TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raps - Região de Canoas

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

Nomes: Paula Avila e Luiza Fialho – Saúde Mental e Coletiva I

RAPS é dividida pelos seguintes componentes:

Neste trabalho citaremos os Componentes e Pontos de Atenção existentes na cidade de Canoas Rs.

[pic 1]

Atenção Básica em Saúde

Unidade Básica de Saúde:

UBS FATIMA CANOAS, localizado em RUA JOAO NICOLAU, 218 Bairro FATIMA, cidade de Canoas no Estado de RS.

UBS MATHIAS VELHO CANOAS, localizado em AV RIO GRANDE DO SUL, 1615 bairro MATHIAS VELHO, cidade de Canoas no Estado de RS

UBS RIO BRANCO CANOAS, localizado em RUA EDGAR FRITZ MULLER, 83 Bairro RIO BRANCO, cidade de Canoas no Estado de RS.

UBS SÃO VICENTE CANOAS, localizado em AV.: 17 de abril Bairro GUAJUVIRAS, cidade de Canoas no Estado de RS.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família:

Primeira cidade da região metropolitana a implantar o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Em Canoas o NASF é formado por uma equipe multidisciplinar formada por um psicólogo, um médico pediatra e um ginecologista, um nutricionista e um assistente social. Atualmente, além de prestar consultoria semanal as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), foca suas ações na motivação das equipes de PSF para a formação e manutenção dos grupos de saúde.

Consultório de Rua:

A experiência do projeto Consultório na Rua com Atendimento à população em situação de rua de Canoas está conquistando visibilidade nacional. Por meio do artigo "Entre o real e o ideal, o que é possível? Projeto Terapêutico Singular e Conceito Ampliado de Saúde", escrito coletivamente, os membros desse projeto apresentam essa experiência no livro "Caiu na Rede, mas não é peixe / Vulnerabilidades sociais e desafios para integralidade".

Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório:

A atenção residencial de caráter transitório é composta por dois pontos de atenção: a Unidade de Acolhimento e os Serviços de Atenção em Regime residencial. A Unidade de Acolhimento oferece cuidados contínuos de saúde para pessoas com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. É indicada em casos de vulnerabilidade social e/ou familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório. Seu funcionamento é de 24 horas, em ambiente residencial. Podem ser de dois tipos:

Unidade de acolhimento Adulto maiores de 18 anos

Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, destinadas a jovens e adolescentes

Serviços de Atenção em Regime Residencial

Oferecem cuidados contínuos de saúde, de caráter transitório, por até nove (09) meses, para adultos com necessidades clínicas estáveis decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Esta Instituição deve funcionar articulada com a atenção básica e com o CAPS responsável pela indicação do acolhimento e pelo acompanhamento especializado durante este período. Entre estes serviços estão as Comunidades Terapêuticas.

Centros de Convivências e Cultura:

O Centro de Convivência do Idoso existe desde 1998 e é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Centro atende 28 grupos conveniados da terceira idade de Canoas. No espaço são desenvolvidas ações de integração, onde são oferecidos cursos, festividades, oficinas de ginástica e de dança, artesanato, informática, entre outros. Os idosos recebem, ainda, assistência médica e nutricional, além de ganharem uma cesta básica com alimentos balanceados. Além de prestar serviços, o CCI também zela pelo cumprimento do Estatuto do Idoso.

Atenção Psicossocial Estratégica

Centro de Atenção Psicossocial:

O CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) oferece intensivo com alimentação, Grupos, Oficinas, acompanhamentos médico e psicossocial. Há uma busca permanente de articulação com a rede extra saúde, para os usuários voltarem a estudar, trabalhar.

DISQUE - REDE

Pessoas que amargam problemas com drogas, de todos os tipos, e suas consequências, podem procurar apoio através do Disque Rede - Canoas Viva.

Trata-se de um serviço de apoio e enfrentamento ao uso indevido de álcool e outras drogas. O sistema integra uma rede social de informações sobre atividades de acolhimento, tratamento, grupos de apoio, oficinas, atividades esportivas, profissionalizantes, culturais, musicais, recreativas e de lazer, como forma de promover espaços de desenvolvimento pessoa e convivência saudável.

O contato deve ser feito em ligação gratuita pelo fone 0800.51.01234.

A proposta é parte do programa Canoas Viva, de combate ao uso de drogas, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança Pública Cidadania.

Contato dos CAPS

(Moradores dos quadrantes Sudeste e Nordeste)

Caps AD III Amanhecer
Rua 15 de Janeiro, 82- Nossa Senhora das Graças – Canoas Rs (92025380)
Telefone: 30313331

E-mail: amanhecer.caps@gampcanoas.com.br

Caps II Novos Tempos

Rua: São Caetano,102-Mal.Rondon (92020450)

Telefone: 37856057

E-mail: capsnovostempos@outlook.com

Capsi Cataventos

Rua: Teixeira de Freitas,70 (92010310)

Telefone: 34728792

E-mail: capsi.cataventos@bol.com.br

Atenção de Urgência e Emergência

Samu 192:

SAMU Canoas - Base HPS é um(a) Centro Médico em Canoas, RS

Sala de Estabilização:

A primeira Unidade de Pronto Atendimento 12 HORAS exclusiva para idosos em Canoas. Esta é a primeira do gênero no país e poderá ser acessada por idosos de todo o município. A nova UPA ocupará o espaço da antiga UPA Sudoeste 16 horas, na Rua José de Alencar, s/n, bairro Rio Branco.

A disponibilização do prédio ocorreu após a inauguração da primeira UPA 24 horas do município nesta quinta-feira, 21. A nova unidade para os idosos conta com sala de estabilização com quatro leitos, sala de sutura, ambulatório e os idosos com mais de 60 anos terão à disposição médicos clínicos, enfermeiros e ambulância de transporte para pacientes.

Além disso, permanecerá no local a Farmácia Básica para dispensa de medicamentos tanto dos idosos como das pessoas da comunidade. De acordo com o secretário de saúde Leandro dos Santos, a estrutura está pronta para atender cerca de 200 pessoas por dia, entre consultas e procedimentos como verificação de pressão arterial, testes de glicose, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (96.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com