TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE CORANTES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

CQ019- Cromatografia

Prof. Dr. Luiz Pereira Ramos

SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE CORANTES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Alunas: Jéssica Cristine

Priscila D. Fernandes

CURITIBA

2017

  1. INTRODUÇÃO
  1. REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO

A reação de esterificação é realizada a partir da substituição de uma hidroxila de um ácido por um radical alcoxila. A reação é feita com um álcool e um ácido carboxílico, obtendo-se como produtos éster e água. É uma reação lenta a temperatura ambiente, mas pode ser catalisada com ácido sulfúrico em aquecimento (BARCZA, 2012).

[pic 2]

Figura 1: Reação entre um ácido carboxílico e um álcool produzindo éster e água

Os processos de esterificação são importantes na produção de ésteres de interesse comercial em várias áreas como as de solventes, extractantes, diluentes e várias outras. Assim como intermediário químico para indústrias farmacêuticas e herbicidas (BARCZA, 2012).

O ácido palmítico é um ácido graxo, ou seja, molécula com cadeia de hidrocarbonetos e um grupamento carboxila. Ele é o produto da ácido graxo sintease e pode ser alongado a ácido esteárico. É um composto sintetizado pelos mamíferos e também pode ser obtido na dieta (NACHBAR, 2012).

  1. METODOLOGIA

A execução do experimento iniciou com a preparação das cromatoplacas, onde foi retirada o excesso da fase estacionária (sílica) das laterais, feita a marcação superior e uma marcação de 5 cm abaixo, onde foram feitos dois sulcos, um cada lateral da placa.

Havia uma amostra para aplicação, ao qual foi feita a reação na hora. Num béquer foi pego 1 mL de ácido palmítico em metanol 1% e em outro béquer, 1 mL de ácido sulfúrico em metanol 2%. Os conteúdos dos béqueres foram misturados e a reação cronometrada. Alíquotas foram retiradas em 0, 5, 10, 20,  40 e 60 minutos para a realização da corrida cromatográfica, realizada em éter dietílico 9:1 (v/v). As aplicações nas placas foram feitas a partir de um tubo capilar de diâmetro escolhido pela equipe, onde a primeira aplicação da amostra foi única e a segunda aplicação foi dupla, da esquerda para direita  e de forma equidistante entre si e as paredes da placa.

Após os devidos tempos das corridas, foi feito um procedimento para visualização das manchas ao qual consistia em borrifar ácido sulfúrico nas cromatoplacas e submete-las em aquecimento por cerca de 5 minutos. Foram retiradas, deixadas em repouso para esfriamento e medidas as distâncias percorridas pela amostra presente.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Tabela 1 – Medidas das distâncias percorridas

Cromatoplaca

Tempo de reação (min)

Tempo de corrida (min)

ds (cm)

da (cm)

Rf (x100)

ácido

éster

ácido

éster

1

0

06:14

5

2

5

06:17

5

3

10

05:19

5

4

20

06:27

5

5

40

06:36

5

6

60

06:03

5

Média

22,5

6:02

5

Legenda: ds = distância percorrida pelo solvente ou fase móvel, em mm

                 da = distância percorrida pela amostra, em cm

Observando a Tabela 1, podemos notar que as medidas do fator de retenção (Rf) do ácido palmítico foi exatamente igual para todas as corridas. As manchas obtidas para o ácido palmítico e seu éster metílico na cromatoplaca não foram sempre de mesma área e geometria, apesar do Rf se manter constante, as manchas obtidas variaram nos tamanhos devido à difusão molecular, que ocorreu de maneira radial e longitudinal.

No início da corrida as manchas se parecem com as manchas aplicadas, no entanto, com o passar do tempo, as manchas começam a se apresentar de forma mais “espalhada”, isso ocorre devido à difusão molecular, que pode ser explicada pela afinidade da amostra pela fase estacionária, como podemos ver na figura abaixo:                                

[pic 3]

Figura 2: Cromatoplaca tempo= 60 min

  A diferença nos valores médios de Rf se deve ao ácido palmítico apresentar polaridade maior que o seu éster metílico, sendo assim, o ácido possui maior afinidade com a sílica do que o éster.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (364.3 Kb)   docx (252.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com