TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE UMA DISCIPLINA TÉCNICA DE ENGENHARIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE BASEADA NO CASO DO PROGRAMA FORMARE DA EMPRESA MWM INTERNATIONAL MOTORES-CANOAS

Artigos Científicos: ENSINO DE UMA DISCIPLINA TÉCNICA DE ENGENHARIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE BASEADA NO CASO DO PROGRAMA FORMARE DA EMPRESA MWM INTERNATIONAL MOTORES-CANOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  5.957 Palavras (24 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 24

Ensino de tecnologia de materiais para alunos do ensino médio: o caso do programa Formare da empresa MWMM International motores-Canoas

Davenilcio Luiz de Souza (UNISINOS) davenilcio@gmail.com

Guilherme Luis Roehe Vaccaro (UNISINOS) guilhermev@unisinos.br

Resumo: Este trabalho relata um estudo de caso relacionado a experiências de ensino-aprendizagem em uma disciplina típica de Engenharia para alunos de ensino médio. A disciplina de foco é denominada “Tecnologia dos Materiais”, ministrada no curso de “Assistente Técnico de Operações Industriais e Administrativos” do Programa FORMARE da MWM International Motores em Canoas – RS, o qual oferece capacitação profissional e inclusão social de jovens em situação de risco. O delineameno da pesquisa inclui levantamento de dados documentais e contextuais, análise descritiva do caso, entrevistas semi-estruturadas e questionários estruturados. Como resultados, o estudo indica a importância, na percepção dos participantes, do ensino-aprendizagem de assuntos de caráter técnico, por meio da experimentação e vivência prática, e de modelos de ensino e aprendizagem capazes de explorar aptidões dos alunos dentro de um ambiente real. Reforça, portanto, a percepção de valor, no contexto do estudo, sobre a experiência de aprender dentro de um ambiente diferenciado do tradicional, um ambiente industrial.

Palavras-Chave: Ensino de engenharia; Tecnologia de materiais; Educação; Aprendizagem; Psicopedagogia.

1. Introdução

Em um país em desenvolvimento como o Brasil, a formação técnica ocupa papel crucial em termos da geração de oportunidades para jovens, principalmente para os que se encontram em situação sócio-econômica menos favorável. Paradoxalmente, concomitante aos níveis de desemprego, o mercado de trabalho é carente de pessoas com formação específica ou aptas para desempenhar funções em áreas do conhecimento tipicamente relacionadas a cursos profissionalizantes ou de nível superior. Para suprir essa necessidade, surgem diversas iniciativas na área privada e em entidades que multiplicam ações, tanto na formação curricular, como também na formação profissional.

Na última década, o terceiro setor tem se destacado fortemente, independentemente da região do globo, com ações relacionadas à responsabilidade social. Ele se fundamentou pela capacidade de mobilização da sociedade em conjunto a organizações das mais variadas naturezas, sejam empresas, associações, fundações, inclusive pessoas físicas. Segundo Macintosh et al. (2001), entender que o papel social se restringe às obrigações legais tornou-se obsoleto. Entender os enlaces dessas ações é fundamental. Segundo esses autores, organizações que se destacam em questões sociais e ambientais tendem a obter melhores resultados financeiros, retorno de imagem institucional, melhores parcerias com órgãos oficiais e acesso a financiamentos de forma mais facilitada. Por exemplo, podem ascender a financiamentos federais em projetos que envolvem a comunidade em atividades de inclusão como: atendimento médico, ensino de adultos, atividades de lazer e de aprendizado em atividades de cunho profissional.

Inserida nesse contexto, e considerando a necessidade de formação de quadros técnicos para a indústria metal-mecânica, destaca-se neste trabalho de pesquisa o caso do Programa FORMARE, um programa da Fundação IOCHPE que, a partir de parceria com empresas, oferece Cursos de Educação Profissional para jovens de famílias de baixa renda. Mais especificamente, este trabalho discute uma experiência de ensino de conteúdos típicos de Engenharia para alunos de ensino médio, em uma disciplina técnica, denominada “Tecnologia dos Materiais”. O estudo busca discutir o papel do Engenheiro como participante do processo de ensino-aprendizagem e relatar a experiência em termos da formação das pessoas participantes. O restante do trabalho é assim organizado: inicialmente apresenta-se uma visão do papel do engenheiro frente à sociedade. A seguir, uma breve fundamentação sobre aprendizagem é realizada. O artigo segue com o relato do caso sob estudo, detalhando a metodologia empregada na disciplina estudada, bem como a percepção de alunos e professores sobre a experiência. Por fim é apresentada uma análise do caso estudado e conclusões são apresentadas como contribuição à comunidade científica.

2. Aprendizagem: elementos e teorias

A aprendizagem está alicerçada na mudança de comportamento advinda de novas experiências. O aprendizado é contínuo, todos os indivíduos sempre estão em processo de aprendizagem, seja na escola ou fora dela (McCONNEL apud PILETTI, 2006). Fundamentalmente, entende-se que no processo de aprendizagem, há três elementos: a situação estimuladora, a pessoa que aprende e a resposta:

Elemento 1: Situação estimuladora: soma dos fatores que estimulam os órgãos dos sentidos da pessoa que aprende.

Elemento 2: Pessoa que aprende: indivíduo submetido à situação estimuladora. O sistema nervoso central interpreta a situação estimuladora e ordena a ação; os músculos executam a ação ordenada pelo cérebro.

Elemento 3: Resposta: é a ação resultante do estimulo e da atividade nervosa.

Nesse sentido, a aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento (GAGNÉ, 1974 apud PILETTI, 2006).

A análise das teorias de aprendizagem permite perceber que elas se relacionam e se complementam:

-Teoria do condicionamento: assume que pessoas são como caixas pretas: conhecem-se os estímulos que proporcionam as respostas dadas aos mesmos, mas não há como determinar os processos internos que ocorrem nos indivíduos para que ocorram as respostas (SKINNER, 1981).

-Teoria da Gestalt: afirma que o processo de aprendizagem, a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas (PILETTI, 2006). Segundo essa teoria o indivíduo já possui um conjunto de atitudes, habilidades e expectativas sobre seu potencial de aprendizado. A aprendizagem ocorre por insights.

-Teoria de Campo: parte do pressuposto de que as forças do ambiente social levam o indivíduo a reagir de determinado modo e não de outro. A partir dessa premissa o indivíduo elabora um cenário antecipadamente das novas experiências de aprendizado (LEWIN, 1965).

-Teoria Cognitiva: caracteriza a aprendizagem pela solução de problemas através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com