TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexão da Canoa

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 2

A reflexão “da canoa” do autor Paulo Freire nos mostra de como precisamos mudar a maneira como estamos sendo educados. Os direitos de todos não estão sendo executados. Cadê a educação básica que todos tem o direito, a educação ainda não se chega em todos os lugares, e mais, até os próprios educados não estão aprendendo a ter ética, a tratar as pessoas com respeito.

O personagem, barqueiro, agiu na sua simplicidade, mas os formados agiram com arrogância.

Precisamos priorizar o que ensinar para se ter um futuro melhor; cada aluno realmente preparado para todas as situação. Saber informações de uma formação não é tudo sem o compromisso de fazer bem feito. Quem é responsável para que o futuro melhore? Os princípios da educação?(Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96.  O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”). A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infraestrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem. Mas, apesar dos investimentos, os dados de aprendizagem obtidos através de avaliações como: SAEB SPAECE, ENEM, entre outros, apontam resultados que não condizem com os esforços governamentais e os investimentos feitos na área. Temos que cobrar este esforço, onde já se viu deixar os alunos passar de um nível para o outro ser ter aprendido o mínimo esperado? Como podemos cobrar nestas avaliações se foram por ir, sem ter competência para estar lá.

Ao referido texto, da canoa, encontramos uma ação desumana, todos somos iguais. Uma formação é o desejo de todas as pessoas que querem ter um futuro melhor, sabemos que precisamos de conhecimento, mas, as condições de todos não são iguais e devemos preparar nossos alunos para esta realidade. Como futuros educadores precisamos formar a mente das nossas crianças para a realidade que irão encontrar. A vida não é fácil como pensam e sonham e esta realidade temos a obrigação de ensinar e incentivar que busquem e cobrem conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com