por fim no tubo 3 uma ponta de espátula de KCO3 (Carbonato de potássio). Em seguida adicionou-se a cada tubo de ensaio  cerca de 1mL de água destilada fervida com auxílio da pipeta de pasteur e foram agitou-se os tubos vigorosamente. Em seguida adicionou-se 1 gota de indicador fenolftaleína em cada um dos tubos de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com